quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

Marianne conhece Willoughby: A mesma cena em quatro adaptações de Razão & Sensibilidade

Marianne conhecendo Willoughby  é um dos pontos mais importantes de Razão & Sensibilidade, aquele livro de Jane Austen que começa com a morte do patriarca e as três filhas e a segunda esposa ficando em uma pindaíba, para alguém da classe social delas, claro, porque o herdeiro é o filho homem do primeiro casamento e ele é um homem mesquinho e sua esposa ainda mais.  Eu recortei o mesmo trecho do filme de 1995 e das séries da BBC de 2008, 1981e 1971.

Das três irmãs, uma, Margaret, é criança e foi cortada de duas das adaptações que eu recortei.  Tinham tempo de sobra, eram minisséries, e eliminaram a menina.  Enfim, as irmãs mais velhas têm personalidades distintas.  Marianne é uma adolescente ainda, começa o livro com 16 anos, emocional e romântica.  É ela que encanta tanto o rico Coronel Brandon, um homem bom, mas que parece mais velho do que é, no livro, ele tem 35 anos, e um dos grandes boys lixo de Jane Austen, o tal Willoughby, jovem, bonito, educado e, claro, golpista.  

Guardem isso, porque ele se apaixona de verdade por Marianne, mas ele é pobre e ele andou aprontando no passado, isto é, engravidando uma garota de 15 anos e a abandonando.  Quinze anos parece ser aquela idade em que, nos romances de Jane Austen, uma mulher já tem os seus atributos físicos de adulta, mas é uma menina e, logo, se deixada ao alcance de algum biltre, está em grande perigo.  Ela precisa, portanto, ser protegida.  A outra irmã, Elinor, tem 19 anos, está ali na idade de casamento, mas sem um dote de peso, está condenada a um casamento que a rebaixe, ou nenhum casamento.  Ela se apaixona pelo irmão da cunhada, Edward Ferras, um rapaz de bom coração, mas que é o mocinho mais emocionalmente vulnerável de todos os criados por Jane Austen.  Fanny, a cunhada, tenta separar os dois, a vida tenta separar os dois, mas eles ficam juntos no final.  Mas isso não é assunto do vídeo.  Eu fiz resenha de 2008, série de BBC, e do excelente filme de 1995, para mim, a melhor adaptação do livro de Jane Austen.  

E, para quem ficar confuso com Emma Thompson na foto, no filme de 1995 a história foi modificada para que Elinor se tornasse uma mulher de 27 anos, uma solteirona, portanto.  A única mocinha solteirona de Austen é Anne Elliot de Persuasão.  Aliás, cortei a cena da carta dessa adaptação, está no Youtube, também.  Quanto ao encontro de Marianne e Willoughby eu tinha feito o corte dessa sequência de todas as produções que consegui para mero efeito de comparação. O Youtube tinha bloqueado cerca de 1 ano atrás. Eu recorri. Está no ar. Espero que para sempre.  Para quem quiser assistir, está logo abaixo:

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails