sexta-feira, 26 de junho de 2009

Sobre o declínio da leitura no Japão



Eu não tive acesso à notícia original, mas um post do site Giappone-Italia. Pois bem, segundo o jornal japonês Yomiuri Shimbun, cerca de 20% dos alunos do ensino fundamental, médio e superior raramente lê livros pelo prazer da leitura, e cerca de 80% dos professores do colegial e do ensino superior acredita que o conhecimento da língua japonesa por parte dos estudantes diminuiu. Pesquisadores de um órgão nacional (National Institute for Educational Policy Research) entrevistaram "2120 alunos de quarta série do ensino fundamental até a o segundo ano da faculdade, e 259 professores de ensino primário, secundário e superior", diz o relatório. Em tudo isto, foi apurado que lendo menos, a compreensão de textos é mais difícil e a fluência do idioma é bem mais limitada. Isso causa muitos problemas para os alunos, não apenas na escola ou no trabalho. Muitos dos professores entrevistados atribuíram esta tendência à redução do hábito de leitura entre adultos, incluindo professores, com quem os estudantes estão em contato.

5 pessoas comentaram:

bem, se os alunos não querem ler livros, então deem mangás pra eles lerem, querm que não gosta de ler naruto oou bleach. eu acho q todo mundo então, manda mangá pra essas pessoas q eu quero ver se elas nao leem.

ler é a coisa mais maravilhosa do mundo eu particulamente leio diariamente. é otimo pra melhorar a imaginação.^^


visitem meu blog>>> http://jonas-kun.blogspot.com/

sayonara

me add no msn ai gente >>> jonasotaku@hotmail.com (*-*)

No primeiro momento fiquei espantado com a notícia. No entanto tem menos de 100 anos que a leitura é considerada um hábito saudável e importante e na formação educacional do cidadão.E há menos de 20 anos, que os pedagogos e estudiosos falam em incentivar o gosto pela leitura ao invés do hábito.Por outro lado nunca se escreveu e publicou tanto como agora: gráficas rápidas, jornais e revistas indepedentes, internet. Temos que mudar o foco, a leitura do objeto livro esta diminuindo, mas existem outros modos de leitura.Ecônomicamente vi isso no multshow e no discovery, EUA, Japão, França e Inglaterra viviam numa recessão econômica antes mesmo do estouro dessa atual CRISE MUNDIAL

No livro "uma história da leitura" do ensaista argentino Alberto Manguel, Santo Agostinho causa espanto nos monges do seminário, por fazer uma leitura silenciosa dos texto sagrados. Numa época em que o costume é ler em voz alta. Uma frase famosa de Paula Freire," a leitura do mundo antecede a leitura da palavra". A sociedade japonesa é muito rígida e estruturada. Lembra aquele post anterior que vc escreveu, sobre uma ONG que distribuía sopa aos desempregados e a comunidade pediu que tal atitude fosse proibida?
E Brasília? O projeto da T-Bone na W3 norte, livros em paradas de ônibus, você pega o livro e devolve quando acabar. Aí pode pegar outro, o importante é sempre devolver numa parada da W3 Norte. De repente o leitor brasiliense é transformado na personagem do conto " Felicidade Clandestina" de Lígia Fagundes Telles. Sinceras desculpas por fugir do tema. Adoro leitura, sou bibliotecário e visito seu blog todo dia.

adorei a opinião do cara de cima ^

Acho que os japoneses estão lendo menos porque não tem tempo.Com a carga de trabalho e estudo acho que eles ficam cansados demais pra fazerem qualquer outra coisa a não ser estudar e trabalhar.
www.garrafaaomar.zip.net

Related Posts with Thumbnails