sábado, 23 de março de 2024

19 Anos de Shoujo Café! Sim! Ainda há blogs que estão vivos.

E o Shoujo Café completou mais um aniversário!  Sim, este blog, lá nas suas origens, foi criado como um agregador de notícias sobre shoujo, coisas que eu postava na minha lista de discussão do Yahoo.  Havia muita carência de informação e mesmo espaços seguros para que os fãs de shoujo pudessem discutir e falar daquilo que gostaram.  Com o tempo, o site foi crescendo e passou a focar em cultura pop para as mulheres e as discussões feministas se tornaram centrais.  A partir de 2009, comecei a fazer resenhas regularmente, de mangás, animes, livros (*mais raramente*), séries, filmes e novelas.  Sei que há gente que vem aqui pelo shoujo, há quem venha pelas resenhas de filmes e séries, há quem venha pelos posts políticos, que estão mais escassos do que deveriam.

A aparência do blog está defasada, me deram esse modelo de presente e muitos dos links de blogs e sites que estão fixos, fazem parte da estrutura, morreram faz tempo.  O Shoujo Café continua aqui. Queria mudar tudo, mas eu não tenho energia para mergulhar e estudar com fazer um template decente.  É preguiça e é cansaço.  E não quero pagar para ter um site novo.  Quem sabe, quando tiver algum dinheiro sobrando, mas tem sido difícil.

Infelizmente, mais uma vez, não consegui preparar nada de novo.  Continua tudo do mesmo jeito e com menos posts que eu gostaria.  Estou cansada, com muito trabalho, com uma criança e venho enfrentando uma sucessão de problemas familiares e de saúde desde o dia do meu aniversário (5 de fevereiro).  Mesmo o Shoujocast não voltou ainda.  Planejei vários programas e não fiz, nem comentei o Oscar.  Mas largar o Shoujo Café, não largo.  Me faz bem e sei que pode ser útil para alguém que passe por aqui com frequência, ou chegue até aqui por acidente.

O que percebi nos últimos meses, e não sei se o motivo foi alguma mudança em como o Blogger contabiliza isso, mas as visitações despencaram.  Durante vários anos, a média era 2000-2500 visitas por dia.  Os picos normalmente eram raros e era fácil de identificar.  Primeiro, não é mais possível saber qual o post está puxando as visitações para cima.  Estranhei isso, porque houve meses, no ano passado, com muitas visitas.  Agora, de uns meses para cá, raramente, temos 1000 visitações por dia.  Essa média era a que eu tinha com cinco anos de blog.  

Incomoda, claro, mas não sei o motivo.  É o Blogger?  É o Shoujo Café?  É o desinteresse pelos blogs em geral em tempos de redes sociais.  É o bloqueio da Meta que impede que eu poste links diretos no Facebook e Instagram?  Não procurei investigar, mas não vou deixar de postar por causa disso.  Às vezes, posts que deveriam vir para cá, acabam indo para o Instagram, por isso, a responsabilidade pode ser minha, também.  

É isso. Muito, muito obrigada por continuarem visitando o Shoujo Café e, por favor, deixem suas sugestões. Vamos ver se no ano que vem o Shoujo Café está com uma roupa nova e coisas mais interessantes para quem passe por aqui.

14 pessoas comentaram:

Parabéns, Valéria ! Que o shoujocafe tenha ainda muitos anos de vida !! Confesso que esse blog e mais uns três sites fazem parte da minha leitura diária e da vida mesmo (acompanho faz uns anos já) —- e foi graças a você que me tornei fã de três grandes obras : Red River, Basara e Glass Mask, esse último ainda estou com expectativa de terminar de ler ainda com vida. Bjoss e muito sucesso 🫶🫶🫶❤️❤️

Seu blog é um dos que eu ainda gosto de visitar. É muito bom ler textos mais longos, com reflexões, em tempos de vídeos super curtas e feed infinito nas redes sociais. Não sou fã de mangás mas gosto de ler seus textos sobre novelas, filmes e adaptações da Jane Austen.

Este comentário foi removido pelo autor.


Happy Birthday! Conheci o o shoujo- Café ano passado devido à resenha de Barbie. Não sábia que era tão antigo, fiquei surpresa agora. Sobre a repaginada, francamente eu não o mudaria, ele é um site antigo e nostálgico para muitos. Se quiser mudar não vale apena pagar por isso existe templantes gratuitos na internet que podem ser personalizados. Lembro da Elaine Garpareto infelizmente faleceu, mas deixou alguns dos templantes maravilhosos fetos por ela para serem baixados. Uma dica seria manter sua capa e atualizar o fundo e os links. Não sei se posso te passar links de templantes nos comentários, acho que não é permitido, mas dê uma procurada encontrará alguns legais. Se quiser eu posso personalizar um templante já pronto para você, conmforme suas prefêrencias e não cobraria pelo trabalho seria um presente

deu algum erro não consigo comentar.

Parabéns! Ainda leio blogs e gosto muito desse. Que tudo dê certo e o blog ainda dure muitos anos.🥳

Parabéns e muito obrigada por todo esse tempo compartilhando resenhas, novidades, dicas, rankings, reflexões aqui no Shoujo café! Nossa, como eu aprendo!!! Viva o Shoujo café!

Sou garoto e amo seu blog, eu adoro suas dicas de mangá e sou eternamente grato porque conheci Nodame Cantabile graças a vc, acho um absurdo não ter saído o mangá no Brasil, é tão bom

Parabéns Valéria por manter o Shoujo Café por tanto tempo!
Porque não fazer um catarse ou uma campanha de arrecadação de fundos pra pagar alguém pra fazer um visual novo pro site?
Talvez uma rifa, estilo o que o Blyme Yaoi tá fazendo...

Acesso o Shoujo Café religiosamente todos os dias há anos (acho que desde 2016, por aí). Adoro ler o que você tem a dizer sobre todo tipo de assunto! Apoio muito um financiamento coletivo para que você possa investir mais aqui no blog. Um grande abraço!

Parabéns! Gosto muito do blog e espero que você continue, mesmo com as dificuldades. Força para voce! Ana Luiza

Parabéns Valéria e sou grata pela existência do Shoujo Café. Conheci aqui muitos titulos que hoje são especiais na minha jornada de pessoa que gosta de shoujo.
A forma organizada e com linguagem acessível que você usa para poblematizar questões sobre temáticas do universo shoujo e/ou feminismo cativam meu lado leitora.
Desejo que esse período tempestuoso de questões de saúde (e outras) na sua vida e de sua família encontre calmaria o quanto antes.
Mais sucesso para o Shoujo café!

Parabéns pelo blog ! Que dure + anos !!!

Nunca pensou em lançar um aplicativo do blog no Google Play? Teria mais leitores

Aplicativo no Google Play? Não sei nem como funciona isso. Nunca sequer tinha ouvido falar, o que significa que, pelo menos para mim, um blog estar lá, ou não, não faria diferença. Vou ver se descubro o que é.

Related Posts with Thumbnails