sábado, 3 de outubro de 2009

Rio 2016: É para comemorar?



Relutei em escrever sobre as Olimpíadas, mas acho que preciso comentar. Eu era contra e acho que não estava só, apesar da imprensa brasileira só dar voz aos contra de Chicago, Madri e Tokyo. Ao mesmo tempo, não posso negar que me emocionei com a escolha. A importância da primeira Olimpíada na América do Sul, a possibilidade de investimentos no Rio... Possibilidades, pois quem acompanhou o Pan sabe o que aconteceu. Mas por que era contra? Porque um país que não investe em esporte, que deixa seus atletas definharem, que não valoriza medalha que não seja de ouro, não merece receber uma Olimpíada.

Somos o país de um esporte só, o futebol, e na sua versão masculina. Somos o país que corta verbas de esportes que não ganham o ouro, que não medalham, como foi o caso da ginástica artística que teve sua seleção feminina dissolvida e um trabalho vitorioso de poucos anos desprezado. Somo o país que deixa uma atleta como Jade Barbosa sem apoio médico e tendo que vender camisetas autografadas para pagar seus remédios. E eu estou falando dos casos conhecidos. Poderia lembrar, também, que se não fosse a medalha de ouro de Maureen Maggi, o atletismo teria verbas cortadas... ou mais verbas cortadas e que somente quem ganha ouro recebe recompensa do governo.

E antes que alguém venha dizer que digo isso porque sou “anti-Lula” (*eu ajudei a eleger o homem, pois a possibilidade do Serra ou da volta do PSDB me aterroriza, além, claro, dos indicadores sociais do país realmente terem melhorado*) ou “pró-sei-lá-quem”, eu assevero que a política de descaso com o esporte neste país é antiga neste país, não é culpa só do PT, embora eu esperasse mais deste governo. Que ele criasse programas sociais de cunho esportivo que aproveitasse o imenso potencial humano de nossas meninas e meninos pobres. Porque o Brasil pode ser o país de todos os esportes, mas não é. Eu cansei de ver as meninas do futebol suplicando, a cada medalha ganha, por um campeonato... Suplicando para receber NADA. Imagina os esportes “desconhecidos”.

E acho vergonhoso que se cante vantagem de que por ser país sede poderemos levar atletas em todas as categorias. Deveríamos MERECER estar representados em todas as categorias. Cotas esportivas não vão fazer bem algum para o aprimoramento de nossos atletas. E, sim, isso não é culpa dos atletas, ou não da grande maioria deles. Que incentivo terão badminton e hóquei, quando esportes bem masi conhecidos como o judô, a ginástica e o basquete têm verbas cortadas?

Que pelo menos o Rio melhore e que a favela apagada no vídeo promocional, possa deixar de ser favela. Porque tapar o sol com a peneira é especialidade deste governo, acusar de não ser patriota quem não quer fazer coro, também. É isso. Se houver mundo em 2016, se houver Olimpíada em 2016, se eu estiver viva em 2016, espero poder ver que valeu a pena. Quem sabe até assistir alguma coisa do lado de um filho ou filha que possa sonhar em ser bem sucedido em QUALQUER esporte. Mas esperança, eu não tenho. Sou brasileira e sei bem os governos e o povo que temos.
P.S.: Comemorar a vitória é legal e muito justo, ridicularizar e desrespeitar os adversários, não. Mais uma de Lula: “Eu tenho uma mensagem para meu amigo íntimo, o Primeiro-Ministro da Espanha Jose Luis Rodrigues Zapatero, para Barack Obama em quem deposito grandes esperanças, ele é um grande companheiro, e para o Primeiro-Ministro do Japão que eu não conheço, porque é assim no Japão, você diz ‘bom dia para um Primeiro-Ministro’ e 'boa tarde para outro’!” Os japoneses certamente respeitam mais o Brasil e nosso presidente depois desta fala. E para quem acha que veio de site brasileiro, da mídia perseguidora, veio de um site japonês.

