segunda-feira, 27 de outubro de 2025

RIP Björn Andrésen (1955-2025): sem ele não teríamos a maioria dos personagens andróginos dos animes e mangás

Você conhece Oscar da Rosa de Versalhes, Gilbert de Kaze to Ki no Uta, Reinhardt da Lenda dos Heróis Galácticos, Griffith de Berserk, Johan Liebert de Monster?  Estou citando somente alguns, há vários outros, mas todos eles se inspiraram na aparência andrógina de Björn Andrésen (1955-2025), menino catapultado à fama pelo filme Morte em Veneza (1971), de Luchino Visconti.  Andrésen ficou conhecido como o "menino mais bonito do mundo".

O menino tinha 15 anos quando filmou Morte em Veneza e 16 anos quando a película foi lançada.  No filme, Andrésen é Tadzio, um menino polonês que se torna objeto do desejo de um homem decadente de meia-idade.  Não li o livro de Thomas Mann nem assisti ao filme até hoje.  O fato é que a imagem do jovem Andrésen foi objetificada pelo olhar amoroso de Visconti, o filme fez um sucesso pavoroso e o estrago emocional para o garoto foi enorme.  Isso é HISTÓRIA.  O próprio ator relembrou o quanto foi desconfortável a situação em uma entrevista para o The Guardian em 2003: "Eu tinha apenas 16 anos e Visconti e a equipe me levaram a uma boate gay. Quase toda a equipe era gay. Os garçons da boate me deixaram muito desconfortável. Eles me olhavam de forma descarada, como se eu fosse um prato apetitoso... foi o primeiro de muitos encontros desse tipo.".  Faziam esse tipo de coisa com jovens atores e atrizes antes dos anos 1990.  Vocês encontram outros depoimentos do gênero por aí.

O fato é que Andrésen virou uma febre no Japão. Os bishounen não seriam os mesmos sem ele, o shoujo e o BL devem muito a Andrésen. E sua vida, não por causa do Japão em si, mas da exposição e exploração da sua imagem, fez com que ele mergulhasse na depressão e tivesse muitos problemas ao longo de sua vida.  E ele nunca se recuperou da morte de um de seus filhos aos 9 meses de idade, em 1986. Em 2021, foi lançado o documentário The Most Beautiful Boy in the World, revisando a trajetória de Andrésen.  Seu último papel no cinema a ser notado foi em Midsommar (2019).  Acredito que a causa da morte de Andrésen ainda não foi revelada.  Ele tinha somente 70 anos.  Abaixo, um trecho do documentário no qual Riyoko Ikeda explica a importância de Andrésen para o shoujo mangá.

1 pessoas comentaram:

Se o filme Entrevista com o Vampiro tivesse sido feito pouco tempo após o lançamento do livro homônimo (em 1976).... Ele ficaria incrível como Lestat! Ele se assemelha muito ao famoso imortal de Rice.

Related Posts with Thumbnails