terça-feira, 10 de junho de 2008

Livro reúne, pela 1ª vez, dados do censo sobre japoneses


A matéria sobre o lançamento do livro está na Folha de São Paulo de hoje.
Livro reúne, pela 1ª vez, dados do censo sobre japoneses
DA REPORTAGEM LOCAL

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) lança no dia 17 deste mês o livro "Resistência & Integração - 100 anos de imigração japonesa no Brasil", publicação que reúne pela primeira vez dados dos censos, desde 1920, sobre a chegada e a distribuição dos japoneses pelo território brasileiro.

O livro, resultado de uma pesquisa nos arquivos do Centro de Documentação do IBGE, trará ainda dez artigos de 15 especialistas. Eles traçam um perfil dos japoneses que emigraram antes e após a Segunda Guerra Mundial, diferenciam as principais colônias -SP, PR e RJ- e analisam fenômenos recentes, como migrações dos descendentes entre Brasil e Japão.

"Era um trabalho que nós [pesquisadores] estávamos devendo ao público", diz a especialista em história da imigração japonesa Célia Sakurai, uma das organizadoras. Com base nos dados, alguns artigos abordam mitos sobre os descendentes japoneses, como o da eficiência no trabalho, fruto da "vocação agrícola" do Japão, que tinha que produzir o máximo em seu pequeno território.

Outro mito tratado é o do talento nipônico para os estudos, cuja origem remonta às escolas budistas no Japão, diz o artigo do professor da USP Masato Ninomiya. As versões em português e em inglês serão lançadas no dia 17 às 19h30, no Anhembi, em SP. A versão em japonês sairá no dia 22, em Maringá (PR), durante visita do príncipe japonês Nahurito. O livro, ainda sem preço definido, será vendido nas livrarias do IBGE. (RICARDO SANGIOVANNI)

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails