quarta-feira, 16 de julho de 2008

O que torna um mangá adulto?



Ainda bem que passei pelo Manga Blog hoje e vi o link para uma excelente coluna da série Flipped! sobre o conceito de mangá adulto. Os dois exemplos citados são conehcidos dos brasileiros, Gantz e Éden. O primeiro, um hit reúne tudo o que muita gente considera como conteúdo adulto, isto é, sexo, nudez (*mulheres expostas a começar pela capa*), hiperviolência, e Éden, que até tem algo disso que foi citado, mas junta o que é fundamental uma história bem contada e aprofundada. Antes que alguém pergunte, digo logo, não leio nem um, nem outro, mas meu marido lê e nós trocamos impressões sobre nossas leituras. E, claro, eu confio em quase tudo que ele diz e minha visão bate com a do autor da coluna, também.

O que torna um mangá adulto? A necessidade de colocar na capa "proibido para menores" e vendê-lo ensacado? Não! O que torna um mangá adulto são boas histórias e a profundidade com que os temas são abordados. Pode ser romance, ficção científica, terror e mesmo uma história carregada de sangue e sexo, mas sempre com uma história que dê suporte. Interessane é que bons mangás adultos - mesmo que não sejam do meu gosto - como Éden (*cancelado no Brasil e que vai mal nos EUA, também*) e Sanctuary não vendam o que emrecem, enquanto um Gantz (*e isso vale para muito steamy shoujo... se bem que a maioria não se vende como material adulto, quem lê é que gosta de dizer que é adulto*) que é um festival de parafilias consegue vender. A resposta para o segundo para mim é fácil: posar de adulto, não é ser adulto, mas quando você agrega uma série de exageros e mulheres boazudas você consegue arrastar um público que se acha muito adulto, mas é imaturo, superficial e, sim, muitas vezes não tem idade para comprar o mangá, mas compra. Afinal, alguém já viu dono de banca pedindo carteira de identidade? Eu nunca vi. Se não pedem para vender cigarro, não vão pedir para vender mangá.

Moralista, eu sei, mas precisava dizer isso. A coluna é bem melhor que a minha falação. Se você lê inglês, não deixe de dar uma olhadinha na coluna.
Para você, o que caracteriza um mangá como "adulto"? Deixe sua opinião nos comentários.

13 pessoas comentaram:

Raramente, muito raramente, mas MUITO raramente mesmo, mas MUI... bom, você entendeu. Às vezes um acidente acontece e nós concordamos 100% em um assunto qualquer. Esse é um deles.
E dói muito pra mim ver Gantz por aí enquanto Sanctuary luta pra sobreviver. :\

Pra mim o que torna um mangá adulto é a história bem contada.Até acho que mangás considerados ''bobos'' com Sailor Moon(não gosto muito,mas reconheço o valor), pode passar uma menssagem adulta do que certos mangás metidos a ''adultos'', pra mim a Sailor Moon mostra que as garotas podem ser fortes sem deixar de ser garotas.Ou seja concordo muito com você sobre isso de uma coisa é ser adulto e outra é posar de adulto.
Finalmente mais alguém que não gosta de Gantz.Não entendo como ele tem tantos elogios pelos sites de anime/mangá mundo afora.

Eu já acho que ser adulto é falar de um universo adulto com personagens adultos ou que sejam vistos dentro da tônica de um universo adulto. Sei que muita gente vai reclamar que sanctuary é violento, machista, bla bla bla, mas o ponto é que ele é uma história adulta que reflete justamente o modo de vida e relações dentro desse cenário (Yakuza/política). Não são ambientes igualitários e tolerantes! E o sexo e violência presentes fazem parte desse universo, devem ser vistos como parte integrante dele. Já o Gantz é usar o sexo e violência numa história adolescente para fazer pose de adulto.

