quinta-feira, 22 de maio de 2008

Jo Jo Bizarre Adventure ofende os muçulmanos



Não se trata de nada no estilo Let's Bible, em que Jesus Cristo reencarna na Terra na pele de uma loura peituda que é assediada por um pescador tarado, Judas é uma gothic lolita e o diabo é um mariachi (*Não sabe o que é? Dê uma olhadinha aqui. É fácil encontrar para ler e o mangá é curto*) A cena, que produziu polêmica e foi comentada no site Bloomberg, mostra um terrorista muçulmano lendo em árabe e está em um dos episópdios de Jo Jo Bizarre Adventure, uma das séries de mangá e anime mais populares do Japão. O episódio gerou controvérsia e foi comentada em mais de 300 sites islâmicos, pois alguns cretinos cismaram que o sujeito estava lendo o Corão.

A Shueisha publicou carta de desculpas, explicando que JoJo é uma obra de fantasia e não era o Corão na cena, e retirou o anime de circulação no Oriente Médio. O mercado em primeiro lugar, o bom senso depois. Assim vamos muito bem, acredito que os empresários japoneses vão ficar de olhos bem abertos e censurar qualquer coisa que "possa" parecerr ofensiva a um grupo islâmico qualquer. E concordo com o redator do Japão Probe, ainda que fosse o Corão a representação teria base na realidade, pois muitos terroristas se inspiram no livro sagrado islâmico para cometerem atos de violência. Da mesma forma poderia ser usada a Bíblia como fonte de inspiração para crimes hediondos, aliás, isso já foi visto na ficção. Alguns cristãos se ofendem, mas ninguém tira filme, novela, seriado, anime do mercado. Por que será? É por isso que todo mundo deveria ler Minha Briga com o Islã de Irshad Manji. A notícia completa em inglês no Japan Probe

Agora a noite, quando visitava a página do O Globo, vi a notícia lá e decidi postar no blog. Não sabia que o tradutor japonês de Versos Satânicos foi morto dentro de Tokyo por radicais islâmicos em 1991. Isso me lembra o Theo Van Gogh, mas, no caso do holandês, ele criou o material "ofensivo", enquanto esse outro somente traduziu. Mas é isso, radicais existem, devem ser criticados e não acobertados por aqueles que não compartilham de suas visões extremistas. Quando os religiosos - muçulmanos, cristãos, e outros - acobertam seus membros freak tomando como ofensa qualquer crítica, o que fazemos é dar asinhas para esses sujeitos.
Editora se desculpa por mangá que ofende muçulmanos

Uma editora japonesa teve que pedir desculpas a muçulmanos em todo o mundo pelas ofensas causadas por uma de suas animações que mostraria os seguidores religiosos como terroristas. A produção As Bizarras Aventuras Jojo - uma animação, um game e um livro baseados em um personagem de quadrinhos - causou uma série de protestos em fóruns online, além da condenação da maior autoridade religiosa sunita, Al Azhar, no Cairo.

A animação mostra Jojo e seus amigos em aventuras pelo mundo. Em um dos episódios, o inimigo de Jojo, Dio, aparece no Egito lendo um livro que parece o Alcorão, antes de pedir o assassinato de Jojo e seus amigos. Segundo a editora, os quadrinhos originais não continham a cena. Seus funcionários, por engano, acrescentaram o texto em árabe ao livro que Dio lia para parecer que ele estava em algum país árabe, não se dando conta de que se tratava do Alcorão.

A empresa disse que agora está revendo todos os episódios e já descobriu outros elementos inapropriados que foram acrescentados ao original, como a introdução de prédios que parecem mesquitas usados para ilustrar cenas de luta. O líder do Comitê Fatwa em Al Azhar, no Egito, condenou o desenho como um insulto ao Islã porque mostra muçulmanos como terroristas, acrescentando que seus produtores serão considerados inimigos do Islã.

O fato de As Aventuras Bizarras de Jojo estar sendo discutido em websites islâmicos radicais é um indicativo da popularidade mundial da animação. Há informações de que uma versão legendada em árabe estaria circulando pela Internet. Um integrante de um website jihadista expressou surpresa que até japoneses estejam mostrando muçulmanos como maus e terroristas.

Mas em blogs japoneses há muitas críticas à editora por ter se desculpado. Em 1991, o tradutor japonês do livro Versos Satânicos, de Salman Rushdie - condenado à morte por radicais islâmicos - foi morto a facadas perto de Tóquio.

7 pessoas comentaram:

acho interessantíssimo esse conceito dos muçulmanos:

"olha só, eles desenharam que um terrorista lê o alcorão para fazer suas brutalidades! isso é um absurdo, uma distorção da nossa imagem!! vamos queimar a bandeira deles, e fazer protestos e ameaçá-los até que eles peçam desculpas e digam que nossa religião é bondosa e pacífica"

SOu cristão e admito que me sinto ofendido sim com muitas "visões" da Biblia e do cristianismo que surgem na cultura pop, sejam filmes, comics, mangas, etc.
Mas geralmente resolvo isso simplesmente não assistindo/lendo enfim dando audiência p/ esse tipo de programa.
Em alguns casos mais graves, principalmente quando é o caso de informação errada até cabe uma representação p/ disfazer mal entendidos, mas ameaças e chantagem ja é demais.
E o problema é quanto mais vc cede a esse tipo de manifestação ,mas eles sentem-se no direito de cercear sua liberdade.
É um circulo vicioso.

Mas é isso: boicote, desligar a tv, escrever para quem for de direito. Não sei quem se lembra da novela A Viagem. Ela se propunha a retratar as doutrinas espíritas. Até aí, nada de errado. Muitos crentes boicotaram, é direito. O problema é que no paraíso só havia brancos, enquanto no vale dos suicidas negros e mulatos imperavam. O que foi feito? Os movimentos negros fizeram pressão, o racismo era aberto e a Globo cedeu. É uma mostra de que há pressões e pressões. Ninguém jogou bomba no Projac (*nem existia na época, acho*) ou na sede do Jardim Botânico.

Para fechar a fatura, o porta voz do ministérios de Relações Estrangeiras do Japão se desculpou, também. O medo é grande demais! Não vou abrir um tópico para isso, mas a notinha está no ANN.

Aqui um fã explica o motivo do Corão aparecer em Jojo. Ele diz que é porque a personagem é um Vampiro, vampiros querem aprender mais sobre os humanos. Como estavam no Egito, usaram o Corão, se fosse no vaticano, seria a Bíblia. Eis o link

Olha que legal eu descobri.
O lançamento de Jojo nunca aconteceu em países islâmicos,
u nos países islâmicos que centralizaram o escândalo. Os protestos surgiram a partir do material fansubado.
Ou seja, não é crime, nem pecado, para esses guadiãs de virtude e da moral, assistir pirataria, mas é motivo de ameaça de
boicote aos produtos japoneses que eles NÃO COMPRARAM!!! Realmente... Esse dado está no site ICV.
Eu realmente desconfiava desse lançamento em países como Egito. Tá aí!

E quem tá lendo o Alcorão é Logo quem Dio que é personagem Criado com intuito de Denegrir a Imagem do Nome de Dio que Segnifica Deus em Italiano

Related Posts with Thumbnails