domingo, 21 de novembro de 2010

Comentando Harry Potter e As Reliquías da Morte – Parte 1



Por fim começou o final da saga de Harry Potter no cinema e (*surpresa*) achei o filme muito bom. Na verdade, além das minhas expectativas, já que o livro 7 é um dos que menos gosto, junto com o livro 5. Ou seja, supondo-se que eu fosse a pessoa que entrasse pela primeira vez em contato com Harry Potter através do filme sete (*Algo que eu considero uma possibilidade bem absurda, afinal, quem iria começar a assistir pelo filme sete?), eu iria atrás do livro, com certeza. Aliás, foi o que aconteceu quando assisti ao filme 3. Dito isso, o filme sete passou a ser o segundo melhor filme da franquia para mim, com um ponto importante, ele pontua muito alto no quesito fidelidade aos livros, coisa que os filmes de 3-6 deixaram muito a desejar.

Para quem está por fora, no filme 7 de Harry Potter, Dumbledore, o mentor do protagonista está morto, Voldermort se revelou para o mundo bruxo e está tocando terror mesmo no mundo dos humanos (muggles – trouxas). Logo, ele derruba o ministro da magia, implanta um novo governo fascista que começa a caçar todo os que não são bruxos sangue-puro. Nesse contexto, Harry Potter é caçado por Voldermort e seus comparsas. Para vencer o vilão – e isso ao custo de sua própria vida – ele precisa recuperar e destruir os horcruxes, objetos onde Voldermort escondeu fragmentos de sua alma na ânsia de viver para sempre.

Vou começar com as críticas e elas são válidas exatamente porque temos o mesmo roteirista (Steve Kloves) e o mesmo diretor (David Yates) por três filmes (*5 - 6 - 7*), logo, certos buracos são imperdoáveis. Uma das minhas grandes reclamações em relação ao filme 6 tinha sido diluírem a batalha final no castelo e terem cortado os irmãos do Ron. Pois é, Bill (*e o ator é bem bonitinho*) cai de pára-quedas, casado com Fleur, e com o rosto marcado por Greyback e, pior, falando da batalha. Que é que foi isso? Erro de continuidade? Eu já sabia que, com tantas mudanças, seria difícil ajustar, mas, neste caso, chutaram qualquer coerência e com perda para quem assiste a série de filmes, que é o alvo principal da franquia. Quem leu os livros pode ter gostado, mas é preciso lembrar que a franquia de filmes não segue os livros MESMO. Outra coisa que incomodou foi não mostrarem o funeral de Dumbledore. Quando reclamei, lembro de alguém ter dito “Ah, vão começar o filme 7 com isso.”. Qual nada! Para mim foi um furo. E, claro, Neville apareceu muito, muito, muito pouco. E a Minerva nem deu as caras. Minha última crítica é ao ritmo, entre o início da busca e a fuga de Ron, o filme não conseguiu imprimir a distorção temporal. Passou muito tempo, mas essa sensação só conseguiu ser passada pelo filme depois que Ron sai de cena. E eu não gosto do Ron, todo mundo sabe disso, mas foi uma falha.

Neste último capítulo da história, o nível de violência é alto para os padrões da série, ainda que a cena Greyback/Herminone não tenha sido tão bem desenvolvida. Pelo tom do filme, pensei que teríamos um quase estupro... A cena da mesa dos Death Eaters (*Comensais da Morte*) com o Voldermort, a cara do Lúcios (*adoro o Jason Isaacs e ele passou o desespero necessário à situação da personagem*), do Draco (*aliás, mesmo com poucas falas o rosto do menino fala por si. Muito bom!*), a impassividade e imponência do Snape (*poucas participações do Alan Rickman, mas quando ele está em cana...*) e a execução... Foi uma seqüência primorosa. Aliás, a outra seqüência na mansão, quando Bellatrix (*Helena Bonham Carter me convenceu finalmente como a personagem*) tortura Hermione ou a passagem na casa de Bathilda, foram muito bem feitas. Nesse filme as cenas de ação não deixaram a desejar e foi colocada a tensão necessária. A sensação de impotência dos heróis contamina o filme e me provocou a angustia necessária. Quando li o livro o achei chato, depois, parei para refletir que o objetivo da autora não era que o livro fosse “chato”, mas mostrar o quanto eram frágeis as nossas protagonistas, como as chances deles eram limitadas.

