O site Comi Press traduziu uma matéria sobre a opinião de Fujio Fujio (Doraemon) sobre o que faria de alguém um grande mangá-ka. Não vou traduzir tudo, antes de colocar o que Fujio Fujio disse, a matéria citava outros grandes criadores (*nenhuma mulher foi incluída*) e na média a idéia foi de que é preciso ter "experiência de vida". Vejam só:
Osamu Tezuka: "Alguém que não tem uma boa habilidade em relacionamentos interpessoais não será capaz de criar um mangá, porque um mangá é uma conversa entre o mangá-ka e seus leitores."
Hayao Miyazaki: "Não posso contratar um otaku que não tenha suficiente experiência sobre o que é a vida. Se você nunca viu o fogo, como você será capaz de desenhar o fogo?"
Hideaki Anno: "Pare de se afundar em mangá e anime e saia para ver o mundo, está é a descrição mais simples."
Yoshiyuki Tomino: "Otaku não podem nem ter uma inocente conversa com outras pessoas. Se você quiser ser um criador de animes, pare imediatamente de assistir anime."
Já Fujio Fujio pensa diferente, ele acredita que um bom mangá-ka precisa fazer pesquisa, porque se você vai confiar nas suas experiências de vida e só tiver vivências ruins vai despejar isso nos seus mangás. Ele argumenta que a pesquisa possibilita escrever sobre tudo, expandir os horizontes indefinidamente, enquanto as experiências de vida podem castrar e limitar a capacidade criativa. É possível ler os comentários dele aqui. Ele tem razão parcial, mas tem gente que teve e/ou tem uma vida bem ruim e consegue produzir obras magníficas. E isso em todas as áreas. Você não suportaria provavelmente umas duas horas com um Beethoven, mas ele era brilhante e sua obra nos comove e eleva.
Digo o seguinte, pelos trechinhos os autores falam de experiência com pessoas, afinal, mangá e anime é feito para pessoas. Esse é o ponto que o Tezuka levanta, Miyazaki fala de fogo, mas a idéia é essa também. Não concordo com o Tomino e acho que ele deve ter muitos problemas em aceitar que boa parte do início do fenômeno otaku foi produzido por Gundam. Os primeiros cosplayers e clubes que saíram das sombras não raro estavam ligados a Gundam. Já Hideaki Anno, enfim, ele é um otaku-mor, sem sombra de dúvida e geralmente estoura o orçamento de seus animes... Precisava administrar melhor o dinheiro que lhe dão.
Hayao Miyazaki: "Não posso contratar um otaku que não tenha suficiente experiência sobre o que é a vida. Se você nunca viu o fogo, como você será capaz de desenhar o fogo?"
Hideaki Anno: "Pare de se afundar em mangá e anime e saia para ver o mundo, está é a descrição mais simples."
Yoshiyuki Tomino: "Otaku não podem nem ter uma inocente conversa com outras pessoas. Se você quiser ser um criador de animes, pare imediatamente de assistir anime."
Já Fujio Fujio pensa diferente, ele acredita que um bom mangá-ka precisa fazer pesquisa, porque se você vai confiar nas suas experiências de vida e só tiver vivências ruins vai despejar isso nos seus mangás. Ele argumenta que a pesquisa possibilita escrever sobre tudo, expandir os horizontes indefinidamente, enquanto as experiências de vida podem castrar e limitar a capacidade criativa. É possível ler os comentários dele aqui. Ele tem razão parcial, mas tem gente que teve e/ou tem uma vida bem ruim e consegue produzir obras magníficas. E isso em todas as áreas. Você não suportaria provavelmente umas duas horas com um Beethoven, mas ele era brilhante e sua obra nos comove e eleva.
Digo o seguinte, pelos trechinhos os autores falam de experiência com pessoas, afinal, mangá e anime é feito para pessoas. Esse é o ponto que o Tezuka levanta, Miyazaki fala de fogo, mas a idéia é essa também. Não concordo com o Tomino e acho que ele deve ter muitos problemas em aceitar que boa parte do início do fenômeno otaku foi produzido por Gundam. Os primeiros cosplayers e clubes que saíram das sombras não raro estavam ligados a Gundam. Já Hideaki Anno, enfim, ele é um otaku-mor, sem sombra de dúvida e geralmente estoura o orçamento de seus animes... Precisava administrar melhor o dinheiro que lhe dão.
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