domingo, 25 de maio de 2008

kodama 2008: Minhas Impressões



Fui ao Kodama no sábado e ainda estou me recuperando. Sempre é cansativo ir a esse evento, mesmo que efetivamente você não faça nada. Se eu tivesse escrito este post quando coloquei meus pés dentro do Kodama 2008 eu certamente começaria dizendo "Foi o pior Kodama de todos os tempos". Até foi em alguns aspectos, mas não em outros, por isso é conveniente equilibrar as críticas.

O evento foi adiado, mudou de lugar e aumentou de preço. O site ficou fora do ar e a programação foi uma incógnita até o último momento, na verdade, ao chegar descobri que não havia programação mesmo, nem convidados de verdade. Mas tudo começou na fila. Saí de casa para chegar por volta das 11 e pouca da manhã, pois não queria ficar debaixo do sol por muito tempo. Ainda assim me lambuzei de filtro solar por precaução. Era obrigatório levar um quilo de alimento, mesmo pagando 12 reais pelo convite antecipado.

Considero isso o primeiro absurdo. Todo o evento em que é necessário levar alimento, isso confere desconto ou é opcional, no caso do Kodama, além de não sabermos para quem ia a doação - já que o site vivia fora do ar ou em construção - um pagante sem alimento poderia simplesmente ser proibido de entrar. Assim, como não havia orientações claras sobre isso (*tem que levar mesmo? leva quem quer?*), criou-se um mercado negro de alimentos na porta. 4 ou 5 reais o quilo de açúcar. Ao sair, passei na padaria e comprei um quilo de açúcar e um de sal. Preço similar, um real e pouco, achei que não era legal levar tudo igualzinho.

Ao chegar na porta, não havia fila, mas quando entreguei o sal ouvi do rapaz do staff que "Sal não é alimento, é tempero". Como assim tempero? Meus amigos, eu gosto de cozinhar e de comer! Tempero é óregano, salsa, cebolinha, sal é fundamental para a vida, ainda mais longe do mar como em Brasília. Eu não uso açúcar em casa faz tempo, você pode obter açúcar de frutas, mas o sal faz parte de toda a dieta... Mas não ia perder tempo argumentando, porque conhecendo o Kodama sei que não iria dar em nada mesmo. Saí de novo com meu marido e comprei um quilo de açúcar por 4 reais, o que inflacionou o meu ingresso para 16 reais.

Dentro do evento havia pouca orientação de onde estava acontecendo o que. E nunca vi tão poucos staffs circulando. Havia um quadro com atividades e eu me interessei pela mesa redonda sobre mercado de quadrinhos do Brasil (13:00-15:00 hs) e pela etapa do WCS (14:30-15:30 hs ou algo assim*), claro. Começamos a andar. Colocaram bonsais a venda e havia desafio de robôs. É o tipo de coisa legal, mas faltava algo relacionado com anime e mangá. Eu nunca tinha ido à UNIP, não havia um mapa, e eu, que não tinha idéia do tamanho, fiquei perdidinha. Daí, achei que só havia as lojas do hall de entrada... Decepção total! Comprei Utena no stand Kingdom e foi somente isso. Alguém me informou que havia mais lojas em outro lugar, mas sem adequada sinalização, ficava difícil achar.

Agora, sem dúvida foi o lugar mais amplo e limpo que já conseguiram para o evento. Nota 10 neste quesito. Só que quanto maior o lugar, mais vazio parece, só que ao longo do dia, mais e mais pessoas foram chegando e essa sensação se foi. Desci até a praça de alimentação atrás do que poderia melhorar meu humor, os docinhos de feijão. Estranhamente, ninguém estava vendendo... NINGUÉM! Frustração total, proque adoro essas iguarias japonesas e sempre compro umas três bandejinhas. Havia muitos doces vendidos, doces japoneses, mas tudo industrializado. Havia até a latinha de balas de O Túmulo dos Vaga-Lumes... Eu quase chorei só d eolhar para ela... Isso é que é sugestão. Passei por uma ex-aluna que eu adoro chamada Lívia e encontrei alguns amigos e depois saí para almoçar. O China in Box é a compensação apra os aborrecimentos.

