segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Kono Manga ga Sugoi 2011!



O guia Kono Manga ga Sugoi! (このマンガがすごい!– Este Mangá é Legal!) é publicado pela editora Takarajimasha todos os anos desde 2006 e traz uma lista – feita por professores universitários, mangá-kas, vendedores de livrarias, críticos, jornalistas, etc. – com os melhores mangás femininos e masculinos. Daí, no início eram dois guias separados, agora, sai um Mook único com o Otoko Hen (オトコ編) e o Onna Hen (オンナ編). Nos dois primeiros anos, 2006 e 2007, Honey & Clover (ハチミツとクローバー) foi eleito o melhor mangá feminino do ano; em 2008, foi a vez de Kimi ni Todoke (君に届け); em 2009, o eleito foi Sakamichi no Apollo (坂道のアポロン), que sempre que eu vejo aparecer em uma notícia lamento profundamente que ninguém tenha feito scanlations dessa série... só de olhar eu sinto que ela deve ser muito boa; em 2010, o vencedor foi Chihayafuru (ちはやふる). Eu já sabia que HER, Tomoko Yamashita, tinha vencido este ano, mas ninguém tinha traduzido a lista e eu não tinha achado ainda. Hoje de madrugada consegui! Viva! Traduzir dá trabalho, é chato, mas aí está o Onna Hen. Se alguém quiser traduzir a lista dos melhores mangás masculinos, este site tem a lista. Seguem os eleitos:

1. HER 
2. Don’t Cry, Girl 
3. Kuragehime
4. Chihayafuru
4. Natsuyuki Rendez-vous
6.Ooku 
7.Utsubora  
8.Kiyoku Yawaku
9. Kimi ni Todoke
10. Machi de Uwasa no Tengu no Ko
11.Tonari no Kaibutsu-kun 
12. Strobe・Edge
13. Maihime Terepsikola Dainibu 
14. Glasss Mask 
15.Shitsuren Chocolatier 
16.Umimachi Diary
17.Sekine-kun no Koi
18. Game Over
18. Doukyou Shichau zo!
20. flat 
21. 7Seeds 
22.Usotsuki Lily
23. Cocoon
23.Chotto Edo Made 

Se paramos para analisar a lista, a primeira questão é como definir o que é mangá feminino e masculino em revistas limítrofes ou que não são propriamente revistas em quadrinhos. Maihime Terepsikola Dainibu saia na Da Vinci, uma revista literária, mas é um mangá que foca no público feminino e é feito por Riyoko Yamagishi, uma das grandes autoras que revolucionaram o shoujo mangá nos anos 1970, então, está na Onna Hen. A revista Manga Erotics F, da editora Ohta House, não recebe rótulo na Comipedia e publica material diversificado, três mangás dessa revista, começando com Utsubora , o sétimo mais votado, estão na lista. Se fôssemos olhar a lista masculina encontraríamos, claro, mangás com grande apelo para o público feminino, e não falo do óbvio material JUMP, mas de Otoyomegatari ou Saint☆Oniisan, vencedor de 2009 no Otoko Hen.

De resto, a maioria dos mangás da lista ou são josei (*HER, Kuragehime, Chihayafuru, Natsuyuki Rendez-vous, etc.*) ou shoujos (*Ooku, Shitsuren Chocolatier, Umimachi Diary, etc.*) limítrofes, alguns sem scanlations. Shoujo mesmo e em destque temos Kiyoku Yawaku e Kimi ni Todoke no top 10, e, depois, Tonari no Kaibutsu-kun e Strobe・Edge. Fechando a lista, dois shoujo que me surpreenderam, o novo Usotsuki Lily (*estou com o primeiro volume baixado aqui para ler... é outro mangá de crossdresser*) e Chotto Edo Made, da autora de Karekano. E Glass Mask está no bolo representando os clássicos intermináveis. E a vencedora do ano, claro, é Tomoko Yamashita com HER e Don't Cry, Girl, ambos sem scanlations, encabeçando a lista de melhores shoujo/josei do ano. Se alguém souber onde posso baixar este guia, eu agradeço. Queria ver como ele é organizado.

1 pessoas comentaram:

A Lista dos mangás 'para meninos'
01- Shingeki no kyojin
02- THERMAE ROMAE
03- sayounara moiwazuni
04- ONE PIECE
05- Full metal alchemist
06- otoyomegatari
07- DRIFTERS
08- BAKUMAN
09- I am a HERO
10- Oku no hana
11- Uchū Kyōdai
12- mushi to uta
13- GIANT KILLING
14- Teppu
15- Kingdom
16- Ao no Exorcist
17- yowa mushi PEDAL
18- GUNDAM (não entendi direto qual)
19- Moriyamachuu Kyoushuujo
20- San gatsu no LION - quero muito ler
21- A-bout!
22- Tokyo Kaidou
22- wakusei no samidare

Related Posts with Thumbnails