domingo, 23 de novembro de 2008

Já tomei nojo



Tinha mais coisas para postar hoje, mas estou ocupada aqui consertando a tese para entregar a versão definitiva, só que quando vi esta matéria, não podia deixar passar. Vem aí o novo filme de Jornada, já estava com os dois pés atrás, agora tomei nojo mesmo depois da fala pretenciosa do diretor. O título da matéria é Novo "Jornada nas Estrelas" aprofunda relação entre Kirk e Spock e eis a fala da sumidade, quer dizer, diretor, J.J. Abrams:

Não quero falar mal da série nem dos filmes anteriores, só sei que nunca me agradaram, nunca pude me identificar com os personagens da saga, portanto o que fiz neste filme foi tornar os protagonistas acreditáveis, algo que acho que até agora não tinha sido feito.
Ou seja, quem está comandando a franquia agora, que eu nem mais sei quem é, porque larguei de mão depois da última série Jornada nas Estrelas segundo a Doutrina Bush, escalou um diretor que não gosta de Jornada, não deve entender de Jornada e quer fazer algo que não é Jornada, já que nunca gostou de nada que foi feito antes. Fecho aqui. Quero que naufrague nos cinemas. Só vou assistir se me pagarem a minha entrada. Agradeço aos céus que sempre haverá a Série Clássica e outras séries de Jornada para assistir, além de bons e medianos filmes para o cinema. J.J. Abrams que fique com sua obra prima. Quem sabe os fãs dele fazem o sucesso do longa metragem.
P.S.: Não quero discutir LOST ou a suposta genialidade do J.J.Abrams. Sou fã de Jornada; não vejo nada de excepcional em LOST, muito pelo contrário; considero a segunda trilogia de Guerra nas Estrelas uma MERDA (*sim, esta é a palavra*) que não merece o nome. E não quero discutir essas coisas. Não se espante se seu comentário não for publicado, portanto.

6 pessoas comentaram:

Valéria, acho que você é uma trekker bem radical. Eu já sou mais sereno e adepto das boas histórias bem contadas. Se não o fosse talvez nunca teria passado pela minha goela TNG, DS9, VOY e ENT.

Claro que o trinvirato Kirk, McCoy e Spock é intocável para os fãs mas um dia ele teria que ser mudado, posto que toda ficção corre o risco de modificada com o tempo.

Eu gosto do trabalho do J.J. (sou lostimaníaco também) e ele pelo menos é um autor de cinema e tv que pensa seus projetos. Diferente de outros zilhôes que usam apenas as fórmulas fáceis.

A grande queixa dos trekkers é que ele irá transformar a franquia em uma nova Star Wars. Até aí tudo bem também gosto da saga do Tio Lucas. Preocupo-me se virar um filme apenas para aborrescentes.

Eu acredito que o J.J. será no mínimo esperto para colocar os dois lados: o lado cabeça e humano de Star Trek e o lado ação e escapista de Star Wars.

No trailer e nas cenas já divulgadas apenas o lado Star Wars aparece, mas convenhamos, não dá para mostra o lado que nós gostamos nessas prévias, ou ficaria tudo na mesma para quem está de fora, os não-trekkers. O objetivo é atrair público novo, mesmo que seja vinculado a Skywalker e amigos.

Uma coisa nos trekkers não podemos esquecer. A série clássica só existiu porque foi amenizada. Veneramos uma série que só existiu num piloto recusado, onde a trama era tão criativa e ousada para a época que o Número Um podia ser uma mulher.

Voltando as declarações do J.J. é interessante notar que ele foi contraditório. Ele afirma no final da matéria algo que todos dizem que ele não está fazendo.

Aposto que pela miléssima vez ele passou uma conversa no repórter e no fandom.

Paulo, pode me chamar de radical, mas eu preciso pontuar algumas coisas:

1) Para filmar Jornada não é necessário gostar, mas é fundamental conhecer (*e respeitar*) a série e a cronologia.
2) Enterprise é qualquer coisa, menos Jornada. As outras séries são e não precisaram enfiar goela abaixo, bons roteiros e atuações, além de mínima coerência com o universo do Roddenbery fizeram o trabalho.
3) Tentaram apagar Deep Space da cronologia e isso não é admissível.
4) Detesto posers e ou o diretor é um, ou não sabe nada da série, o que é tão ruim quanto. ele depreciou o trabalho de quem veio antes dele e olha que foi gente MUITO boa.
5) Não gosto de Lost, não considero nada genial, e sei que não sou a única a pensar assim.
6) Se o filme é para os não-trekkers, e se for para os fãs da segunda trilogia de Guerra nas Estrelas, não é para mim. Vou lucrar mais gastando com outros filmes.

