segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Cavaleiros do Zodíaco (made in Brazil)



Tá certo que não sou fã dos Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seya - 圣斗士星矢), muito menos do Hyoga (sei lá), mas esta notícia é tão inusitada e tão legal que, enfim, vale a pena postar aqui. Eu realmente me enganaria se não parasse para olhar com muito cuidado e pensaria se tratar de produto japonês. Aliás, o character design fez justiaça ao original de Shingo Araki e Miki Himeno. Parabéns ao Gustavo Moritz. Espero que portas se abram para ele.

Como o trabalho de fã para fã, e que não é a primeira iniciativa. Daí, entendo os cuidados do autor, ainda que não acredite que picaretas não irão roubar seu trabalho e vender em camelôs por aí do mesmo jeito. Espero que, pelo menos, que estiver lendo a Folha de São Paulo, o meu blog e outros por aí, não se engane. Para assistir, você pode ir ao Youtube, ou ao site especializado Cavaleiros do Zodíaco.

Cavaleiros do Zodíaco (made in Brazil)

Catarinense lança na rede animação caseira colaborativa baseada em seu animê predileto

DIOGO BERCITO
DA REPORTAGEM LOCAL

Em 1998, quando o desenho japonês "Cavaleiros do Zodíaco" ainda era febre na televisão brasileira, o catarinense Gustavo Moritz era tão fã da história de Seiya (o protagonista, cavaleiro de Pégaso) que montou uma página na internet sobre o animê. Hoje, aos 23 anos e estudante de cinema, continua apaixonado pelo assunto e lançou na internet, há uma semana, o curta de animação "Natássia do País do Gelo" (bit.ly/6z8RP).

O filme tem 14 minutos de duração e é fruto de uma parceria on-line entre seis fãs de diversos cantos do país - a comunicação rolava por MSN. Gustavo dirigiu o processo a partir de sua casa, em Florianópolis. Ninguém ganhou um tostão pelo trabalho, que contou até com dublagem profissional - o Hyoga do curta, por exemplo, tem a mesma voz que tinha na versão brasileira do desenho original. Demorou dez meses para ficar pronto, com direito a trailer e a cartaz de divulgação.

E repercutiu. O filme caseiro foi notícia em sites brasileiros e estrangeiros. "As pessoas têm gostado do resultado, mas reclamam da música de abertura, acham que ficou forçada", diz Gustavo à Folha, por telefone. Mas trocar o cantor nem passou pela cabeça dele. "É um amigo nosso, não poderia deixar ele de fora", diz.

Outra questão delicada é o fato de que Gustavo não pediu autorização para os detentores dos direitos autorais dos personagens da série - o que era obrigatório, pela lei. O garoto sabe disso, mas está tranqüilo. "É um projeto de fã, ninguém vai ser importar com isso", diz.

Por via das dúvidas, porém, Gustavo não disponibiliza uma versão em alta definição de seu filme. Da última vez em que fez isso - com a animação "Seiya vs Goku" -, viu seu trabalho vendido em DVD por camelôs, dando uma visibilidade comercial indesejada ao projeto.

"Natássia do País do Gelo" conta uma história de apenas 30 páginas do mangá de "Cavaleiros do Zodíaco", logo após a saga do santuário. O personagem principal é Hyoga, cavaleiro de Cisne. Seiya, de Pégaso, nem sequer aparece na tela. O capítulo, passado na gelada Sibéria, não virou animê - mas inspirou a saga de Asgard, que não está no gibi original.

Para quem gostava da melancolia de Hyoga, é uma boa pedida. Para os demais fãs, vale para lembrar-se das aventuras dos cavaleiros órfãos e corajosos de Atena.

4 pessoas comentaram:

Eu gostava do Hyoga. Oq me dava raiva era o Shun, que parecia não conhecer direito a lenda da propria constelação.

Mas falando do trabalho do rapaz, é sempre bom ver um material feito por fãs, com essa qualidade.

Alias é smepre bom lembrar que foi o esforço dos fãs que permitiu essa abundancia de mangas nas bancas de hoje.

Este comentário foi removido pelo autor.

Muito bom!! Realmente, PARA MIM, não parece trabalho de fã. Qualidade muito boa, e a dublagem me fez rever bons tempos rsrs.

Achei muito legal também, nível de fan-animation internacional. =)

lembro que tinha um grupo de fãs argentinos animando o mesmo episódio especial. Ontem fui a um evento e um rapaz que participou do concurso de desenho falou que estava aprendendo a animar e mencionou um colega que participou da animação da "Natassia". E eu achando que eram os argentinos. O trabalho também era excelente, mas ao que parece não foi para a frente, embora ainda tenha uns dois teasers no youtube.

Ainda gosto mais da canção argentina. De qualquer forma, parabéns aos animadores por levarem adiante a idéia coincidente. Adorei.

Related Posts with Thumbnails