11 pessoas comentaram:

Sempre torcia para que o Rio não ganhasse. O Brasil não merecia mesmo essa vitória. Um governo que só quer saber de investir em momentos para se mostrar ao mundo como aqui é "maravilhoso", me deixa irritada. Mas quando passar as olimpiadas vai voltar a ser como era antes.
Quando soube que o rio ganhou, falei p/ o meu pai que ladrão de tudo quanto é lugar já vai sair correndo pro Rio quando chegar a época, mas meu pai disse que nessas ocasiões tem segurança...só nessas horas que tem mesmo!! minha mãe vive dizendo que nosso codigo penal é da época de adão e eva... Desculpem o comentario meio nada haver, sempre quis falar sobre isso, mas nunca tive ocasião.
Mas alguem saberia me dizer pq o rio ganhou?? Ainda não sei o motivo e provavelmente não vai ser um argumento que me convencerá.
O futebol acima de qualquer esporte aqui é ridiculo, admito que nunca gostei do esporte, mas mesmo se gostasse gostaria de ver outros que pasassem na televisão (que seja entre times brasileiros, pq tem muito atleta com grande potencial, mas...vc já disse tudo).

Sou carioca e torci muito para conseguirmos esta olimpíada. Esta é a única forma de o Rio receber bilhões em investimentos que não receberia de outra forma. Não adianta sermos ingênuos e acharmos que nossos queridos governantes investiriam só pelo bem da população. Pelo menos um evento desses vai impulsionar melhoras significativas nos transportes e na infraestrutura da cidade, que desde que deixou de ser a capital praticamente parou no tempo.
É claro que certas coisas serão maquiadas (lembro dos dias de paz absoluta durante o Pan), mas não poderão maquiar tudo e dessa vez terão que trabalhar de verdade e fazer transformações reais.
Por isso acho que esta olimpíada é a melhor chance para o Rio sair do buraco.

Oiie Valéria.

Poiis é,eu sempre morei no RJ,sinceramente,não queria q o rio ganhasse!Confesso que me emocionei muito com a vitória.

Mas fico pensando:Vão começar a fazer um monte de obras e blá blá blá ( q nem no Pan), e a saúde e a educação ?
Sempre ficam por últimos. E como se eles não se importasse com isso.

Tbm percebi o lance do video. O RJ é lindo,mas tem muitas favelas. Pq eles esconderam isso?
Queriam mostrar uma cidade perfeita q não existe?!

Bom,acho q escrevi demais.

kkk
Que venha 2016 ! o/

Bjiinhos ~

Falou tudo o que eu penso. Brasil não investe PN em esportes, povo pena pra trazer medalha em olimpíada e de repente tenho e ficar alegre porque a olimpíada vai aocntecer aqui? Bem, em parte fiquei, mas ficaria mais se os governantes desse país fizessem LAGUMA COISA pela educação, culutra e esportes desse país.
Mas enfim, até 2016 vamos ter um bom tempo. Veremos como vai ficar.

Nenna, que investimentos sérios o Pan trouxe para o Rio? Onde está a linha do metrô ligando Madureira e Barra? Ou por que o Engenhão já estava todo rachado no mês seguinte ao evento?

Não, conehcendo os nossos governantes, e o Rio está entregue à política dos coronéis faz pelo menos uns 12 anos, eu não consigo imaginar que algo de bom virá.

E eu sou do Rio. Visito pelo menos 2 vezes por ano e passo vários dias. Vou até a Zona Sul, Zona Norte e Oeste, Baixada Fluminense. Minha impressão é de maior abandono a cada dia.

Mas para quem vive do turismo, quem sabe?

Tudo o que falou sobre a situação do esporte no país, é a pura verdade mas mesmo assim fico contente pq as Olimpiadas vão trazer desenvolvimento para o RJ, combate à criminalidade, provavelmente vão urbanizar as favelas entre outras coisas. O estado só tem a ganhar e é uma bela oportunidade do RJ se revitalizar e o esporte crescer.
Ainda acho que esporte é algo muito pouco importante se comparado á educação, tratamento de esgoto, condições humanas de vida para as pessoas, mas o lado positivo é q hospedar as Olímpiadas vai ajudar nisso tudo.

Kadu, o que o Pan ou a Rio 92 trouxeram para o Rio? Fim da violência? Urbanização de favelas? Você está muito otimista, ainda mais com os governantes que temos.