Eu realmente não lembrava do ferimento do Ron e a coisa ficou bem impressionante, o braço arrebentado, o desespero do trio de amigos. Quando voltei para casa, fui pegar meu livro para confirmar, pois eu não lembrava da cena. Aliás, é bom ver o crescimento dos atores, coisa que eu acompanhei filme a filme. Não foi um crescimento por igual, mas é visível a memória. A cena da dança, que foi criada para o filme e tanta gente parece não gostar, é o tipo de atitude que reflete uma intimidade que somente amigos de verdade têm. Para mim, foi uma cena tocante, assim como Harry dizendo para o Ron “continue falando da bolinha”, conseguiu ser engraçada na medida certa. Espero que eles tenham futuro depois de Harry Poter. Já a menina que faz a Luna é como um raio de sol, como ela encarna bem a personagem. A cena dela com o pai na festa... Muito, muito boa a menina. E suas poucas cenas foram esplendidas. O filme sete também mostrou que é possível usar bem os elfos. Mas, de novo, cortaram o pobre do Dobby dos outros filmes, ele apareceu somente no dois – quando ele era um chaaaato – e o recolocarem foi mais uma concessão aos livros que não condiz com os encaminhamentos anteriores. Como a equipe é a mesma... enfim...

Não sei qual foi a minha cena favorita, pois dessa vez mesmo o humor, que é a parte fraca dos filmes, funcionou bem. Mas a seqüência dos vários Harry, com boa parte do elenco “do bem” participando, foi ótima, reuniu tensão e humor. A morte da Edwiges... Mesmo o detalhe da moto na rodovia, aquele tipo de cena que os americanos parecem adorar, não estragou o clima geral (*lembre do dragão no filme 4, aquela palhaçada toda e compare com o resultado*). Foi tudo ótimo. E depois o gêmeo sem orelha fazendo piada da sua situação... Outras partes excelentes foram a do ministério e a da recuperação da espada. Quando vi a corça e imaginei que o Snape estava em algum lugar... Mas, enfim, espero que tenhamos muito de Alan Rickman no próximo filme.

O que mais a falar aqui? Poderiam ter colocado um “To be continued”, acho que era muito importante, ainda que eu repita que não acho que alguém comece a assistir Harry Potter no cinema pelo fim. Poderiam também ter colocado um teaser, alguma coisinha que já se remetesse ao próximo filme. De resto, minha primeira sessão no sábado (*não vi na sexta, porque até terça-feira não tinham decidido se teria ou não sala legendada no Terraço ou no Embracine*) não estava cheia. Alguém ensaiou umas palmas, mais da metade do público era adulto e, triste, muita sujeira no chão depois da sessão. Gente porca não tem classe social, é um problema cultural geral. Eu vasculhei aqui e achei minha “resenha” do livro 6 e dos filmes 4 (*não sei porque não comentei o 5*) e 6 para quem quiser. É isso! Mal posso esperar pelo próximo filme.

15 pessoas comentaram:

Adorei os comentarios.
E pra mim esse foi o melhor filme de Harry Potter!
Não fiquei entediada hora nenhum, nem senti que estava muito diferente do livro.
Antes desse o meu filme de Harry Potter favorito tinha sido o 5°. Mesmo tirando o quadribol ele foi bem fiel ao clima do livro, passando realmente como estava infernal a vida de harry na escola. (E o 5° é o livro que eu menos gosto junto com o 6°)

Valorizo muito o trabalho de David Yates! Mesmo com os pequenos problemas de continuidade e tirando algumas cenas importantes ele trouxe para os filmes de harry potter o clima que eu imaginava quando lia os livros!:D

Estou indo hoje ver o filme e estou super ansiosa. Não com espectativas de fidelidade porque, como você mesma já comentou, os filmes não seguem os livros, mas as cenas que vi no trailer e nos spost (não consegui resistir =P), me deixaram empolgada. Vamos ver se ficarei mais ansiosa ainda para ver a sequência ano que vem. \o/

Harry Potter!!

Adorei ler seu comentário sobre o filme.

Fui assitir sábado, na primeira sessão, e ele me agradou imensamente. Alias eu gosto muito dos filmes, mas estava com pé atrás depois de um filme 6 extremamente decepcionante.

Mas recuperei meu ânimo e aguardo muito, muito ansiosa pra ano que vem ver o final dessa história que acompanho desde os meus 10 anos.

