quinta-feira, 7 de abril de 2011

'Ele atirava nas meninas para matar', diz aluno que sobreviveu a ataque



Eu não queria estar certa, mas nosso primeiro massacre em escolas (*e que seja o último*) foi, também, um feminicídio (crime de ódio contra mulheres). Será que eu fui a única a juntar dois pontos? Vi o Datena e ele cortou o repórter, quando este tentava fazer a ponte, dizendo que não dava para saber, porque não tínhamos idéia de quantos alunos e alunas havia em sala. É o medo de admitir que uma proporção de quase 10 meninas para 1 menino em uma escola comum não pode ser NORMAL? Será que a carta enlouquecida do assassino não era sintomático de alguma coisa? Mas os meninos, maioria dos sobreviventes, estão confirmando: "Ele atirava nas meninas para matar", disse um;"Relaxa, gordinho, eu não vou te matar", disse outro; "Tenho um filho na mesma turma, que me contou que antes de matar as crianças, o atirador disse que só morreriam as meninas bonitas. Ele se aproximava das meninas bonitas e atirava sem pena. As feias, segundo meu filho, ele deixava passar", sim, ele tinha muitos problemas com as mulheres; e, por fim, "Ele colocava a arma na testa das garotas e puxava o gatilho, sem pena" e "Ele simplesmente entrou na sala, puxou a arma e começou a selecionar as pessoas que iriam morrer". Eis que o ódio do sujeito pelas mulheres (*que, talvez, o tenham rejeitado no passado*) transbordou nisso aí, no assassinato brutal de meninas (*percebem que as mulehres adultas ele não feriu? aliás, nenhum adulto!*) Então, quando lembrarem deste crime, lembrem, também, que há crimes que são específicos, feminicídio, assim como homofobia, existe.

Crimes assim acontecem todos os dias e, sim, homens heterossexuais são seus agentes, na maioria dos casos. É triste, mas a cultura da violência favorece esse tipo de coisa, e a cultura da violência é machista. Os criminosos, esses descontrolados como o de Realengo, normalmente vão além, são misóginos, desejam e odeiam as mulheres, ao mesmo tempo. se ainda assim, você não acredita que é um crime de ódio, substitua "meninas" por negros, judeus, argentinos, tricolores... Talvez aí, você comece a se sensibilizar, perceber que é um crime de ódio. Eu tenho esperança, sabe? E, por favor, diga ao babaca que saiu papagaiando que meninas morreram em maior número "porque não correm direito" ou "porque ficam paralisadas de medo", que essa pessoa está disseminando idéias machistas, também. E machismo e misoginia matam!
ATUALIZAÇÃO: Apesar da tentativa da imprensa em apagar que foi um crime de ódio contra as mulheres (*vide essa matéria do G1*), às vezes, alguma coisa vaza: "O alvo do atirador eram, principalmente, as adolescentes, que levaram tiros na cabeça e face. Uma sobrevivente comentou que ele escolhia as mais bonitas." Fonte: Jornal O Dia.

21 pessoas comentaram:

.
.
.
Teve gente dizendo que mais garotas morreram porque elas não corriam direito e ficavam paralisadas de medo...?
...

Ághata, dito por uma mulher progressista e crítica: http://bit.ly/hSmY3U Ela não deveria nem ponderar sobre isso, nem para denunciar uma educação machista.

é triste ver como o movimento feminista ta virando o "machista" só que pelas mulheres..
Ora, há tantas coisas para ser ver nesse episódio e você vem e fala sobre femicidio?
Santa paciencia.. não é melhor saber por que aquela escola? por que aquelas salas? por que tanta preparação? por que vitimar tantas meninas e poucos meninos?
Isso tem que ser pergunta e não afirmação.

Como uma professora de história, você devia trabalhar com fatos concretos e não com o que parece ser..
é, parece, pois nada confirma que ele foi la só para matar meninas..
ele podia ir em qualquer lugar com mais mulheres.. num vestiário, num banheiro público, numa reunião de feministas, aposto que la ele ia ter certeza que vitimaria só meninas..

