sexta-feira, 4 de maio de 2007

Drácula "Made in Brazil"




Fazia tempo que queria fazer um post sobre esta obra, aliás, toda vez que alguém vem com o papo de mangá nacional, sinto vontade de falar de Drácula. Primeiro, porque não acredito que exista mangá brasileiro, mas quadrinho nacional ou gibi, com influência de mangá. Agora, no futuro, com meninos e meninas crescendo lendo principalmente ou somente mangá, bem, a coisa vá se aprimorando a tal ponto que tenhamos, sim, mangá nacional. Posição minha.

Eu confesso que via de regra não me empolgo com material feito no Brasil. Minha sensação é que “falta” alguma coisa. Acho Holly Avenger bem competente, acho que o Estúdio Seasons faz um trabalho muito bom, mas o único quadrinho brasileiro que realmente me empolgou foi Drácula de Ataíde Braz e Neide Harue. Nem preciso dizer que o desenho era de Harue e que ela conseguiu fazer um quadrinho com influência de mangá, sem pegar os clichês bobocas e vazios que povoam o quadrinhos com influência japonesa que vemos por aí.

Era início dos anos 90 e eu voltava do curso de inglês. Passando pela banca de jornal, vi uma revista com capa azul. O título “Drácula” me chamou a atenção, afinal, eu gosto muito da personagem em si e de vampiros em geral. Comprei e devorei a revista rapidamente... A história era empolgante, a narrativa bem dinâmica, o traço bem agradável e o Drácula era trágico e romântico. Só não gostei do preto e branco... Bem, na época quadrinho para mim tinha que ser em cores. Daí eu ter pintado vários quadros, em especial as moças que eram muito bem desenhadas.

Demorou muito, chegou um segundo número com capa vermelha. Foi o último que vi. Não sei se a editora Nova Sampa faliu com o Plano Collor, não sei se era uma reedição, o fato é que nunca mais chegou número algum à minha cidade. Já na faculdade, uma colega disse ter lido até o volume 4. Já meu marido disse ter lido, emprestado, um volume encadernado com a história inteira. Pessoas de sorte! Também vi imagens do quadrinho, cenas que se passavam já no século XX, em uma revista ensinando como fazer roteiros de HQ, mas foi só isso.

A história adapta o romance feito por Bram Stoker, com uma primeira história independente introduzindo Van Helsing, teorizando sobre os diferentes tipos de vampiros (*normalmente uso como referência*) e depois a história acompanha a chegada de Jonathan Harker ao castelo do Conde Drácula e o drama vivido ali. Os acréscimos dão brilho à história original e a Mina que aparece no volume 2, assim como o próprio Drácula, são bem mais interessantes que os do romance original e os do filme com o Gary Oldman. Queria poder ler o restante da história, pois ao término do volume 2, Drácula vampiriza Lucy, porque ela é a imagem de sua falecida esposa, mas é de Mina que ele gosta ou a quem deseja.

Já procurei no Mercado Livre, na Estante Virtual, em muitos lugares, nunca encontrei para vender. Na net, as informações são escassas, sei que Neide Harue continua fazendo trabalhos de arte-finalização o que é um desperdício já que ela desenha tão bem, sei que Ataíde Braz é roteirista de múltiplos talentos e que Drácula foi publicado até na França. E aqui? Nas mãos de quem estão os direitos de publicação? Para mim seria um prazer ler Drácula completo e sei que faria bem para muitos meninos e meninas que querem fazer quadrinhos dar uma olhada em um material que ilustra bem o quanto você pode ser influenciado sem fazer cópia ou paródia.

Bem, para ilustrar o que digo, fiz scans de uma seqüência do volume 1 e outra do volume 2. O download está disponível
aqui. Quem quiser comentar, fique a vontade. Se você tem um volume de Drácula e quer vendê-lo, talvez possamos negociar. Queria muito saber, também, se Neide Harue tem site. Acho que seria uma pessoa muito interessante de se entrevistar, afinal, tenho muita curiosidade em saber que autores japoneses a influenciaram.

32 pessoas comentaram:

Minha nossa senhora das histórias perdidas! Eu li esse gibi, e também fiquei babando pelo restante da história. acho que li até a parte onde o Drácula encontra o Johatan já velho e pai de dois filhos (um a cara do Drácula).