Voltamos para o evento. Passando pela revista, começou a querela sobre minha lixa metálica de unha, ela já tinha entrado e saído uma vez, mas pelo jeito ia acabar não entrando de novo. Entrou, por fim, só para lá dentro ver um cara portando uma espingarda de ar comprimido de verdade para compôr seu cosplay. Vai entender? Havia venda de espadas e kunais de metal, mas a maioria dos apetrechos ninja deste ano eram inofensivos com pontas de borracha bem flexível. Pelo menos isso! Os cosplays eram em sua maioria de Naruto e Bleach com raras exceções. Havia um garoto vestido de Death Note (*sim o livro!*) e você podia escrever de verdade. Se houvesse prêmio originalidade, seria dele.

No geral, os cosplays estavam medianos, talvez o primeiro dia realmente tenha sido melhor. O que ficou muito evidente este ano foi a quantidade de meninas fazendo cosplays que flertavam com a vulgaridade, não eram cosplay hentai, mas ficavam no quase. E não se tratavam de consplays de personagens, pois havia uma Mai Shiranui que estava bem decente para uma personagem fanservice, falo das sailors genéricas e outras. Pode parecer moralismo, mas o evento tem uma quantidade enorme de crianças e a maioria dos presentes é menor de idade. O assunto está sendo comentado até em um tópico na comunidade do Kodama no Orkut. Se o tópico sumir não se espante, pois o cara que abriu já deletou tudo o que postou e as pessoas estão pedindo para que a moderação delete tudo pro questão de segurança, pois não querem associação com pedofilia. E que fique claro, eu não vi nada!

Comecei a procurar o tal bloco I ou J para assistir a mesa redonda que eu não sabia com quem era. Na porta do bloco certo havia uma placa escrita bloco "D" informando atividades. Então, como não conhecia o lugar, achei que tinha me enganado. Atravessamos o corredor, vimos que estava rolando as seções de anime e dorama, saímos e ao contornarmos achamos as outras lojas. Havia muitas, mas a Comix e outras lojas de São Paulo estavam ausentes. Havia lojas novas, claro, e isso equilibrou um pouco a perda.

Muita touquinha, pois era a febre do momento, figures muito caras e uma variação enorme no preço dos gashapons. Achamos uma banca com ótimos preços (*para padrão evento*) e um atendente gentil e que conhecia tudo. O nome da loja é Animarket e era a primeira vez no evento. A mesma Belldandy que eles vendias por 50 reais, custava 65 em outra loja e eles ainda aceitavam Visa. Mas eu cancelei meu cartão, vocês lembram, né? Mas acabei ficando na dúvida entre Belldandy, Skuld, Sakura (*tem gente que acha que odeio a CLAMP*), e outras meninas. Sabe o que eu trouxe para casa? Dois pokemons! Deve ser para lembrar do meus alunos que encontrei aos montes, Crissie que cresceu muito e estava pedindo abraços com plaquinha na mão, Victor que voltou do Rio, Motta na fila para jogar Go, Fernanda que já está na UnB... eram tantos e alguns já tão diferentes que eu não reconheci, fora a amnésia para alguns nomes... Espero que me perdoem.

Fomos até a arena, mas o som por lá estava muito alto e nenhum sinal de começar a etapa da WCS. Encontrei um amigo do staff e ele me informou que o bloco que achei que era "D", na verdade era o que eu estava procurando. Ele me disse, também que o Peixoto não tinha vindo... Se nem o Peixoto veio... Voltamos para o bloco certo, subimos e descemos escadas e não encontramos a mesa redonda. Achamos a exposição de Transformers bem maior que no ano passado. Se eu disser que foi o melhor que eu vi no evento, alguém vai querer me bater? Perguntamos pelo workshop de garage kits e descobrimos a segunda baixa: o Vinni não veio! Sem Peixoto, sem Vinni... adeus fofocagem saudável!!!! E também não houve dubladores, ao que parece.

Descemos para o térreo, que era onde deveria estar a tal mesa redonda. NADA! Conheci pessoalmente a Bárbara Bell da Tomodachi no Orkut e estava na sal de doramas e ela me explicou que a mesa redonda estava anunciada na sala do Anime 13, um grupo de exibição de animes. Alguém, comentou, também que faltou infra-estrutura e apoio da organização para os grupos de exibição. Um... com ingressos tão inflacionados, deveriam ter fornacido todo o material necessário aos grupos de exibição. Ou seja, não houve mesa redonda! Na verdade, quem não foi para jogar, comprar alguma coisa, desfilar, namorar, ver os amigos, e assistir um dorama ou anime, não teve o que fazer. Música ZERO, quem estava lá em cima, por exemplo, não ouvia nada do que estava tocando no palco lá embaixo.

