"Takarazuka Boys" é uma peça musical japonesa focando em algo inusitado: houve um momento, um breve momento, em que o Takarazuka, o teatro musical formado somente por mulheres no Japão, foi misto. No pós II Guerra, o criador do Takarazuka, Ichizo Kobayashi (1873-1957), decidiu admitir uma turma de 25 homens na escola porque recebeu cartas (*De quem?*) pedindo que o Teatro Takarazuka representasse musicais "normais". Os atores receberam treinamento similar ao das alunas, mas em classes separadas. Bem, nem as atrizes (*O que é muito compreensível*), nem as fãs aceitaram bem a idéia e em 1954 a troupe masculina foi despedida. O que me faz perguntar de quem foi a idéia de contratar os homens no fim das contas.
A experiência durou 9 anos. Alguns dos ex-Takarazuka Boys continuaram a vida artística, como Kozo Nishino, fundador da Nishino Ballet Company, mas a maioria abandonou a vida artística e efetivamente escondeu sua experiência no Takarazuka do mundo como Shoichi Sakai, 80 anos, que antes da experiência no teatro tinha pertencido a uma unidade de kamikazes. Ele nunca contou a ninguém no trabalho que tinha pertencido ao Takarazuka, apesar de dizer que a experiência mudou sua vida. Uma das frustrações dos Takarazuka Boys foi nunca terem feito uma apresentação no Takarazuka Grand Theater. Na peça de teatro, um dos pontos altos é o sonho de subir ao palco máximo do Takarazuka.
A peça Takarazuka Boys é baseada no livro de Norihiko Tsuji Otokotachi no Takarazuka (Takarazuka dos Homens) publicado três anos atrás. A peça será apresentada em nove locais diferentes até meados de julho e a página oficial é esta aqui. Para quem quiser mais informações é só ler a matéria em inglês do Daily Yomiuri. Foi uma grande surpresa saber que houve homens no Takarazuka, em especial porque nenhum material que eu tenha lido que fale do Takarazuka, como JAPOP - O Poder da Cultura Pop Japonesa ou Takarazuka - Sexual Politics and Popular Culture in Modern Japan, faz menção a eles. Parece que há muita gente no Japão que desejava apagar a experiência da história...
0 pessoas comentaram:
Postar um comentário