Tendo a vantagem de já ter lido os livros não houve surpresa diante das perdas, mas vê-las encenadas de uma forma mais fiel foi um presente.

Além de todas as cenas que foram comentadas, uma em particular me agradou muito, e me fez querê-la descrita no livro. Eu falo sobre a cena da Hermione apagando as memórias dos pais, apagando ela mesma da história deles. Foi muito mais emocionanate do que o relato da própria em alguma parte do livro.

E algo que senti falta foi a cena de despedida do Harry com o primo e a bronca do Harry no Lupin por querer ir com ele e deixar a Tonks grávida. Alias, não foi comentado a gravidez da Tonks e levando em conta a ligação da criança com Harry eu iamgino como ele vai descobrir isso.

A não ser que queiram fazer como fizeram com o Bill (por que será que a tradução resolveu dar o nome Gui? Nome é nomem mas depois de James virar Thiago eu não devia me surpreender... enfim), do nada é capaz do Lupin aparecer dizendo que quer que o Harry seja padrinho de seu filho e ele aceitará de bom grado como se sempre soubesse da gravidez.

Bom mas apesar de algumas falhas, o filme foi muito bom!

Quero ver logo o próximo, apesar de não estar muito feliz com as perdas que enfrentarei. Será muito bom também ver o Snape, que terá (espero eu) seu momento diante do Harry.

PS: Depois de ver o filme, vi que definitivamente preciso reler o livro... Mas só depois do vestibular rs.

Laisa, a Tonks não fala da gravidez, mas quando ela entra comenta que tem uma boa surpresa (*ou algo assim*) e pega na mão do Lupin. Agora veja que parece mais uam bola fora, porque é o tipo de dica apra quem leu e os filmes são os filmes.

Quanto à cena da Hermione, é verdade. No livro ela "conta", no filme a coisa é mostrada de forma muito tocante.

Acho que para vocês que cresceram com os filmes e o livro a coisa tenha um significado muito maior do que para mim. Eu sou a adulta abelhuda que acompanha a série de longe. No caso de quem começou criança, vocês cresceram com ela. E isso é muito bonito, muito legal mesmo. ^_^

Eu ADOREI o filme !! Adorei mesmo ! fui na estreia, e tal ! Um dos meus amigos, não leu o livro, e ele reclamou boa parte do filme, sabe? ele fica "...boooring.." "...chaaato.." "ahh, vou dormirr.."

HSUSHAUSHAUSAH xD e eu sentindo a MAIOR emoção ! Então, eles tentaram fazer o filme mais sério, com uma atmosfera que traduziu muito bem o livro, eu achei a adaptação FANTÁSTICA !! claro, faltou coisas, sempre falta.. mas num tem como por tudo mesmo, a gente sabe. Eu achei muito, muito digno.

E MAL POSSO ESPERAR PELA PARTE II !! xD

Bom.. eu particularmente gostei bastante do filme. Acompanho a serie (livros) desde pequena tambem. Sem falar na decada de HP no cinema, que quando eu paro pra pensar, é bem impressionante.

Falando nos personagens, eles realmente evoluiram, principalmente Emma Watson (Hermione), que está fantástica e bem bonita.

Ah só uma coisa que eu não entendi no comentário, hehe. Valéria a parte que voce fala "tipo de cena que os americanos parecem adorar". Sorry, não entendi... hehe

Vivian, os americanos adoram cenas de perseguição de carros. A moto com o Hagrid cumpre esta função.

Ah sim... americanos realmente curtem essas coisas.
Mas como o livro/filme é britânico (- Kloves) .. acho que tds apreciam um pouco de "adrenalina".
E confesso que (eu achei), essa perseguição no céu de Londres deu um certo charme ao início do filme.

Eu comecei a ler Harry Potter quando ja tinham lançado o livro quatro.

Tinha um pouco de má vontade no inicio pq achava uma verssão infatilizada da serie Tim Hunter de quem sou fã.

Mas fui mudando de ideia ao longos dos titulos.

Gostei muito de ver como a serie encantou tantas pessoas, como trouxe tantos jovens p/a leitura, como trouxe de volta a expectiativa por um proximo livro.

Sinto muito que o final tenha sido tão aquem do esperado...

Mas tudo bem, como serie valeu.

Espero que os atores jovens consigam continuar sua carreiras e tenham boas chances.

Ah e sou fã do Alan Rickman desde que ele deu todo aquele trabalho p/ o John McClane. rs

Adorei sua crítica sobre o HP7, senti exatamente as mesmas coisas em relação ao filme, acho q esse eu não enjoaria de assitir mais e mais vezes.
Além de tudo aquilo, achei q foi uma ótima escolha começar o filme com a cena da Hermione e os pais dela. Também adorei a trilha sonora, acho q depois q o John Williams saiu, o Alexandre Desplat foi o que 'fez as pazes' do filme com a trilha sonora, apresar de não ter repetido o "Hedwig Theme", e parece ainda que é esperado que ele concorra a um Academy Award pela trilha sonora.
Mas no final eles poderiam ter colocado pelo menos o trailer da 2ª parte, pra já dar um gostinho do próximo filme!
bjos! =**

Eu li sua crítica e fiquei com vontade de chorar por ainda não ter visto o filme.
Harry Potter significa a minha adolescência e horas e horas de bate-papo com amigos sobre os mistérios da série.
É obrigatório para mim.

Como já havíamos conversado no twitter algumas coisas, só resta dizer que concordo completamente com o que vc escreveu, principalmente neste trecho:
"A cena da dança, que foi criada para o filme e tanta gente parece não gostar, é o tipo de atitude que reflete uma intimidade que somente amigos de verdade têm. Para mim, foi uma cena tocante, assim como Harry dizendo para o Ron “continue falando da bolinha”, conseguiu ser engraçada na medida certa".
Achei esse filme bem maduro e como vc disse, se não fosse o penúltimo, talvez levasse muitos a ler a saga. Eu fiquei pilhada pra vê-lo de novo e ler os livros novamente pra lembrar os detalhes!
Bjus, Gio

Bem, eu gostei bastante desse filme. Entendendo que é um filme, com uma duração limitada, achei muito bem adaptado. Bem, o Gui (Bill = William, que vem de Willem, Guilherme, por isso a 'tradução', pra quem comentou) não cita exatamente a batalha em Hogwarts, não é? Ele diz ter sido ferido pelo Greybeck. Ah, e no sexto livro não "mostra" a batalha, quando o Harry volta ao castelo, ela já tinha ocorrido, pelo que eu lembre.

Enfim, gostei bastante do filme. Mas o engraçado é que a cena da dança fez o pessoal que viu comigo e não leu o livro reclamar que o Harry tava dando em cima da Hermione. hahaha. Espero bastante pelo último =) E esse lance de continuidade, bem, não dava pra colocar todos os personagens nos filmes, não é? E o próprio diretor não sabia até quando ia continuar na série. Acredito que se tivessem deixado claro que ele faria os últimos 4 filmes a coisa seria diferente. E o quinto filme saiu 10 dias antes do último livro, não dava pra imaginar como tudo ia ser dali pra frente, né.

Bem, Arthur, a batalha é referida no livro, sim, não descrita, mas o ferimento do Bill é lamentado no livro 6. Ele simplesmente caiu de paraquedas no filme. Isso foi ruim para quem não é leitor dos livros. Foi falha de continuidade. Logo, o melhor seria não colocar o Bill e, não sacá-lo do nada.

Eu realmente não me importei com a dança. Quem assistiu aos filmes sabe que o negócio da Hermione não é o Harry e vice-versa. Especialmente, depois do último filme. E, enfim, é difícil alguém não saber que Hermione e Ron ficm juntos no fim.

Contarei um segredo eu conheço uma pessoa que foi assistir o filme pelo fim, começou pelo sete!!! Arrastei um amiga para assistir e só no cinema ela me informou que não tem idéia de quem vem a ser o Potter, descobriu a partir do sete, decidiu que essa história toda fala sobre como os amigos são importantes, quem manda ver mesmo é Hermione e que os fãs de Harry deviam arrumar outra coisa pra fazer com seus dinheirinhos rsrsrsr!!!

Adorei ela, mandei sua resenha para ela ler e os comentários foram como sempre ilarios, bem eu ao menos acho graça do jeito da minha amiga!!!

Adorei a resenha, estou contando os dias para ver o desfecho do filme, também não lembrava do ferimento de Ron e também observei o crescimento dos atores, aliás o meu proprio crescimento ao longo do desenrolar da franquia, comecei a ver os filmes no ano que fiz o vestibular, acabei de passar na danada da seleção do mestrado e Harry ainda está aqui... fico pensando que ano quem vem não terá mais e me da um dorzinha de saudades!!!

Related Posts with Thumbnails