segunda-feira, 8 de junho de 2009

John Parker , CEO da Tokyopop, fala de Fruits Basket e do Mercado



A entrevista é grande e está no ICV2. COO quer dizer Chief Operating Officer, em português, algo como Executivo-Chefe de Operações. Ele fala de várias coisas, destaquei a longevidade de Fruits Basket e a explicação sobre as mudanças no mercado de mangá no mundo, quer dizer, no mundo menos a América Latina. Seguem os fragmentos da entrevista:

ICV: Com o último volume de Fruits Basket sendo lançado este ano, onde está Fruits Basket em seu ciclo de vida – a série ainda atrai novos fãs?

John Parker: A marca Fruits Basket está no mercado há cinco anos, e ainda há novos leitores comprando o volume 1 apesar dele ter vendido bem mais do que 350 mil unidades nos EUA. A série completa, os 22 volumes que estão no mercado até o momento, está nos milhões de cópias vendidas. Nós certamente temos grandes expectativas em relação ao volume 23 que será lançado neste verão, e esperamos que o interesse pela série continue por algum tempo. Esperamos criar alguns novos formatos para Fruits Basket para apresentá-lo à novos grupos de consumidores nos próximos anos.


[...] ICV: A Tokyopop é uma das pioneiras no Mercado de mangá. Você tem algum comentário a fazer sobre o estado do mercado de mangá, levando-se em conta sua longa experiência neste negócio?

John Parker: Esta é uma pergunta interessante. Se você olhar o que aconteceu na Europa, na França, e na Alemanha em particular , e comparar com os EUA e com o que sabemos do Japão e da Coréia, os últimos dois anos foram de uma espécie de evolução natural. Havia muitos produtos sendo lançados no mercado, então, aconteceu uma saturação. Um grande número de editoras entraram no mercado e publicaram produtos que eles pensavam que era uma boa opção, mas que não venderam o suficiente para que eles pudessem ficar no mercado e continuar a publicá-los.

Nós acreditamos que ao diminuirmos nosso número de títulos para 12-15 volumes mês, e com melhor qualidade de títulos, melhores personagens, e assim por diante, que poderemos nos posicionar melhor no mercado e melhorar nossas vendas.

1 pessoas comentaram:

Muito boa a entrevista, é interessante ver o mercado de mangás em outros lugares do Planeta.

Acho interessante frisar que a Tokyopop em um mercado muito maior que o brasileiro mantém uma linha de 15-12 lançamentos por mês, enquanto isso a Panini está com 20 (entre mensais e bimestrais).
Concordo com a opinião de que a Panini está encharcando as bancas de mangás para tentar sufocar as concorrentes.
Acho essa estratégia de crescimento inútil quando as concorrentes têm títulos de peso como Fullmoon, Nana, Tsubasa, xxx HOLiC, CdZ Lost Canvas, Nausicaä, Dragon Ball e One Piece e a editora continua gerando antipatia cancelando títulos (Trigun sumiu das bancas - e nem sinto saudades, era chato demais).

Related Posts with Thumbnails