Então, depois dessas, que se exploda o filme. Já acho complicado fazer um filme sobre a série clássica com um outro elenco. É heresia mesmo.

Há ótimas possibilidades dentro do universo de Jornada, sem tentarem reinventar o passado, ainda mais com as cabecinhas que certas criaturas têm nos dias de hoje. Como falei, se quiser a Série Clássica, amenizada ou não, tiro meus boxes do armário e assisto de novo. Deixo o novo filme para os fãs de Lost.

Bem, normalmente eu acho que regravações são validas quando tem algo a acrescentar algo ao original.

o problema é que hoje em dia refilmagens se tornaram uma marca por si só (junto com as adaptações de qualquer coisa) e isso só colabora para a falta de criativida de dos cineastas mais maistrem.

Eu gosto de Lost, mas gostar de uma obra do autor não significa que vou gostar de tudo oq ele faz (Rice, varios autores de quadrinhos e o tio Lucas que o digam), principalmente quando ele parece querer reiventar a roda.

Então, a não ser que aconteça algo muito inesperado ,esse filme eu não faço questão de ver.

E quanto a Star Wars...esquece ja passei por minha briga por causa da nova trilogia.

Uma pergunta que tô por fora: como tentaram apagar DS9 da cronologia?

Valéria, quando eu exemplifiquei sobres as novas séries passarem pela goela era apenas da sensação inevitável frente ao novo. Eu gosto muito de todas as continuações de Star Trek. Talvez a que eu menos goste é Voyager, que tinha uma premissa boa (lados antagônicos dentro da mesma nave) mas que foi esquecida logo depois do episódio de estréia. Pena.

Interprise só vi a primeira temporada. Na época, todos os mesmos temores que rondam o novo filme estavam sobre ela. Quando assisti a nova série gostei logo de cara. Aquele medo/receio de explorar o espaço era muito interessante. Não sei se isso ficou nas temporadas seguintes. Ok, a guerra temporal era uma pataquada que não cabia ali. E parece que é quase unânime que a quarta temporada (com outro produtor) ficou excelente.

Agora, como o Lancaster, fiquei na dúvida sobre sua afirmação que tentaram apagar DS9 da cronologia. Que eu sabia a única coisa que não pertence a cronologia é a série animada. DS9, aliás, é muito coerente com o que já existia de mitologia da série.

Voltando a questão do J.J., algumas idéias novas vindas de alguém não tão comprometido com o que já foi feito pode ser bom às vezes. O Nicholas Meyer que fez, na minha opinião, os melhores filmes A Ira de Khan e Terra Desconhecida não era trekker e teve que ver todos os 78 episódios para entender no que estava se metendo. Harve Bennett, o produtor, também não sabia nada e teve que fazer o mesmo. Ambos fizeram escolhas acertadas e deu no que deu. Revigoraram a Jornada.

Eu concordo com você que eles deveriam ir pra frente. Inventar algo novo com a base já existente em vez de rescrever a história, mas de novo, caímos nas mãos nada sensatas dos chefões dos estúdios, que pegaram agora a mania de dar um reboot em tudo quanto é franquia existente.

Espero que essa moda não chegue aos mangas e animes.

Bem, Paulo, não vi em lugar algum este consenso sobre Enterprise. aliás, se o último ano fosse tão bom, a série poderia ter sobrevida, mas enfim...

Alexandre, apagar DS9 da cronologia é o seguinte. Está lá, mas não tocamos. Pegue as temporadas de Voyager depois do fim de DS9, mesmo quando existe troca com o quadrante Alfa, não se mostra NADA que lembre a desgraceira que foi a guerra. Aliás, no último ano de DS9, já se via o mal estar em relação ao que se tinah feito. Tentaram apagar, na medida que as tramas de DS9 foram sendo abandonadas, deixadas de lado.

Related Posts with Thumbnails