terça-feira, 30 de dezembro de 2008

ICV faz lista dos mangás mais quentes do mercado americano



O site americano ICV faz um ranking dos produtos mais rentáveis do mercado americano na área de quadrinhos e mangás. Enfim, eles acabaram de soltar a lista com as 25 licensas mais rentáveis do mercado americano. Vou colocar aqui somente os mangás shoujo que são os que seguem: 2. Vampire Knight (VIZ), 3. Fruits Basket (Tokyopop), 7. Loveless (Tokyopop), 12. Wanted (VIZ), 20. Kitchen Princess (Del Rey), 23. Beauty Pop (VIZ), 24. Ouran High School Host Club (VIZ). Matsuri Hino aparece duas vezes e VK é, como já falei, o sucessor natural de Fruits Basket que está terminando.

A Tokyopop continua explorando ao máximo este título e aparece com Loveless que some das prateleiras, segundo li em um blog especializado de lá tempos atrás. Já a Del Rey tem o shoujo Kitchen Princess que tem um recort mais infantil e vai muito bem. De resto, a VIZ domina, mas vejam que Nana não aparece, assim como a Del Rey não emplaca Nodame na lista... Aliás, dentre os títulos citados não há nenhum josei, somente um seinen, um OEL e resto é shounen, claro.

De resto, em uma outra entrada do ICV, é comentado que em 2008 as publicações de mangá nos EUA caíram. No final de 2007, as editoras previam um total de 1.731 volumes de mangá para este ano, o que representaria um crescimento de 18% em relação a 2006. gora eles relatam que publicaram 1.356 volumes e a previsão para o próximo ano é de 1.224. Crise? Eu não diria isso. A meu ver o mercado americano estava inchado. Eles precisam atingir um ponto de quilíbrio e não lançarem tudo o que vêm pela frente. Pena, que entre mortos feridos, um Life caia por terra.

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails