sábado, 21 de junho de 2008

Sobre os suicídios no Japão



Abrindo o Mainichi hoje, vi duas matérias sobre suicídio. Na mais extensa, estavam sendo relatados os números de suicídios no Japão no ano passado (2007) que foram 33.093, 938 a mais do que em 2006. Os índices de suicídio desde 1978, quando saíram os primeiros dados oficiais, se mantém mais altos entre os maiores de 60 anos e os que estão na faixa dos 30. Entre os idosos a taxa subiu 8,9% e entre os de 30 anos subiu 6%.

A polícia japonesa está tabulando as motivações de suicídios, quando possível. A maioria é por depressão (*a segunda doença citada é esquizofrenia*), ou medo de doença (*os idosos*), mas entre os adolescentes é o bullying, introduzido ano passado, que salta os olhos. Dentre as outras causas que seguem o medo de doença estão as durezas da vida, dívidas e o de estarem cansados de cuidar dos doentes (*imagino que sejam os filhos e filahs que cuidam de pais idosos*).

A segunda notícia é continuação de uma anterior que falava de uma menina que se enforcou por conta do bullying que sofria via internet. O pai da menina morta decidiu entrar na justiça contra uma das adolescentes, de 16 anos, identificadas como uma das que enviaram mensagens ("Morra agora. Eu estarei no su funeral." e "Você deve se matar cortando suas artérias.") para sua filha.

O pai não acredita que somente uma menina estivesse envolvida no bullying, nem eu. Provavelmente, a perseguição não era somente pela net e, por tudo que tenho lido, o bullying no Japão é violentíssimo e os meninos e meninas japonesas, de acordo com uma pesquisa, são os que menos se solidarizam com os colegas perseguidos. E a notícia me lembrou Life. As imagens aí em cima são do mangá. Para quem se interessar, eu fiz uma matéira grande sobre a série e sobre bullying para a Neo Tokyo #30. Claro, que com a nova distribuição, você pode não encontrar. Aqui em Brasília, o melhor é ir até a rodoviária.

3 pessoas comentaram:

Poxa, é realmente mt ruim que os jovens japoneses (e não somente os jovens) tenham que enfrentar tanta pressão da sociedade e que ainda assim tenham que conviver com colegas (que portanto, devem supostamente passar por situações e cobranças semelhantes) tão cruéis. Olhando por esse lado fica bem fácil entender porque as séries da Jump, que tem a amizade, a coragem e a superação como principal mensagem, sejam tão populares. Rafael (Méier - RJ)

Falando em Life, você conhece algum lugar onde eu possa achar o mangá? Só encontrei até o volume 2, eu queria muito ler essa série, mas queria garantia de poder ler completa. Pensei até em encomendar a versão da Tokyopop, mas com o preço alto de frete e a empresa passando por problemas, eu hesito um pouco... Ah, algum site só com o texto traduzido também serve, já que dá pra achar o raw, né?

Bem, eu tenho comprado a edição da Tokyopop. Encomendo através d alivraria Cultura e isso economiza o frete a depender de onde você mora. Mas eu tenho raw até o 17, quero muito que alguém coloque o 18 logo... Já o texto traduzido, eu não sei onde tem e se tem. :(

Related Posts with Thumbnails