Só publiquei esse comentário do Guilherme (*deve ser um troll antigo voltando*) para ilustrar como os machistas tentam esvaziar a realidade. Obrigada, Guilherme, por reforçar meus argumentos. E tudo que postar será solenemente ignorado daqui para frente.

"Como uma professora de história, você devia trabalhar com fatos concretos e não com o que parece ser"

Valéria diga ao senhor Guilherme (tá mais para orc que troll) que como professores de História trabalhamos com experiências humanas e não com "fatos prontos e acabados". Irrita-me profundamente esse pensamento retrógado e fechado de uma história factual e estanque que esse senhor, que ao meu ver não sabe NADA de História, defende tão veementemente.
A História se escreve a partir de perguntas, críticas, teorias, suposições acertos e erros. Não há A VERDADE, mas diversas verdades, todo estudante de história sabe isso.
Também sou professora de História e gostaria de saber a que fatos devo me ater? Poderia ser o fato que o assassino matou mais meninas que meninos? Esse é o FATO? Pois isso DE FATO foi concreto. Devo acreditar, portanto que isso se deveu ao FATO que as meninas não corriam direito e ficavam paralisadas de medo?
Não meu caro orc, minhas experiências e meus estudos me mostram que o machismo é algo muito antigo e enraizado em nossa cultura de tal modo, que pessoas como você são incapaz de reconhecer os números de violência contra a Mulher e isso já se tornou fato! Infelizmente

Já tem jornal agora falando que os feridos são "dez meninOs e três meninas". Não estou entendendo mais nada.

Notícias desencontradas, serviço muito ruim de informação ou o sexo das crianças mudou da noite pro dia? O_o O que é isso, gente? Que desserviço é esse?

Se eu estou confusa, imagina os pais dessas crianças que estão em busca de informações?

Valéria, lhe devo desculpas. Não pelo que eu disse, mas pelo que pensei. Estava achando que tu eras paranoica e que estavas vendo chifre em cabeça de cavalo. Mas depois desse post, vejo que tu estavas certa e eu cego.

"Ele não pretendia assassinar somente meninas", "elas foram mortas porque se sentavam na frente da turma","elas corriam menos ou ficavam paralizadas de medo". Estes argumentos ridículos usados para desmentir o óbvio: tratou-se de um crime de ódio as mulheres, me fazem ver que o "bom senso" é privilégio de poucos, assim como o chamado "senso comum" não é tão comum quanto se pensa. O depoimento do menino sobrevivente afirma aquilo que pessoas imbecis ou mal direcionadas tentavam negar. O assassino desejava matar apenas meninas e, dentre estas, selecionava as mais bonitas.

Em meus doze anos de escola, do primário até o fim do segundo grau, nunca tive uma colega de turma como namorada, fui recusado por todas aquelas a quem me declarei. Essa rejeição produziu em mim sentimentos de mágoa e infelicidade que perduraram por muito tempo após eu sair da escola, porém jamais me passou pela cabeça a idéia de assassinar uma menina que tenha me rejeitado. O que mudou na sociedade nestes últimos vinte anos para que algo assim tão absurdo possa se tornar de certa forma comum, a julgar pelos vário casos semelhantes ocorridos ao redor do mundo?

Infelizmente vc esta certa sim.

Incrivel como esse caso se torna pior a cada nova olhada...

E eu queria aproveitar e falar da cobertura sensacionalista da midia.

As perguntas sem noção, as atitudes idiotas.

E outra coisa que me choca, como aquele vidio foi parar nas tvs tão rapido?

a policia chegou a ver? ou foi p/a midia direto?

e expor as crianças traumatizadas daquele jeito.


mais violencia.

Puxa o que Importa se foram mais meninas ou mais meninos eles se Foram!!!

Massada, não pense que eu não sinto pelos meninos, mas eu percebo algo além da perda, da enorme perda, que é a misoginia. Não estou vendo desprezo no seu comentário, como em outros que apareceram, mas tente fazer um exercício; substitua meninas por negros, judeus, argentinos ou tricolores. Será que aí não fica diferente? Será que a escolha das vítimas preferenciais não influiria? Reflita. E lamente por todos, porque isso é importante.