Bom, eu sempre passo por aqui [sempre mesmo, acho que todo dia :P] Mas como nunca achei nada pra falar, ficava quieta. Agora vou comentar atrasada, mesmo porque cito seu blog no meu recém inagurado ^^
Mas enfim, meu namorido jura por tudo que tinha uma edição dessa revista, com a história nos tempos modernos ou quase. Mas ele falou que não sabe onde foi parar... mas que achou num dos sebos toscos e maravilhosos do centro de São Paulo. Vou começar a olhar com mais atenção por lá, adoro uma história de vampiro ^^
Beijinhos

Oi, moça!
Eu tenho o Dracula integral, século XIX, e tenho o 1º capitulo da continuação "Um Vampiro no Ragtime".
Cheguei a conversar com o Ataíde Braz certa vez, e ele me confirmou que esta continuação teve apenas o volume 01, pois foi cancelado pela editora. A primeira fase da história, inclusive, já teve um processo complicado de publicação, pelo que eu entendi, uma vez que naquela época o gênero do terror já estava em declínio.
A Neide Harue, que eu me recorde, estava no cast de revistas de terror na época, só não tenho certeza de quais, mas lembro de trabalho dela na Spectro (acho) e na Sussurro Sinistro.

Oi! Voltei para acrescentar uma observação meio de última hora! :)

Não sei de qual artista a Neide Harue trouxe a influência dela, mas como em muitos aspectos o trabalho dela tende mais ao acadêmico, não acho de todo improvável que ela tenha sido influenciada pelo trabalho do desenhista/roteirista Bruce Jones, que era do cast da revista Creepy americana, que inclusive teve material traduzido e publicado no Brasil.

Encontrei o scan de uma publicação do Bruce Jones na Creepy e a semelhança é notável, porém, o traço da Neide é mais cuidadoso e detalhado.

Aí é que está... mais cuidadoso e detalhado...~Fora que a narrativa visual é bem dinâmica. Ela lia mangá. Não sei quantos anos ela tem, mas chuto casa dos 40. Ela deve ter tido contato com mangás, talvez na primeira infância, como disse de si mesma a Elza Keiko, que é de uma geração posterior (*talvez*). E é isso que fez diferença.

Claro, que se a Neide Harue quisesse falr aqui para o blog eu adoraria ouvir. Assim, poderíamos confirmar e/ou desmentir as teorias. ^^

tenho uma edição mas já está pra lá de antiga e a guardo a sete chaves, mas me perdoe, nem em sonho eu a venderia, mas o tempo é ingrato com todos e nem uma obra de arte como essa está conseguindo escapar. mas se acaso voces tiverem notícias de alguma edição ou de quem ficou com os direitos autorais me avise. ah! a minha edição é completa e não me lembro de nenhum filho com a cara de Dácula, já que a Mina também morre, isso seria realmente uma façanha.

Na verdade a série Drácula Sombra da Noite realmente acaba com a Mina morta, mas não sei se recordam da vampira q transforma o drácula na edição 4, ela trás ele de volta a vida em uma série nova q chamaria Um vampiro no Ragtime, e os filhos não seriam do Jonatahn e sim do Arthur, eu tenho essa revista e tb as outras cinco q fecham o Drácula Sombra da noite, nesse um vampiro no ragtime, drácula é atormentado pelos fantasmas dos amores não completos, vive a procura do tumulo de Mina, mas se envolve com os filhos de Arthur e uma amiga deles, , procurei muito a continuação desse, mas me parece q não saiu mais desses gibis, alguém tem alguma notícia a mais???? um abraço e tudo de bom a todos....
namaste

Oi Valéria, é bom saber q temos gostos em comum, pensei q fosse a única q gostou tanto dessa série...olha eu vi q vc gostaria de ter os outros gibis, eu tenho a série a Sombra da Noite Completa q são cinco edições e mais a única q saiu do Vampiro no Ragtime, claro q não vou me desfazer delas, pq são guardadas ensacadas e com todo amor e carinho, apesar do tempo, de tantas vezes que já li, estão em bom estado, o q poderia estar fazendo p vc se quiser é xerocar elas e encadernar e te enviar, e não cobraria nada a mais por isso, somente o valor que me cobram das xerox aqui e da encadernação e envio, faço isso de coração, se isso não ferir direitos autorais e não prejudicar ninguém, pode entrar em contato q estarei estudando como fariamos isso. Quem sabe se bombardeassemos as editoras tb com pedidos não conseguiamos o relançamento da série e tb o restante da história que se passa no Ragtime....enfim...não sei....
um abraço e precisando entre em contato...namaste

Poxa, você realmente tiraria cópia para mim? Eu realmente ficaria muito, mas muito grata mesmo. Me envie um e-mail e a gente conversa. Quanto a publicação, seria interessante conseguir contato com os autores. Drácula merecia ser republicado.

