segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Exposição no Japão celebra as Quadrinistas Norte Americanas



Caramba, esta é a notícia do dia!!!!! Trina Robbins e Takemiya Keiko juntas em uma exposição que tem como nome “Mulheres Desenham Quadrinhos – Exibição de 100 anos de Artistas Norte Americanas” (コミックスを描く女性たち―アメリカの女性アーティストたちの100年展). Maravilhoso mesmo! Trina Robbins é uma das minhas autoras de cabeceira e é, além de quadrinista, feminista e especializada em mulheres quadrinistas nos EUA. Ela é responsável por resgatar toda uma história que a própria indústria de quadrinhos americana quer enterrar junto com 50% do público que eles desprezaram. Ela supervisiona adaptações de shoujo mangá nos EUA e vai palestrar. A abertura é no dia 18 de dezembro e trata-se de um diálogo maravilhoso entre as quadrinistas americanas e as mangá-kas. Segundo o Comic Natalie, a palestra de abertura, no dia 17 de dezembro, vai falar dos anos 70, da virada do shoujo mangá. Horário é 15:30 às 17:50 no Kyoto International Manga Museum. Como eu queria assistir isso!!!!

Segundo o ANN, a exposição ficará aberta até o dia 28 de fevereiro de 2010 e é co-patrocinada pelo Josei Manga Kenkyū Project (Projeto de Pesquisa dos Mangás para Mulheres). O ANN também diz que Trina Robbins está compeltando 43 anos de carreira como quadrinista. E nenhum de seus livros - nem vou falar dos quadrinhos - foi publicado aqui no Brasil.

1 pessoas comentaram:

Uma otima noticia.

É triste ver como eles ainda são relegadas a segundo plano pelo mainstream mesmo com toda a incorporação dos mangas e animes.

Eu mesmo demorei p/ conhecer o trabalho e a importancia da Trina Robbins, e olha que sempre me considerei alguem bem informado sobre o mundo das hqs.

Related Posts with Thumbnails