quinta-feira, 31 de julho de 2008

World Cosplay Summit 2008



De acordo com o Japan Probe, a final do World Cosplay Summit 2008 é neste fim de semana em Nagoya. Não sabia que o concurso era patrocinado pelo governo japonês. O ministro do exterior do Japão, Itsunori Onodera, se encontrou com os candidatos e o nome do Brasil aparece em destaque na matéria do Yahoo que diz que o concurso reúne "(...) 28 participante de 13 países, incluindo China, Brasil, Alemanha, Itália, Singapura, Coréia do Sul e Tailândia." O ministro disse que el pode até não reconhecer a personagem, mas que o Japão leva à sério a promoção agressiva (*sim, é o termo na matéria*) das suas personagens de animação e de sua cultura no além mar (*gosto desta expressão, por isso coloquei*). Eu particularmente não tenho rasgos nacionalistas, mas me dói muito que o Brasil promova a sua "cultura" a partir de um binômio carnaval-futebol (*nem vou falar em tráfico de mulheres ou sexo fácil*), quando nós temos muito mais o que mostrar.

5 pessoas comentaram:

E eu que nasci carioca, conheço bem o que essa mistura carnaval e futebol gera. Realmente muito triste basear a cultura de um povo nessa dupla. Por isso que eu adoro a cultura nipônica e o carinho com que eles cuidam de suas tradições.

Só terei orgulho de ser brasileiro quando o brasileiro tiver orgulho do brasil fora da copa.

Bem, hoje no mesmo site, o Japan Probe, estava escrito que os japoneses estão entre os povos menos nacionalistas do mundo. No que eu acho muito saudável, pois nacionalismo me remete a um monte de bobagens que as nações são capazes de fazer. Mas não ser nacionalista-babaca não impede que boa parte dos japoneses se orgulhe das tradições e da história do seu país. Isso é legal. Agora, nós aqui é complicado... Quando falei em imagem apra a exportação estav apensando diretamente em coisas tipo "O Sítio do Pica-Pau Amarelo". Alguém duvida que se fosse criação de europeus ou americanos isso teria anime feito no Japão? Veja o Anne of Greengables e Heide.

para quem se interessar pelo WCS, o Cosplayers.net está fazendo a cobertura online do evento, acompanhando o dia a dia dos cosplayers e traduzindo o blog japonês. Também há um álbum de fotos dos cosplayers no Japão.

O Brasil tem uma cultura muito estranha de supervalorizar o que vem de fora, principalmente o que vem dos EUA. Eu particularmente não gosto e acho que isso só prejudica quem tenta fazer um bom trabalho aqui em terras tupiniquins. Acho que é por isso que O Sítio do Pica-Pau Amarelo não vai virar anime, nós mesmo desvalorizamos o que temos. Eu sempre adorei as histórias do Monteiro Lobato, seriam histórias tão fantasiosa quanto A Viagem de Chiriro, mas a gente deixa as coisas boas se perderem no fundo do nosso baú.

Related Posts with Thumbnails