terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Mulheres Imortais



Ontem, estava no rebuliço das compras (*tenho um casamento, preciso comprar vestido e outras coisas... um saco!*) e decidi desanuviar dando uma passada no sebo do CONIC. Ir a essas livrarias de usados é sempre um perigo. SEMPRE!!!! Acabei ficando mais do que devia, porque havia um encontro de uma sociedade literária, a maioria eram idosos e homens, que se alternavam lendo versos próprios ou nem tanto... Apareceu de tudo, inclusive um sujeito (*que parecia alcoolizado, ou será que era êxtase religioso*) que passou dizendo que Jesus era o único que merecia ser louvado. Mas, sim, vi uma coleção de três volumes chamada Mulheres Imortais. Uma capa era Sissy da Áustria, outra Maria Antonieta, Carlota do México (*imagine só o nível de algumas "imortais"!*).

A lista das tais "imortais" era mais que questionável, muitas rainhas, algumas artistas, mas com gente cujo único grande "mérito" era ter sido amante de fulano ou ciclano. Mesmo na seleção das personagens, a coisa desanda. Não temos Mary Shelley, mas está lá uma das amantes de Lorde Byron. Temos Madame Du Barry, mas não temos a Pompadour, que foi muito mais poderosa; temos Ana Bolena que é até justo, e Maria Tudor, e não temos Catarina de Aragão ou Isabel, a Católica... se esta última rainha não merece estar na lista de rainhas importantes, quem merece? Aliás, acho que nem Eleonor da Aquitânia está listada... Vou checar depois com cuidado. E nenhuma das feministas foi listada, claro, nem as do século XIX. Só que a impressão era ótima, as imagens idem. Alguns quadros que eu nunca tinha visto. OK, cada volume custa 18 reais. Como estavam baleadinhos e ninguém deve ter se interessado, pechinchei e o livreiro me deixou levar por 30 reais. Ótimo desconto.

A edição brasileira é da Mirador Internacional de 1973, já a original é italiana de 1969/1970. Isso explica, talvez, a presença de uma Anita Garibaldi. Mulher imortal, sem dúvida, mas não na linha de muitas que estão ali. Como o dono do sebo, um livreiro conceituado por aqui, disse que era uma coleção de oito volumes, achei que tinha que dar uma pesquisada, afinal, quem é qu está na lista dos outros? Que eu descobri? São três volumes mesmo. Agora, eu paguei 30 reais e vi a coleção sendo vendida na Estante Virtual por até 2.600 reais. É de cair para trás, primeiro, porque não vale isso, óbvio, segundo porque paguei quase nada por livros que são bem cotados. Acho que desta vez o livreiro cochilou.

2 pessoas comentaram:

Opa, tão vendendo por tudo isso? Passa pra frente então, ué. Eu não pensaria duas vezes :P

Coincidência, sábado passei num sebo e achei um livro baratinho de 5 reais, de histórias de tesouros perdidos e lendários. adoro esse tipo de besteira.

Pelo menos a Rainha Boudicca está na lista?

BTW eu já dei uma "cagada" assim, paguei 23 reais por um volume 1 de Duna (com 700 páginas + extra), Duna 1 se for a leilão custa mais do que um volume 1 de Sakura Card Captor ou um Prelúdios e Noturnos de Sandman lacrado.

Related Posts with Thumbnails