O Sora News trouxe uma matéria sobre os trinta anos de Gundam Wing e eu lembrei de como alguns fãs homens da franquia ficavam dando chilique em fóruns e nas listas de discussão (*sim, crianças, com e-mail.*). Mobile Suit Gundam Wing, ou Shin Kidou Senki Gundam Wing (新機動戦記ガンダムウイング) foi lançado no Japão e exibido no Brasil em 2002 pelo canal pago Cartoon Network e o lançamento do mangá no país ocorreu em agosto do mesmo ano (*nem lembrava disso, mas não era fã da série*).
Não sou especialista na franquia Gundam, nem quero ser, mas qualquer fã minimamente educado de animação japonesa sabe que se trata de uma instituição no Japão desde sua primeira série, que estreou em 1979. Agora, parece que Gundam Wing foi a primeira das séries da franquia que estava de olho nas fãs que não eram necessariamente apaixonadas por mechas ou por ficção científica, mas por garotos bonitos que poderiam render fanarts, fanfics e doujinshis (*aliás, há muitos, dêem uma olhada no que aparece no Bakaupdates*), inclusive com conteúdo BL. E foi isso que levou muitos sujeitos no Brasil, porque nunca li nada sobre isso para o Japão, a ficarem berrando que era um yaoi disfarçado ou um shoujo disfarçado. E como reclamavam da personagem feminina da série, a Relena Darlian!
Eram tempos difíceis, eu diria, porque ser fã de shoujo ou de BL era algo muito mais estigmatizado do que hoje. E os sujeitos não tinham nenhum limite quando se tratava de expressar sua misoginia e homofobia. Por essas e outras, na mesma época, eu criei a lista Tomodachi no Shoujo (*que deveria se chamar Shoujo no Tomodachi*) e, mais tarde, este blog aqui. E continuamos na luta e repetindo quase que as mesmas coisas, quase, porque eu aprendi muito e continuo aprendendo e a gente não usa mais yaoi, usa BL. 😛
Enfim, o SN mostrou que para os 30 anos de Gundam Wing está acontecendo uma colaboração entre a rede Animate e o Café Gratte. Tivemos, porque a campanha foi no mês passado, lanchinhos temáticos e produtos. A repórter do SN era fã da série e bateu fotos com as personagens e tudo mais. Acho que ela se divertiu bastante fazendo a matéria.

























































2 pessoas comentaram:
Uma amiga artista teve um RPG por e-mail de Gundam Wing, quando ainda tinha o Yahoo Grupos. Mesmo hoje em dia a arte dela é influenciada pelo anime. E os "reclamões da internet" (que dizem que tudo está sempre ruim) ainda estão por aí, criticando a série atual de Gundam! Certas coisas nunca mudam!
Minha série favorita ever! Hora ou outra vou procurar um fanfic pra ler! Eu era uma das defensoras eternas da Relena! Entre as meninas era uma luta entre aquelas que eram fãs de BL e shipavam os pilotos entre eles e as (poucas) fãs apaixonadas dos casais héteros. Como na série tudo era aberto a interpretações, virou um grande suco de argumentos de todos os lados. E muitas fanfics maravilhosas kkkk Uma das melhores coisas da minha adolescência/juventude!
Postar um comentário