Pensei que fosse só eu que estivesse achando isso uma patifaria. Eu estava vendo os programas falando da votação a manhã toda, e simplesmente não me conformava...
Fosse na Globo, na Record, na Gazeta ou na Band, onde quer que colocasse estavam falando disso, e se preocupavam muito em desmerecer os outros concorrentes (a apresentação de todo mundo foi um lixo, só a do Brasil foi linda, maravilhosa e cheia de emoção... Oh! ¬¬') e em fazer comparações absurdas, como quando alguém disse que o que o Rio mais tinha contra ele era a questão da violência e uma das apresentadoras disse que violência tem em todo lugar do mundo... e todo mundo concordou. Claro! Tóquio e Madri são violentíssimas... ¬¬'
O que mais me revolta é ver esse patriotismo imbecilizado que enfiam na cabeça dos brasileiros em ocasiões como essa e que tira qualquer senso crítico. Com a Copa e a Olimpíada todo mundo vai ficar maravilhado em como o Brasil vai aparecer para o mundo e não vai se falar em mais nada. Problemas? Que problemas? Corrupção? Que corrupção? Nada melhor para os políticos!
Inclusive disseram que naquele dia não tinha tido aula no Rio para que as pessoas fossem lá naquela festa na praia... obviamente eles queriam que estivesse lotado de bobo alegre para que o "mundo todo" visse como a gente tava feliz! Já deu pra ver bem as prioridades dos governantes, né?
Eu acho é que os brasileiros deviam é ficar mais com os pés no chão e parar que achar que esse tipo de coisa vai fazer milagre pro nosso país. Quem vai sair feliz e com o bolso cheio, pode ter certeza de que não vai ser o povão...

E sobre as babaquices que o Lula fala... deixa pra lá... ¬¬'

Também sou/fui contra a candidatura do Rio, acho que temos muito mais em que investir do que nesse tipo de evento, ainda mais considerando que já temos a Copa do Mundo em 2014.
Acho extremamente desnecessário criticar o PSDB nesse artigo, até quando os vão culpar o governo anterior por tudo o que acontece? De boa, aqui no shoujo café acho que não tem muito a ver discutir posicionamento político, mas enfim...
Quanto ao esporte, até entendo que o investimento não seja priorizado no esporte, e que há investimentos mais importantes e que essa situação não condiz com um país que pretende sediar uma olimpíada. Entretanto, é fato que há uma falta de investimento, e mais isso não é uma questão de falta de acesso ao esporte para os mais desfavorecidos, em muitos casos, principalmente na questão de esportes femininos, na falta de acesso total. Quando morava em Curitiba, e era mais nova (7-14 anos) eu não conseguia encontrar um time de basquete/futsal feminino para treinar. Não tinha um que fosse desvinculado de escolas grandes. E olhe que não estou falando de nada exótico. A opção para mulheres era volley nos esportes de equipe.. e só.
E com relação as meninas do futebol, eu como alguém que sempre gostou de jogar, acredito que há um preconceito: "futebol é jogo de homem". Ao comprar equipamento, temos que procurar na seção infantil masculina, pq os poucos produtos na seção feminina são de péssima qualidade. Outra coisa, quando em grupos menores, muitas vezes não há time feminino, e há um time amador, baseado em grupo de amigos que jogam de vez em quando, dependendo do grupo e não da qualidade ou violência com que jogam, eles simplesmente não deixam as meninas jogarem junto.
Eu joguei futsal no time da faculdade até metade do ano passado (quando rompi parcialmente os ligamentos do meu dedão do pé), e tive que aguentar amigos que simplesmente não iam torcer porque "aquilo não era futebol" ou que se iam passavam o jogo todo criticando a própria existencia do time e da competição de futsal feminino.

Lali, a necessidade de citar que é uma politica ou falta de política que marca os governos brasileiros é mais que necessária. Primeiro, para marcar que minha crítica não é anti-Lula, embora o deteste, procure na net e veja como a questão está polarizada. Quem era contra a Olimpíada, é contra o governo. Segundo, porque governos anteriores nunca investiram em esporte tb.

No mais, não é a primeira vezque critico Serra e voltarei a fazê-lo se necessário. Quem deixa Eloá morrer e diz que foi acidente, não merece meu voto e não, quem dá ordem para que o seqüestrador seja poupado e as reféns que se danem, não merece meu respeito.

Este comentário foi removido pelo autor.
Related Posts with Thumbnails