Mas eu queria ver o WCS e as horas começaram a passar... 2:30, 3:30, 4:30... Vai realmente rolar essa tal etapa? Estava no programa, e nada acontecia no palco e já estava dando a hora da demonstração de Wushu. Agora descubro lendo lá no Orkut que no anfiteatro estavam rolando várias apresenações, como o teatro cosplay e o Wushu... onde fica o anfiteatro? Só para quem conhecia a UNIP, porque mapa, como falei, não existia. Decidi que queria ir embora, já estava esgotada de cansaço, uma dor de cabeça apontando. Comprei meus pokemons, uns chaveirinhos, e decalques do pessoal do Estúdio Zoo, não ia conseguir mais nada. Mangás originais só Karekano, que eu já tenho, e alguma coisa de Fruits Basket. O resto era Naruto e similares mesmo. Camisa não vi nenhuma interessante e algumas estavam muito caras.

Já de saída, encontrei a Vanessa, leitora do blog, que veio falar comigo. Eu não a conhecia, mas ela foi super gentil. Fiquei muito comovida com o carinho. Ela e um amigo estava fazendo cosplay de Merupuri, e a roupa estava bem elaborada. Aliás, havia outros cosplays de shoujo da Panini. Vampire Knight que vi de longe, um Huny de Ouran. Aliás acredito que Ouran bombe no ano que vem. Havia também as Sakuras de sempre. Vi um rapaz fazendo cosplay de Slam Dunk e outro de Prince of Tennis, os uniformes estavam perfeitos. Ah, e havia a coisa mais fofa, uma criancinha de Shippo. O problema é que o menino ou menina - não sei - não aprava quieto e as fotos devem ter ficado péssimas.

Passei de novo nos lanches e fui embora. A falta de programação do Kodama me assusta. Os primeiros anos eram bem interessantes, com palestrantes ligados ao mundo editorial e quadrinistas (Érica Awano, Daniel HDR), mesas redondas, dubladores do porte do Guilherme Briggs e o anime-kê era visível. De uns tempos para cá nada melhora salvo o local do evento, o Kodama parece estagnado, mas como cada vez temos mais pessoas e essas pessoas se divertem assim mesmo, não acredito que se melhore nada mesmo. Daqui a pouco só vai haver de convidados especiais a Eddy Van Feu e seu grupo. Nada contra, mas curso de Wicca, batalha de robôs, e outros não têm muito a ver com anime, mangá e cultura pop japonesa.

Depois um amigo já nos contou que não houve etapa do WCS, deve ter sido na sexta, suponho, só houve premiação. Ou seja, o que eu esperei tanto não aconteceu. De novo a dupla de Clover da Clamp. Vi o pessoal no Orkut reclamando que não vieram as bandas, mas disso eu não posso falar. Enfim, faltou organização, orientação, e gente interessante para ouvir, debater e assistir. Saudades dos primeiros Kodamas... Não sei se vou no ano que vem, talvez eu esteja ficando velha mesmo e não consiga curtir como deveria.
A imagem aí em cima é daquela que foi considerada por muitos a melhor cosplay do evento. Não fui eu que tirei a foto, pois não estava no primeiro dia. Ela está nesta galeria aqui. Este outro link é para baixar a matéira do Correio Braziliense. Como não entrei na página do Jornal ontem, não pude pegar o texto simples, teve que ser em formato *.pdf. O glossário de animes é ridículo, quem escreveu colocou que "shounen é a versão masculina do shoujo". Imagino que muita gente tenha ficado para morrer. :P

6 pessoas comentaram:

Eu só fiquei na sala de Exibição, mas não acho que tenha perdido muita coisa não, viu?
Achei absurda a localização das nossas salas, toda a vez que tinha show do lado de fora ficava IMPOSSÍVEL competir. Sabe, a minha caixa de som comparada com o equipamento de som não é NADA.
Outra coisa que eu percebi é que todo mundo estava bem desinformado. O tanto de informação que eu dei pro pessoal de localização das coisas foi fora do comum. O pessoal não sabia onde ia acontecer nada e ficava perdidaço!
O local estava 10, mas do que adianta um local bacana se peca pela falha na localização??

