terça-feira, 7 de outubro de 2008

Campanha Animax 2.0: Unidos contra o conteúdo não-anime



O site Anime, Mangá & TV iniciou uma campanha séria para presisonar o canal Animax a passar somente o conteúdo que prometeu, isto é, ANIMES. Quem tem o canal Animax, como eu, sabe da pouca vergonha que se instalou recentemente, com a exibição de Teleshop (*Foi assunto inclusive da coluna Ooops! do UOL e o Feltrin meteu o pau no fato de um canal caro - em alguns pacotes ele é opcional - e especializado estar fazendo este tipo de coisa*), filmes americanos mais que batidos (*O 5º Elemento pode ser legal, mas o que está fazendo no Animax e sendo exibido várias vezes?*) e, agora, Lost. Leiam então o manifesto e, por favor, assinem o abaixo-assinado. Não se trata de campanha sem objetivos claros, é uma pressão que objetiva resultados. E pode alcançar, basta um montão de gente que paga extra pelo canal, começar a reclamar e ameaçar cancelamento. Eis o texto do Anime, Mangá & TV:
Vamos falar de um assunto muito sério que vem incomodando todos os telespectadores nos últimos meses: a situação na qual encontra-se o Animax. Uns amam, outros o odeiam, mas na verdade sabemos que ele é e sempre será a porta de entrada para a animação japonesa em nosso país e em toda América Latina. Por este motivo não devemos deixá-lo se tornar em um canal de variedades (que pessimamente) tende a ser. Existe muita coisa na programação até então impensável na sua proposta original. Um espaço que originalmente é (ou deveria ser) 100% anime está sendo desvirtuado por incompetência de seus diretores.

Existem muitas teorias sobre as decisões que são tomadas dentro da cúpula do Animax e resumidamente é possível fazer um breve comentário disso e chegar ao ponto exato sobre o assunto.

A idéia de programas diferenciados partiu sempre de um dos "gênios" que mandam e desmandam na programação. Por exemplo, a vinda do "eixo do mal", foi uma proposta pensada para atrair um novo público para o canal, é muito simples: se uma pessoa não gosta de animes e percebe que o Animax exibe filmes e programas diferenciados, isto chamará sua atenção e conseqüentemente (na cabeça dos programadores) levará aquela mesma pessoa a se interessar pelos animes que virão em seguida (ex: na teoria logo após o Distraction entra Basilisk: quem vê o primeiro veria o segundo), o mesmo acontece com a série Lost (outra decisão vinda diretamente de dentro do canal e não por outras vias, como foi suposto). A teoria aplicada neste caso é a mesma dos demais programas: um novo público, e maior interesse pelos animes.

No ano passado aconteceu uma pesquisa telefônica elaborada por operadoras de alguns países da América Latina. Nesta pesquisa era perguntado o que as pessoas achavam do Animax. Tais respostas também podem ter se refletido no que ele é agora, pois nem todos os que responderam devem ser fãs de animação japonesa. Parece chocante, mas é verdadeiro: o público cansou-se disso e agora uma nova campanha está sendo elaborada. Sei que você leitor dirá: "Outra vez a mesma coisa? " Digamos que agora é diferente, e vamos explicar o porquê: foi criada uma petição com o intuito de tentar banir de vez da grade os programas do eixo do mal (Distraction, Reciclo, Lost e TV Shopping Brasil). Ao contrário da primeira campanha, na qual o barulho foi menor, esta é muito mais engajada e, além da petição, terá um documento formal (que entre outras coisas falará sobre como anda a imagem do canal na internet). Este documento será levado para os programadores, e desta vez a coisa é bem mais séria, e 100% seguro de ser lido pela direção.