Flor...te add no meu msn p conversarmos a respeito.....
me aceita e vamos manter contato tb....se tiver orkut tb me passa....um abraço e muita luz e paz sempre.....magic kisses....namaste

Legal é que consegui o volume completo no Mercado Livre. ^_^ Uma pena que a Neide Harue não tenha emprestado esse mesmo traço apra outros quadrinhos nacionais.

Olá... queria pedir licença para deixar aqui um link para o artigo que acabo de publicar no site "Universo HQ" a respeito de "Drácula - A Sombra da Noite". Sou fã da série desde garoto e quando percebi o quão esquecida ela estava se tornando decidi que precisava ao menos tentar barrar esse esquecimento.
E nada mais justo que deixar um link aqui pois esse foi um dos únicos (senão único) lugares na internet onde encontrei informações sobre a série durante minha pesquisa e onde os fãs tem chance de se encontrar.
Espero que gostem: http://www.universohq.com/quadrinhos/2008/Dracula.cfm

Ficou ótimo!!! Eu não sabia que era de 1985. Acho que comprei a primeira edição em banca no Rio em 1989 ou 1990. :)

Provavelmente você comprou a reedição do número 1, que tem uma capa azul. O número 1 original nem tinha o nome Sombra da Noite na capa, mas só Drácula.
Comigo foi parecido, eu achei o número 5 numa banca de gibis usados e ele estava tão velho e acabado que eu achei que era muuuito antigo. Depois reeditaram o 1 e 2 e, finalmente, o encadernado, que foi quando li a série completa. "O Vampiro no Ragtime" eu achei num sebo em Londrina!
Adoraria demais encontrar as edições originais... mas nem o Ataíde Braz e a Neide Harue tem isso!!
Fico feliz que tenha gostado do artigo. Missão cumprida, rsss...

Olá

Após ler a matéria no universohq, fui procurar outros artigos referentes à excelente publicação Drácula - A Sombra da noite e me deparei com este blog.

Tenho apenas a edição encadernada, e não fazia idéia de que ddhavia uma continuação.

Bom, queria saber se haveria possibilidade de escanear e disponibilizar a edição Drácula - Um Vampiro no Ragtime, para download ou enviar por email mesmo.

Sei que é pedir demais, mas em se tratando de obra tão rara, talvez valesse à pena.

Drácula - Um Vampiro no Ragtime, eu não tenho, desculpe... :(

OI Gente..... como agora estou com amizade com o autor, quero verificar com ele se posso ou não tirar xerox e enviar p aqueles q estejam interessados.... mesmo q seja como falei, sem eu obter nenhum ganho, ja q só cobraria o valor das xerox e envio.... se ele vetar, retiro minha oferta de ajuda.... infelizmente para aqueles q estão loucos p obter esses exemplares vou nesse caso respeitar totalmente a opinião do autor, se ele permitir blz...caso contrario.... terão q ir atrás em sebos...ou rezar para uma republicação.... enfim...é isso to só deixando meu recadinho, p evitar transtornos....já q me procuraram a respeito disso...
Ah já temos comunidade no orkut dessa coleção de Gibis tão especial...
luz e paz sempre....magic kisses...namaste
http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=15882791

Até pouco tempo eu imaginei que o Drácula tinha tinha apenas uns 5 fãs. É surpreendente descobrir que tantas pessoas ainda se lembra desta história. Obrigado pelos elogios ao trabalho e aproveito para esclarecer alguns pontos:
A Neide não tem influência dos quadrinhos americanos. A influência dela era dos mangás. Mas... na época os editores torciam o nariz para mangá e ele começou a tentar mudar o estilo. Esse estilo híbrio ganho força e se desenvolveu melhor no Drácula.
"Um vampiro no Ragtime" não teve continuação. Abraços a todos e, mais uma vez, obrigado pelo carinho.

Tecaaaaa estava vendo esse blog, gente estou a procura de edições dessa revista a muito tempo, faria o favor de fazer o trabalho da xerox para mim tb, eu ficaria muito grata a vc por isso, quanto aos valores pode me informar os dados que deposito para vc.