Outra coisa, sobre a palestra de quadrinhos, Valéria, eu soube mais tarde pelo Léo Ikari que teve sim, só que foi na sala da frente do Anime 13 (o pessoal pegou a sala errada porque não havia numeração). E ele disse que fora os palestrantes, só tinha ele e mais um e a Márcia, a organizadora.
Ele deve comentar sobre isso no site que ele participa, porque ele foi para cobrir o evento.

Eu ia comentar no outro post, mas achei melhor neste.

Me desculpe se me expressei mal, eu não quis dizer que eu te odeio ou que você tem odeio pelo Clamp, é que no meu grupo de amigo, usamos isso quando dizemos que alguém tem uma opinião muito forte ou contraria a opinião de outro. Isso é um problema de comunicação que eu tenho, sempre esqueço que as outras pessoas do mundo não tem obrigação de conhecer as girias que eu uso.

Eu li o seu site, sei que você conhece alguma coisa do Clamp (a pesar de haver informações erradas na parte de Sailor Moon), mas ainda acho errado resumir toda a obra de um autor pelo trabalho atual. Eu concordo que Tsubasa estava um lixo no começo, tanto que parei de acompanhar o anime no eps 5 da primeira temporada, só agora é que está ficando mais interessante. XXX-Holic, que é o meu favorito no momento é muito interessante, mas realmente não é um mangá de fazer chorar, pelo menos por enquanto. Wish, como vc disse que não leu, é tem um final realmente intrigante. Mas acho que o que vc deveria mesmo ler é Clover, pois este é o meu favorito de todos os tempos do Clamp. Se quiser eu tenho scans dos 2 e posso te mandar para ler.

Seu que não só porque eu gosto de um mangá ele deveria estar na lista, meu mangá favorito é Sailor Moon (começei a curtir mangá por causa dela), mas sei que não mereceria estar na lista dos que mais fizeram chorar, só acho que, por causa de 1 obra, sentenciar todas as outras não é legal.(Tanto que Chocolate Christimas e Maria da Naoko também são muito boas, mas tb não merecem a lista).

Nunca li Rosa de Versales ou outros clássicos que você cita constantemente, portanto não tenho como dar minha opinião. Acompanhei Sugar Sugar Rune na Nakayosi e achei um lixo, mas nem por isso deixaria de ler outra obra da Moyoko por causa desta (tanto que me interessei por aquele que vc postou que fala da bulimia).

Novamente, não tenho ódio de você e nem de suas opiniões, tanto que o seu blog é o primeiro que visito quando entro na net e fico triste quando não tem novidade, concordo com muitas de suas idéias, foi apenas aquele comentário sobre o mérito que não achei legal.

Eu li Wish, o que eu disse é que queria o mangá no Brasil. É um dos mangás da CLAMP que torço para que saia aqui.

No mais, que informações estão erradas sobre Sailor Moon? Me passe e eu corrijo se for o caso.

Agora, o lega seria comentar sobre CLAMP lá no outro tópico, aqui é para falar do tópico do Kodama. Ia aparecer seu comentário de qualuer forma. ;)

Codenamewa Sailor V começou a sair no Run Run em 91, era uma revista trimestral (saindo com as estações do ano), depois de 3 caps, Sailor Moon começou a sair na Nakayosi em fevereiro de 92 (fui checar no mangá). Tanto que o primeiro capitulo do mangá da Sailor V só saiu em 93, porque ela teve que readaptar a V pra combinar com a Moon. Lá no site tá escrito que Sailor Moon começou em 97, depois que ela acabou Sailor V. Fui checar agora, e no começo do paragrafo vc fala mesmo de 92, mas no final vc se contradiz. Quando a Naoko começou com a V, ela não tinha a intenção de fazer a Moon, como a Toye (acho q escreve assim) pediu para aumentar para fazer anime, ela criou a Moon, tanto que o mangá de Sailor V, a pesar de só ter 3 volumes, só terminou alguns meses depois do mangá da Moon.
Olha, eu não tô mandando coments apenas para aparecer, tanto que acho melhor vc nem colocar aqui neste post, porque realmente não tem nada a ver, era apenas para te informar. Mas gostei deste negocio de conversar com vc. A partir de agora vou fazer coments nos posts que me interessarem (12 anos de fandom pra começar a falar minhas opiniões, rápido, né?), Já estou preparando minha lista de animes que me emocionaram!!