Concordo com o lordlancaster ai de cima, manga adulto fala do universo adulto dos personagens mas sera necessariamente q os personagens tanham q ser adultos?
Oq vcs me dizem de Battle Royale?

Mangás adultos não precisam ter adultos como personagens. Aliás, a coisa é bem elástica. Vejo mais como tratamento do tema.

Battle Royale para mim é caso parelho ao de Gantz, com a diferença que o autor foi econômico. Em Gantz o autor vende e quanto mais vende mais estica... E nem vou comentar as escolhas de quem vive e quem morre, porque é spoiler, mas diz muito da (in)competência como roteirista.

Bom, para mim o diferencial entre Battle Royale e Gantz é o fato de BR ser muito melhor escrito.

Eu sempre me lembro nessas horas da opinião do saudoso Paulo Francis a respeito dos filmes de hoje. Para ele, antes os filmes eram feitos por adultos para pessoas crescidas com mentalidade infantil. Hoje, eles seriam feitos por essas pessoas com mentalidade infantil para seus pares. Lógico que eu discordo disso, e ainda tem muita coisa boa no cinema – mas quando eu tenho que comparar gantz e BR, a melhor comparação que tenho é essa.

Em miúdos, eu vejo muito mais capacidade no autor de BR, mas ele está dando o que seu público quer. Duvido que o autor de Gantz seja capaz de fazer mais do que ele faz.

A principio eu tinha a mesma opinião sobre Gantz mas depois que eu comecei a ler de verdade eu percebi que há mais do que fanservice no mangá (até o volume 8 é puro fanservice) mas conforme eu fui lendo eu percebi coisas no manga que precisam daquilo tudo que se passou no início.

O Kurono no início do mangá é apenas um adolescente otário normal etc. com o passar do tempo ele vai amadurecendo e "absorvendo valores" vai se tornando uma pessoa melhor e algumas questões filosóficas são levantadas (não muito aprofundadas).

Certamente não é um mangá de adultos mas sem dúvida tem os seus méritos, concordo que a atual fase de Osaka está um saco mas o autor sempre consegue encaixar tudo dentro do plano principal da história.

E eu gosto dos temas abordados (luta pela sobrevivencia, valor da vida humana - em comparação aos aliens, bulling, ressureição... Deus).

Olha, em termos de "vida humana", valores e etc. dentro dos mangás adultos, eu recomendo seriamente Tobaku Mokushiroku Kaiji – ou simplesmente Kaiji, como é mais fácil de se encontrar. Aquele toca em temas profundos MESMO, mas não vai deixar ninguém feliz da vida ao terminar.

o que torna um desenho adulto é a sua composição, enredo e situação diante dos seus personagens, sejam eles com 10 anos ou sejam com 50 anos de idade, seja ele numa festa colorida ou numa sala escura sem graça.

O que torna um mangá adulto é ter alguns detalhes de sensualidade, e algumas histórias mais aprofundadas no erotismo e na violência.

A junção de sexo+violência não torna um conteúdo adulto, pode, sim, torná-lo alvo de censura. É preciso conteúdo. E isso falta a maioria do material que se vende como adultom por aí.

Olá! Tudo bem?
Não sou muito fã de mangás e animes, devo admitir.
Mas um deles sempre me fascinou: Samurai X. Li quase toda a história e acho-a bem envolvente e com muitos aspectos "adultos".

Bem, mas desde então, perdi muito contato com os mangás.

Encontrei o tópico e li bastante, achando muito interessante. Queria aproveitar então para pedir sugestões de um mangá adulto com história bem trabalhada e que valha a pena ler. Mas de preferência que não seja aqueles onde garotos virgens buscam sua primeira relação... odeio isso!

Obrigado e abraços!

No momento, no Brasil, tem o Golgo 13. Claro, ele é essencialmente uma história de suspense e ação pontual, mas é antes de mais nada uma história bem construida que lida com geopolíitca para construir seus episódios. Eu recomendo.

Related Posts with Thumbnails