segunda-feira, 12 de maio de 2008

Preço de Utena Revelado



A notícia foi revelada no Orkut, por alguém que trabalha na JBC [*Agora o raáz disse que não trabalha na JBC, é amigo de gente que trabalha na JBC. De qualquer forma, já o vi dando informações por lá antes*]. Acredito que a fonte é confiável pela reação dos membros da comunidade. Eis aí:

"Bem, como a especulação anda gerando muita discussão e a expectativa parece grande, eis a verdade:

JBC lançará Utena no formato meio-tankoubon, a R$ 5,90. No total, serão 12 volumes mensais. Sim, 12. Além dos 5 mangás da série original, a JBC também lançará, na sequência, o volume especial que a Flower Comics publicou e que virou filme: "Adolescence Mokushiroku" (que, muito provavelmente, receberá outro título no Brasil.)

Taí. Falei. "
Teremos não só o mangá original mas também o do movie. Muito mais do que eu poderia esperar. Agora é torcer pela série de TV. Acho o preço de R$5,90 razoável e espero que a série receba bom tratamento e não sofra reajustes desnecessários.

Para derrubar essa história de meio tanko

Seguindo o post na comunidade da JBC, a própria pessoa que postou a informação, começou a justificar o meio-tanko como um formato no qual Utena foi amplamente publicado. Enfim, entrei no ANN e peguei as editoras que publicam ou publicaram Utena no Ocidente, todas em formato tanko. Se saiu metade na China ou Coréia, não sei, mas o que sei é que na maioria dos lugares a publicação foi em cinco volumes. Vamos lá:

- Polônia. Estão no volume 2. Capa idêntica à japonesa.

- França. Completa em cinco volumes, como no original. Capa idêntica à japonesa.

- Espanha. Saiu pela Norma. Se não funcionar o primeiro link, tente este aqui. Completa em cinco volumes, como no original. Capa idêntica à japonesa.

- Itália. Se não aparecer, coloque Utena em "titolo" e faça a busca. Saiu em 1998, ou seja, já faz um bom tempo e teve capa idêntica à japonesa. Volume completo em cinco volumes.

- Alemanha foi publicado pela Carlsen, mas não achei Utena na página deles. Fui até o Amazon Alemanha e encontrei. Cinco volumes. Capa idêntica à japonesa. Completo.

E nem coloquei a VIZ dos Estados Unidos na lista, mas nos EUA Utena foi publicada duas vezes, primeira edição espelhada, segunda edição como se deve. Em cinco voumes. Eu tenho 5 volumes na nova edição somando o do filme e um na edição espelhada, porque um picareta me vendeu gato por lebre no E-Bay.

Sei que a JBC conseguiu autorização para publicar Utena neste formato, mas ficar dando desculpa esfarrapada não pega bem, não. Só que as editoras nacionais fazem de tudo para não dizerem a verdade, seja ela qual for. E não estou reclamando do preço, ele está bem adequado, reclamo da política de mentiras e meias verdades.

1 pessoas comentaram:

Ah, bem melhor esse preço. Resta saber a qualidade da tradução. E o mangá do filme é bem melhor do que o próprio filme.

Concordo que seria legal a exibição do anime por aqui, mas aposto que seria em algum canal tipo Animax que poucos têm acesso.

Related Posts with Thumbnails