Então o erro que voc~e encontrou foi erro de digitação. É isso?

Pois então, comecei a ler esse blog uma semana antes do Kodama, procurando alguém entendesse o absurdo de "doar" um quilo de alimento, e pelo jeito devo continuar a ler (talvez até crie um blog, quem sabe). A descrição do Kodama foi quase perfeita: "quem não foi para jogar, comprar alguma coisa, desfilar, namorar, ver os amigos, e assistir alguma coisa, não teve o que fazer" se eu não tivesse levado meu primo de 10 anos (que se divertiu pacas) e minha namorada, ia ficar sem nada o que fazer, na verdade ia embora mais cedo com raiva. Por falar em raiva, você teve a sabia decisão de não ir na sexta . Cheguei por volta das 9 horas e me deparei com uma fila gigante! Blz! na esperança de a fila andar, fui entrando nela. A demora de abrir o portão foi de uns 30 minutos. Achei normal, um evento grande, mtos preparativos, organizar a entrada da fila, etc. Mas, para o meu espanto (ou inocência) o fila estava mais desorganizada do que nunca. Pessoal furando fila na cara de pau, povo entrando sem entregar alimento. É! Acredite! SEM ENTREGAR ALIMENTO! Não sei o motivo, mas entraram pelo menos uns 4 conhecidos sem entregar nada, e eles tinham levado o quilo. Depois de 2 horas e meia de fila, com aquele sol na cara, enfim entrei no evento. Fui de mochila e sabia que teria que abrir para a revista. Então abri a mochila e fui mostrando o que tinha nela. Aí veio o pior. Acredita que não queriam deixar eu entrar com bolachas, sucos, frutas? É tou falando. Não estou falando do que escutei dizer e tal, isso aconteceu comigo! Comecei a discutir com um segurança lá, mandei lhe um bocado de brocardos e leis decoradas que tenho na cabeça para ele saber que não é desse jeito que vão tolher qualquer direito meu. Pois então, depois dessa "confusão" consegui entrar com tudo que tinha na minha mochila e pelo que parece não estressaram mais com isso. Fui procurar o cronograma, e ainda estou procurando. Sorte a minha que já tinha feito algumas provas de concurso público na UNIP, senão ficaria perdido como você. Minha irmã que chegou mais tarde ficou com mta raiva qd descobriu, só depois de ter gastado quase todo dinheiro, que tinham mais bancas no evento. Problema que seria resolvido com um mapa.

Assisti mta coisa no evento. As salas estavam boas. Assisti Google Five, o primeiro episódio de Power Rangers, Might Morphin e Shurato. Não consegui assistir quase nenhuma apresentação de cosplay no primeiro dia. Como eu disse, levei meu primo de 10 anos e qd começaram as apresentações, já a noite, estava frio e o coitado estava cansado e então decidi ir embora.

Como peguei uma fila descarada no primeiro dia do evento decidi ir depois do almoço afim de entrar sem pegar fila. Engano meu! Cheguei por volta das 13 horas e ainda peguei fila! Mas pro meu alivio resolveram o problema dos "fura filas" com umas grades. Aí vem aquela pergunta: porque não fizeram isso antes? Sabe-se lá...

Pelo que parece a etapa do WCS foi mais tarde, por volta das 17 e pouco. Como eu não sabia do horário de nada, só fiquei sabendo qd começou a gritaria do povo. Deu tempo de ver a apresentação de Sailor Moon, Death Note e Tsubasa.
Depois dessa apresentação fiquei andando pelo evento atrás de cosplayers para tirar fotos até começar, numa das salas de anime, Saint Seiya Elisios. Passei um pouco de raiva na sala com o povo que não sabe ficar sentado, mas tranqüilo. Com o fim do anime, sai da sala e percebi que o evento tinha acabado.

Minha nota para esse Kodama? Dou um 10 pra localização e 0 para organização do evento(onde se viu um evento do porte do Kodama sem cronograma? bons tempos o do SESC...) Agora, tinha uma banca de camisas que levou todo meu dinheiro. Como eu gosto de Naruto, me lasquei todo nessa banca.

Mesmo assim gostei do evento. Acredito que o Kodama foi salvo pela minha namorada que decidiu ir comigo nos dois dias, senão...

Related Posts with Thumbnails