segunda-feira, 24 de maio de 2010

Me perguntaram no Formspring 4



Mais uma da série (1 - 2 - 3) com perguntas e respostas do Formspring. Essa é curtinha e eu estou de saída para o trabalho. :)
O que você acha dessas histórias, filmes e mangás de mulheres que se disfarçam de homens? Por que elas são tão populares?

Eu adoro esse tipo de história, pois, normalmente, as autoras e autores usam esse recurso para questionar a sociedade patriarcal, papéis de gênero, mostrar a violência – real e simbólica – a qual as mulheres são submetidas. Daí, não raro, esse tipo de mangá/anime/filme/livro tem recorte trágico, porque é uma mulher que está transgredindo, saindo do seu lugar, que é acusada de estar tentando usurpar o que é do homem. Há comédias, claro, mas por mais descerebradas que sejam, elas não conseguem se furtar de mostrar o conflito externo e interno das personagens. Acho que é por isso que elas são populares.

oq é que tem na cabeça dessas editoras? ja não ta na hora de trazer a rosa de versalies?

Pense que o anime da Rosa de Versalhes nunca passou por aqui. Salvo nos EUA, onde somente dois volumes do mangá foram lançados com fins didáticos (*ensinar a língua japonesa*), todos os outros países que publicaram a Rosa tinham assistido o anime nos anos 1980. E o mangá foi um sucesso. Nós aqui só tivemos 1 2 episódios lançados em VHS e nada mais. As editoras têm medo e têm preconceito, porque é shoujo e porque é antigo. Mas eu acredito que, se algum shoujo clássico sair no Brasil, será a Rosa de Versalhes.

1 pessoas comentaram:

Valéria, acabei de ver no PSS que as novels de VK vão sair na França e na Espanha pela Panini. Fica a dúvida, será que o mesmo acontecerá aqui? VK tem muitos fãs por aqui e acho que seria uma boa enquanto nao lançam volume novo do mangá.

http://shoujospain.blogspot.com/2010/05/la-1-novela-de-vk-repite-en-europa.html

Related Posts with Thumbnails