quinta-feira, 24 de julho de 2025

Nikolas Ferreira é condenado a pagar indenização a cartunista por vídeo difamatório


Não sabia, mas a Cecília Ramos, mais conhecida como Cartumante, estava envolvida no caso em que o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) acusou o falecido prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, de produzir um livro de caráter pedófilo, isso, durante a última campanha eleitoral para prefeito.  Muito bem, ele já tinha sido condenado a tirar o tal vídeo do ar, mas o material calunioso envolvia outras pessoas, também.  Segundo a UOL, o deputado foi condenado pela Justiça do Rio de Janeiro a pagar R$ 10 mil por um vídeo difamatório contra ela, trata-se da Cartumante.  Cabe recurso, mas espero que seja feita Justiça.  Aliás, o caso do Fuad Noman já resultou em uma ação do Ministério Público Estadual pedindo a cassação do deputado e outros políticos mineiros que difundiram as informações falsas e se beneficiaram delas durante a campanha.

Como a Cartumante entrou nessa história?  Enfim, durante a eleição de 2024, Nikolas Ferreira fez vídeo mostrando a 12ª edição do Festival Internacional de Quadrinhos de BH (FIQ) e acusou o então prefeito (*ele concorria à reeleição*) de patrocinar um evento que pretendia ensinar crianças da rede pública a praticar violência sexual.  Houve acusação de que crianças estavam sendo expostas à conteúdos adultos durante a feira, algo que não acontece, porque tudo é sinalizado e as visitas escolares são guiadas.  Ou seja, o vídeo de Nikolas e outros políticos, porque houve outros, ajudaram a demonizar os quadrinistas  exploravam  a ideia de que  quadrinho é somente coisa de criança.  O nome de Cecília Ramos apareceu no vídeo de Nikolas e sua imagem, também. Resultado?  Vou citar direto da Carta Capital“Ao destacar de maneira isolada o nome e o perfil da autora, insinuando que ela estaria envolvida em condutas criminosas e imorais, provocou imediata repercussão negativa: Sra. Cecília passou a receber mensagens agressivas, sofreu a perda de patrocinadores e viu suas negociações comerciais desandarem”.  Quem conhece o modus operandi da extrema-direita e o esgoto que é a seção de comentários de qualquer portal de notícias imagina o que aconteceu.


Como sempre, o deputado alegou imunidade parlamentar, como se isso lhe desse o direito de cometer crimes.  A juíza do caso não comprou o argumento, claro. Segundo o UOL, a "Magistrada citou decisões do STF e afirmou que imunidade parlamentar "não é absoluta". "A prerrogativa não se aplica a manifestações desvinculadas das atribuições legislativas"" e acrescentou ainda "O vídeo não se refere à atividade legislativa concreta, mas consiste em conteúdo produzido e divulgado fora do ambiente institucional, com ataques diretos à honra da autora, sem base fática verdadeira, conforme já reconhecido por decisão judicial anterior. A conduta do réu, portanto, revela-se ilícita, por violar o direito da autora à honra e à imagem.".  

Como sempre, o deputado mimizento tenta se colocar como vítima.  Segundo Nikolas Ferreira, estão querendo deixá-lo inelegível por ter denunciado um livro pornográfico escrito pelo antigo prefeito de Belo Horizonte e que "Parlamentares de direita são perseguidos neste país.".  Aham... Aham... Aham... Eu realmente desejo que esse senhor, pois ele já tem quase 30 anos e não é criança, pague por todos os seus crimes, mas vamos combinar que DEZ MIL REAIS é MUITO POUCO, mesmo com os mil reais de multa diária caso o vídeo continue no canal do Telegram do deputado.  Detalhe, desde o ano passado havia ordem judicial de tirar o material do ar e ele não cumpriu.  A Cartumante pedia R$60 mil, que ainda era pouco.  Espero que ele recorra mesmo e tenha que pagar muito mais do que o que a juíza determinou em primeira instância.

ATUALIZAÇÃO 25/07:  Comentário deixado no grupo do Shoujo Café sobre o post da condenação do Nikolas Ferreira a pagar indenização para a Cartumante por tê-la associado a um crime, que sequer havia sido cometido.  

É fácil entender o motivo de tantos sujeitos conseguirem se manter sempre em cargos públicos.  As pessoas se movem por ódios e afetos e nem sequer querem se informar sobre os atos que essas criaturas cometem.

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails