segunda-feira, 2 de junho de 2008

O Japão é um país violento?


O site Japan Probe trouxe a discussão, e postou um vídeo de um programa japonês no qual celebridades discutiam a questão. Os pontos abaixo foram traduzidos direto do site:

1. Comparado com outros países do primeiro mundo, o Japão tem taxas de crime muito baixas.
2. A taxa de crimes no Japão vem caindo nos últimos 60 anos.
3. A mídia japonesa foca em assassinatos que aocntecem por todo o país, dando a impressão a quem asiste que eles estão vivendo em tempos perigosos. No passado, assassinatos e crimes violentos locais reramente eram noticiados nos grandes meios de comunicação nacionais.
4. Os oficiais de polícia representam uma pequena porcentagem d apopulação no Japão. Há 182 policiais para cada 100 mil habitantes japoneses.

Ele continua a explanação, afirmando que os níveis de violência no Japão podem estar crescendo, mas o país ainda é um dos mais seguros do mundo. Ele deve estar certo, porém, o perfil de certos crimes - como esquartejamento de mulheres e ataque à colegiais - aponta apra certos problemas. De resto, a mídia explora de forma sensacionalista certos crimes e escândalos, pois eles vendem. O caso Nardoni aqui no Brasil é bom exemplo disso.

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails