sexta-feira, 18 de abril de 2008

Yotsuba&! é seinen, sim!



Ontem um desocupado e desinformado (*que eu até desconfio quem seja*) deixou comentário no blog (*que eu não publiquei, obviamente*) debochando e dizendo que Yotsuba&! não era seinen coisa alguma, mas não disse o que era, ou seja, não era informativo de qualquer forma. Isso, porque eu comentei no post sobre o Einer Award que apesar de ser enquadradro como material infantil nos EUA, assim como Chi's Sweet home seria, a série sai em revista seinen. Como eu fico realmente preocupada em manter o rigor das informações, decidi abrir um post para isso.

Apesar de muitos machões brasileiros que lêem Berserk, Vagabond e outros quererem dar xilique, felizmente, no Japão, as revistas para homens jovens são das mais diversificadas e abertas. Na mesma revistas convivem mangás de grande profundidade psicológica, outros muito violentos, alguns com romances que poderiam estar na mais doce revista shoujo ou josei, comédias eróticas rasteiras e outros séries que para nós são visivelmente infantis. Só lamento que alguns não possam suportar isso. Mas Yotsuba&!, Emma, Chi's Sweet Home maculam o maravilhoso gênero seinen. Convivam com isso!

Para quem quiser se informar, entre no site Comipedia. Aqui está a página falando da revista Dengeki Daioh, onde sai Yotsuba&! Agora, quem quiser insistir, a vontade. Para quem não confia na Comipedia, desculpe, eu confio. No ANN não é dito a qual gênero a revista Dengeki Daioh, onde sai Yotsuba&!, pertence. Na Wikipedia, é dito que ela é shounen, mas diz que a mesma tem edições especiais shoujo, seinen, e outras, o que tornou a coisa confusa a meu ver. De qualquer forma, posso optar pela Comipedia como fonte sem que isso represente problema algum. Se alguém confiável, identificada, que saiba japonês, me der provas de que é um erro, conserto e peço desculpas. Errar uma vez não é problema, insistir nos erros, vocês sabem bem o que é.

E outra coisa, geralmente publico todos os comentários deixado, salvo se forem ofensivos, e quem julga sou eu. Em ofensivo incluo comentários de todas as pessoas que eu sei que não gostam de shoujo, não gostam desse blog, do que eu escrevo na Neo Tokyo ou no Amime-Pró, ou da minha própria pessoa, mesmo que eu não saiba realmente o motivo. Aliás, não sou obrigada a publicar nada aqui ou dar visibilidade a ninguém. Sou uma pessoa adulta, sei que não sou unanimidade e convivo com isso sem problema, mas na minha casa, entra quem eu permito, no meu blog publico o que eu quero. Quer deixar recado (*E sei para quem estou falando*)? Esteja a vontade, gaste seu tempo como quiser, mas aviso que não será publicado.

Related Posts with Thumbnails