sábado, 14 de junho de 2008

Tokyopop em crise?



Estes dias pipocam nos sites americanos comentários sobre a reestruturação da Tokyopop. Só que "reestruturação", nesse caso significa menos títulos de mangá, menos títulos de OEL, cortes de funcionários e, agora, acabei de ler que vão reduzir as atividades o braço britânico da editora. Sinceramente, como vocês leriam essas informações? O Mangablog hoje também comenta sobre vendagens. A autora ou autor do blog sondou em uma livraria e o que ouviu foi que alguns títulos vendem muito, voam das prateleiras, mas dentre esses títulos, o único novo hit da Tokyo pop é Gravitation EX. Desde Fruits Basket, acredito que a Tokyopop não conseguiu nenhum hit e a VIZ tem ficado com a grande fatia do bolo.

3 pessoas comentaram:

Oi Valéria! Só escrevendo pra comentar que não me espanta a Tokyopop estar querendo fechar a sua linha britânica. Moro em Londres e li outro dia que o Governo Britânico estuda a possibilidade de censurar ou até banir os mangás que, segundo eles, são um estímulo à pedofilia pois "mostram menores de idade ou pessoas aparentando serem menores de idade em situações comprometedoras". A verdade é que, ao contrário do que acontece na França, os mangás e animes são "aliens" para a maioria dos britânicos e, como a ignorância e a hipocrisia andam de mãos dadas, é mais uma chance pro governo de Gordon Brown mostrar seu ímpeto ditatorial. Anteontem mesmo eles ampliaram para 42 dias o prazo em que alguém pode ficar preso sob suspeita de terrorismo, sem que a polícia precise apresentar provas... Desculpe, sei que isso não tem nada a ver com shoujo mangá, mas é só pra mostrar que talvez essa decisão da Tokyopop pode estar relacionada com questões políticas também.
No mais, parabéns pelo ótimo trabalho com o blog. ^_^ Beijos.

Liv, agradeço muito mesmo pela informação. Eu não sabia dessa discussão por lá e, sim, tem a ver com shoujo mangá. Acho que as pessoas vêem chifre em cabeça de cavalo e são muito permissivas com coisas bem abomináveis... Enfim... Essa dos 42 dias de prisão sem acusação eu tinha lido, sobre a perseguição aos mangá é que eu estava por fora.

Outra coisa que descobri é quem sempre visita esse blog de londres. ^_^ Obrigada!

Pois é, uma das vantagens da internet é que dá pra continuar visitando os sites preferidos mesmo que você se mude pro outro lado do oceano. ^_^

Consegui achar o link da notícia que eu tinha lido: http://www.theregister.co.uk/2008/05/28/government_outlaws_pictures/

Por esse artigo dá pra ver a completa ignorância dos britânicos, e principalmente dos políticos britânicos, em relação aos mangás. Recomendo também a leitura dos comentários, alguns são bem interessantes.

Beijos!

Related Posts with Thumbnails