sábado, 21 de junho de 2008

Correios lança selo do centenário da imigração japonesa



Peguei a notícia no site IPC. Talvez eu compre esses selos e guarde de recordação. A notícia também está no site dos Correios.
Correios lança selo do centenário da imigração japonesa

Criados pela artista Adriana Shibata, os selos retratam elementos típicos da cultura nipônica
Brasília - ipcdigital.com

Os Correios lançam hoje (18) um bloco de selos em homenagem ao Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. A solenidade de lançamento será realizada às 11h (horário de Brasília), no Salão Nobre do Palácio do Planalto, em Brasília (DF), e contará com a presença do príncipe herdeiro do trono do Japão, Naruhito, do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do Ministro das Comunicações, Hélio Costa, e do Presidente dos Correios, Carlos Henrique Custódio.

Na capital paulista, o lançamento será no dia 19 de junho, às 20h (horário de Brasília), no Auditório 9 do Palácio das Convenções do Anhembi, durante a Semana Cultural Brasil-Japão. No decorrer da semana, também haverá solenidades de lançamento em outras 13 cidades brasileiras: Belém (PA), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Londrina (PR), Manaus (AM), Marília (SP), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Santos (SP).

Em parceria com a Infraero, os Correios irão decorar as agências de 11 aeroportos (Belém, Brasília, Campo Grande, Confins, Curitiba, Florianópolis, Galeão, Guarulhos, Manaus, Recife e Porto Alegre) com o tema Japão e Brasil - 100 anos. Nessas agências, estarão à venda produtos como envelope temático e camiseta da grife Via Postal. No aeroporto de Londrina (PR) haverá um guichê especial para a venda de produtos filatélicos e para prestação de serviços postais. Em São Paulo, a agência dos Correios do bairro da Liberdade - tradicional bairro japonês - também receberá atenção especial, com decoração específica sobre o tema e venda dos produtos temáticos.

Sobre o selo

O bloco comemorativo em homenagem ao Centenário da Imigração Japonesa é composto por dois selos, que custam R$ 7,00 - cada selo tem valor facial de R$ 3,50 - e terá tiragem de 350 mil unidades. Criados pela artista Adriana Shibata, os selos retratam elementos característicos da cultura nipônica como as lanternas de papel, os fogos de artifício, a dança e a vestimenta tradicional.

O primeiro selo é composto pelo navio Kasato Maru, que trouxe os primeiros imigrantes do Japão, e tem como pano de fundo o mapa do Brasil e o "C" que representa o centenário da imigração japonesa. O segundo selo apresenta um Origami, arte da dobradura de papel e, ao fundo, as bandeiras do Brasil e do Japão sobrepostas ao "C" do centenário. Foi utilizada a técnica de desenho em nanquim e de computação gráfica. Além do bloco comemorativo, os Correios também lançam um cartão postal em homenagem ao Centenário da Imigração Japonesa no Brasil.

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails