quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Série vê evolução das HQs no Brasil



O programa está sendo exibido pelo Canal Brasil. É uma série e o primeiro episódio foi bem interessante. Teve a participação de gente de peso, espero que eu não esqueça do próximo episódio, até porque duvido que saia outra matéria na Folha. Vale a pena e tem o horário de exibição da reprise.
TELEVISÃO

Quadrinhos

Série vê evolução das HQs no Brasil
DA REPORTAGEM LOCAL

Personagens marcantes de diferentes fases dos quadrinhos brasileiros, Chiquinho, Lamparina, Judoka, Anjo, Cebolinha e Rê Bordosa têm encontro marcado a partir de hoje. Mas longe de gibis e cartuns: sua história e a de seus criadores é passada a limpo na série "Quadrinhos", que estréia no Canal Brasil. O primeiro capítulo, "A Nona Arte", lembra os primórdios das HQs no país, em meados do século 19, com as ilustrações de Ângelo Agostini. Também estão lá as figuras de "O Tico-Tico", de J. Carlos, que popularizaram a arte seqüencial por aqui. O surgimento de editoras (como Ebal e Brasil América) voltadas para esse segmento é outro ponto abordado. Na semana que vem, a série rememora a aposta em histórias de terror entre as décadas de 50 e 70 e a então recorrente associação do gênero com o erotismo. Carlos Zéfiro (pseudônimo de Alcides Caminha), mestre do traço picante, é o principal reverenciado. Os três últimos episódios tratarão, respectivamente, da força do segmento infantil no Brasil, da geração engajada que marcava terreno nas brechas da ditadura militar e da linhagem de super-heróis verde-amarelos que ganharam a televisão e o cinema -além de gerarem convites para desenhistas irem trabalhar no exterior.

QUADRINHOS
Quando: hoje, às 21h (também amanhã, às 15h30, e sábado, às 12h)
Onde: no Canal Brasil
Classificação indicativa: livre

1 pessoas comentaram:

Vi propaganda sobre essa série de entrevistas numa lista de ilustradores que eu participo.

A iniciativa é boa, mas pelo que senti acho que vai faltar uma abordagem mais crítica do problema. analizarem o que mudou no mercado, as condições ruins que os desenhistas tinham e os péssimos pagamentos, porque alguns deram tão certo e outros moram de favor, etc.

Related Posts with Thumbnails