Além da petição, a campanha também inclui o envio de emails para as áreas de contato de todos os canais Sony, como:
- Área de Contato do Animax
- Área de Contato do canal Sony
- Área de Contato do canal AXN
- Twitter do Animax

É muito importante que todos participem da forma como quiserem. Além do ANMTV, outros lugares se uniram em tal campanha, como os fóruns Animaxer, Axio, alguns fóruns latinos, diversas comunidades no orkut e inclusive o próprio fórum oficial do Animax apóia esta iniciativa. Se você participa de fóruns, ou de comunidades divulguem o link da petição. Alguns usuários de outros países criaram fotomontagens e videomontagens no YouTube como forma de protesto. É claro a maioria de vocês está cansado de reclamar sem conseguir nenhuma solução e pode achar perda de tempo, mas o que custa darmos uma segunda chance e ver no que dará?

Na petição (feita em espanhol e português), é preciso inserir seu nome, nacionalidade e caso queira, seu sistema de TV por assinatura; as assinaturas em conjunto com os emails, protestos, videomontagens serão inseridas no mencionado documento a ser lido pelos executivos do Animax.

Petição para o Animax contra a presença dos programas Distraction, Reciclo, Lost e TV Shopping Brasil

Divulguem o link acima para seus amigos, conhecidos e mandem seus emails nos endereços mostrados no meio dessa matéria. Todos podem assinar a petição até o dia 31 de outubro. Após este prazo ela se encerra e será encaminhada a direção do Animax. Se queremos uma solução definitiva, esta é a hora.

Os demais envolvidos dizem que a intenção é chamar a atenção dos executivos do canal (e, de alguma forma, da imprensa) e com isso fazer com que eles voltem atrás nas suas mirabolantes idéias, trazendo de volta aquilo que era a proposta do Animax: ser um espaço dedicado aos animes 24 horas por dia. Colabore com a campanha e vamos juntos mudar o nosso canal.
Agora, vou ser franca: EU NÃO ASSISTO O CANAL ANIMAX. E não assisto porque o Canal Animax América Latina, com ou sem conteúdo americano e teleshop, não me oferece som original e closed captions. Há a tecnologia e é o mínimo que deveriam oferecer para o assinante. Eu não posso ser obrigada a aturar a dublagem nacional atual quando existe tecnologia que me permita outra opção. Prefiro voltar dois canais e assistir o TCM com filmes clássicos dublados no tempo em que nossos profissionais tinham condições e/ou vontade e/ou competência para dublar direito. Fora isso, o Animax América Latina é o único que exibe quase nada de shoujo anime e nenhum clássico. Dane-se! Vou ver cartoon, reality show, documentário, filme clássico. Anime, eu baixo na net. Eu odeio esse canal. Tenho saudades da Locomotion. E se tivesse que pagar um tostão sequer para incluí-lo no meu pacote, eu optaria por não ter. Já disse.

3 pessoas comentaram:

hObrigado pelo apoio Valéria e você está coberta de razão em seu comentário sobre o Animax, a direção latina deixou-o muito confuso e parecem não saber nada de anime infelizmente. queremos que ele mude, todo mundo reclama sobre a ausência de shoujo na programação e talvez agora com essa pressão eles ouçam seu público porque do contrário não haverá salvação a não ser ver uma franquia japonesa tornar-se um canal de variedades.

E segundo li uma vez você comentar sobre releases dos demais Animax do mundo, o nosso até então era bem visto por portugueses e espanhóis (os mais recentes em ganhar uma filial do canal), que diziam que no Brasil a grade possuia muito mais animes que os dele e agora a situação inverteu-se por completo e o deles com poucos meses de vida, já exibem bons animes, isso sem contar com o Animax asiático que exibe animes pra todo tipo de público, isso sim é realmente lamentável.

De todas as formas expresso meu muito obrigado a você pela ajuda novamente e qualquer coisa que precisar, conte comigo.

tou com vc valeria!
Tenho saudades da Locomotion.[2]
e cmo tenho!=/

Concordo plenamente com o texto.Eu,particularmente,não sou muito fã de shoujo,mas gostaria muito que eles passassem pelo menos Fushigi Yugi (e talvez algum yaoi :P),mas em vez disso eles só tem olhos para o público masculino,tanto é que nas vinhetas dos animes eles praticamente tentam vender apenas bunda e peito como se apenas o publico masculino existisse.
Ah,e agora tem mais essa de ter quebrado o slogan 100% anime com essas porcarias e_e

Related Posts with Thumbnails