Quando liguei a TV ontem e vi a notícia, parei pra prestar atenção nessa história de que haviam sido 10 meninas mortas e 1 menino. Tinha algo estranho nisso. Não me parecia uma proporção normal, não acho que, ao chegar numa sala e atirar aleatoriamente, se acertaria tantos alunos do mesmo sexo.
Não acho também que sejamos paranóicas (ou paranóicos, tento ser otimista e acreditar que alguns homens enxergam o mesmo). Esses testemunhos dos sobreviventes (dizendo que o alvo eram as meninas) nem sequer teriam aparecido se não fosse nada do que estamos pensando...

E o pior, Jess, é que a TV continua escondendo isso, inclusive o testemunho dos sobreviventes.

Mas tem alguma coisa errada acontecendo...

Acabei de ler essa notícia:

http://g1.globo.com/Tragedia-em-Realengo/noticia/2011/04/tres-dos-onze-jovens-baleados-em-realengo-estao-em-estado-grave.html

Fiz as contas. Tem pelo menos oito meninOs feridos, embora no próprio portal do G1 continue-se afirmando que foram 10 meninas e 3 meninos feridos o_o"

Em outros sites afirma-se que foram 9 garotos feridos e para 3 meninas.

Tem muita informação desencontrada nessa história toda. Se é proposital ou incompetência, já não sei...

O correto também seria verificar onde ocorreram os ferimentos fatais das vítimas e os ferimentos graves e não tão graves dos encaminhados aos hospitais de acordo com o sexo dos pacientes para conferir se e/ou qual era o padrão do atirador.

Vi uns 5 jornalistas que falavam que tinha mais meninas atingidas pq elas ficavam paralizadas de medo, ou pq não corriam direito. Aí apareceram os vídeos do corredor da escola com todo mundo correndo, independente de serem meninos ou meninas. Ou vão dizer tbm que as meninas "feias" são mais rápidas pra compensar a falta de beleza? Eles vão negar que o cara queria matar só meninas até não poderem mais. Só espero que as crianças que estão internadas sobrevivam e que a menina que corre o risco de ficar paraplégica ñ tenha esse desgosto.

Acabei de ver na Sônia Abrão o 1º jornalista a dizer que é óbvio que o alvo eram as meninas. Ele deve ter visto a mesma notícia que a gente, mas é BEM MAIS do que os outros estão falando.

O cara voltou a falar a ladainha que tá todo mundo dizendo. Aff.

O que o cara está falando pode estar rolando por causa desse link que apareceu:

http://g1.globo.com/Tragedia-em-Realengo/noticia/2011/04/atirador-foi-escola-1-semana-antes-do-ataque-e-pediu-historico-diz-diretor.html

(...) "Segundo o diretor, O diretor também disse desconhecer que o alvo do criminoso eram as meninas. "As professoras relataram que os meninos correram mais rápido, mas que as meninas ficaram nervosas, não conseguiram se mover, e ficavam nas salas", diz ele."

O repórter da #Record está defendendo que houve #Feminicídio Ele diz para ouvir as testemunhas e, não, as mentiras #machistas midiáticas. Ele derrubou a afiramação da repórter de que "disseram" (*a polícia*), que as meninas morreram, porque sentavam na frente.

O que o repórter está defendendo é que ele executou meninas e atirou, também, aleatoriamente (*e acertou, afinal, ele era muito bom*). Enfim, se fala a verdade nessa televisão.

Gente como o Guilherme sempre me convence que eu acertei me ligando mais em ideiais de esquerda. E se esse for o Guilherme que eu conheço, fico triste e envergonhado, mesmo não passando de um colega.

Devo dizer que quando vc levantou a hipotese do feminicido eu fiquei um pouco cauteloso, pq achava prematuro, mas quando as informações foram confirmadas, não deu para negar...

Desculpe por isso.

É incrivel como algo tão monstruoso se torna ainda pior.

Related Posts with Thumbnails