Espero resposta.

Teca por favor manda as xerox pra mim também, eu tenho o volume único mas está mas pra lá do que pra cá. E não tenho o Vampiro do Ragtime. Bem que o Ataíde Braz poderia relançar a revista e publicar a continuação. mande resposta por favor.drsalut@yahoo.com.br

valéria me manda o teu email, preciso falar com vc, o meu é drsalut@yahoo.com.br

Galera, não sei direito se posso tirar ou não as xerox p vcs, como disse anteriormente respeito os direitos do autor....
vou perguntar p ele e se ele liberar tudo bem...caso contrário, vamos fazer abaixo assinados p as editoras de mangás p republicarem a obra e consequentemente tb a continuação se o nosso amigo Ataide Braz resolver escrever....
um abraço a todos....

Galerinha linda...acabei de saber pelo orkut do autor que a série talvez será relançada e com final alternativo....
vamos ver se vai dar certo...e esperar que nosso amigo Ataíde Braz publicar novamente essa raridade maravilhosa em quadrinhos...
beijos mil...
ah p galera que pediu as xerox... sorry, já que ele vai provavelmente publicar, procurem nas bancas mais próximas de vcs qd sairem, pois ai é um incentivo p o autor relançar a série inteira e tb a continuação...
luz e paz sempre...magic kisses....namaste

Teca, pode passar o link do Orkut onde apareceu esta notícia?

OI Flor....foi na comu do orkut drácula a sombra da noite, postado pelo próprio Ataíde Braz, tb está na página pessoal dele no orkut.... tu nem imagina o qt fiquei feliz com a notícia...
mandei recado p ele.... assim que ele me responder aviso vcs por aqui...
beijos mil...e tudo mais de bom...
luz e paz sempre...magic kisses...namaste
PS: acredito que por causa dessa onda de filmes e livros de vampiro vá ter um bom mercado.... tomara...eu com certeza vou comprar novamente e tb a parte alternativa... vamos esperar p ver...

Para quem quiser, comunidade Drácula - Sombra da Noite. Perfil do Ataíde Braz. Teca, obrigada por responder, só não achei a página pessoal dele.

valéria me avisa assim que vc tiver notícias sobre esse republicação, tô aguardando por isso há séculos, mordidas carinhosas pra vc.

tem esta entrevista no universohq http://www.universohq.com/quadrinhos/2008/Dracula.cfm

Legal a entrevista, Débora. Mas ela foi feita bem depois do meu post. Eu queria uma reedição do material.

Olá Valéria!

Acredita que só agora li esta sua matéria? Trombei com ela por acaso, fazendo pesquisa paa uma matéria que o Jornal Metro me encomendou sobra a história do mmangá no Brasil.

Muito nostálgico para mim foi seu texto, já que na época (1985) eu fazia alguns bicos para a SAMPA e duas ou três vezes encontrei o Ataíde e a Neide, quando estavam entregando os desenhos originais de Drácula para ser montada a próxima edição. Sim, tive a honra de segurar alguns originais em minhas mãos, o cheiro de nankin ainda forte e brilhante sobre o papel alvo...

Eu tenho a edição encadernada que peguei antes de chegar na bancas (privilégio de quem trabalha para editoras ^_^"), e ACHO que devo ter a série avulsa completa em algum lugar aqui de casa. Mas como todos os demais disseram, não vendo nem a pau!

A única maneira que posso lhe ajudar a pelo menos ler é levar o meu encadernado para o KODAMA 2011. Voce o lê ao meu lado enquanto cuido do meu estande - pois uma preciosidade destas não deixarei longe dos meus olhos!

Lhe interessa?

Lembranças ao maridão e até maio, pois já estou confirmado para o KODAMA deste ano!

Oi, Peixoto!

Legal te ver por aqui. :) Olha, eu já tenho o encadernado. É possível comprá-lo no Mercado Livre. Mas legal você ter visto alguns dos originais. Até hoje, e eu repito, foi Drácula o mais perto que vi de mangá produzido no Brasil.

Abraços!

Até o Kodama!

2 anos depois desse post rsrss tem aqui para download: http://doom-scans.blogspot.com/search/label/NEIDE o próprio ataide já usou meus scans do site dele: http://ataidebraz.wordpress.com/2011/12/10/drcula-a-histria-de-um-amor-impossvel/ o que foi uma honra!

Related Posts with Thumbnails