segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Que anime você recomendaria para quem não é fã de anime?



Trata-se de uma pesquisa feita por um site japonês. Ao todo foram 4632 e 50 títulos selecionados. A primeira parte da lista, encontrei no Sankaku Complex (+18) e a segunda parte, eu mesma traduzi. Enfim, alguns títulos obviamente poderiam ser oferecidos a quem não conhece e/ou gosta de anime. Usagi Drop, o primeiro colocado, é um deles, mas existem títulos na lista que, sei, não... e senti falta de Miyazaki. Segue a lista completa. Se quiserem comentar:

1. Usagi Drop
2. Ano Hi Mita Hana
3. Gintama
4. Natsume Yūjinchō
5. Tiger & Bunny
6. Clannad
7. Summer Wars
8. Toki o Kakeru Shoujo
9. Durarara!!
10. One Piece
11. The Twelve Kingdoms
12. Gundam Seed
13. Gundam 00
14. Steins;Gate
15. Neon Genesis Evangelion
16. Ranma 1/2
17. Toradora!
18. Hetalia
19. ARIA The ANIMATION
20. Detetive Conan
20. Tanoshii Moomin Ikka: Bōken Nikki
22. Toaru Majutsu no Index
22. Jewelpet Tinkle☆
24. Ikoku Meiro no Croisée The Animation
25. Toshokan Sensō
26. Code Geass: Lelouch of the Rebellion
27. Kami-sama no Memo-chō
28. Ore no Imouto ga Konnani Kawaii Wake ga Nai
29. Denpa Onna to Seishun Otoko
30. Shinryaku! Ika Musume
31. Nodame Cantabile
32. Ro-Kyu-Bu!
33. Infinite Stratos
34. Minami-ke
35. Jigoku Shoujo
36. Hidamari Sketch
37. A Channel
37. Kareshi Kanojo no Jijou
39. Hidan no Aria
40. Tantei Opera Milky Holmes
41. Oniichan no Koto Nanka Zenzen Suki Janain Dakara ne—!!
41. Zipang
43. Planetes
44. Shakugan no Shana
45. Marmalade Boy
46. Gyakkyō Burai Kaiji
47. Fushigiboshi no☆Futago Hime
48. Kawa no Hikari
49. Fushigi Yûgi
49. SoltyRei

Como escrevi lá em cima, eu não recomendaria alguns desses animes para não-fãs. Na minha lista, especialmente se estivesse recomendando materiais para adultos, não faltaria Hataraki-Man, A Lenda dos Heróis Galáticos, Monster, Himitsu - Top Secret (*sem os últimos episódios*), A Rosa de Versalhes, Honey & Clover, Escaflowne, Touch, Lodoss. Mas tudo, claro, sempre depende de quem é a pessoa para quem você está recomendando. Não sugeriria Hetalia para alguém que não fosse minimamente fã de anime...

14 pessoas comentaram:

O manga de Marmalade Boy é maravilhoso, mas não curto muito a serie animada não (embora vesteja na minha lista de cosias para assistir antes de ser realmente adulto (leia-se entrar no super citado mercado de trabalho) e não ter mais tempo de acompanhar uma serie com 50 episodios ou mais)...

Mas é ótimo ve-lo na lista (assim como Toradora!, Karekano e etc..)

Eu não recomendaria o anime de MB... Mas o mangá vale a leitura.

Acho que faltou o anime de Death Note. Conheço muitos não-fãs que gostam dele XD

Verdade, Matt, Death Note faz muito sucesso com que não é propriamente fã de anime.

Bom, eu acho que recomendaria Tiger & Bunny para quem vem do comics e gosta de cultura pop. Ghost in The Shell também pode interessar a este povo. Recomendo o Miyazaki / Ghibli para todos.

Acredito que Paprika e Tokyo Godfathers possa ser uma boa pedida para um adulto que não conhece anime e que se sinta mais confortável com essa estética mais "realista".

Sempre recomendo Nodame para quem é da música. Geralmente rola o maior interesse!

E, claro, acho que tem gente que poderia curtir a Rosa de Versailles.

Está faltando GTO, Nana e Death Note. Já viciei pessoas em animes com eles.

Sério que Durarara!! está entre os 10 mais? Desculpa quem gosta, mas eu detestei o que vi! Não recomendo nem pros inimigos!

Faltou o Escaflowne e o Dom Drácula! XD

A maioria das series listadas eu só recomendaria para que já gosta de anime. Ou a pessoa tomaria um choque cultural muito grande,estranharia e não iria querer ver mais.
Eu recomendo as coisas pelo estilo da pessoa, então não dá pra dizer que há series que são mais recomendaveis. Quando eu vou apresentar a cultura asiatica para as pessoas que não são fãs ou que não tiveram contato, eu procuro mostrar a pessoa coisas que se pareçam com a vida dela, ou que satisfaçam as expectativas.
Viciei todas as meninas da minha sala em animes e doramas com Hana Yori Dango; já com os meninos nem precisei do esforço, porque todos já assistiam animes antes ou já tinham assistido. As meninas da sala gostaram de assistir anime. O que faltava era que elas fossem apresentadas à series que interessem a elas. Pois anime quando chega aqui ou é shounen ou mahou shoujo, e as garotas que não são fãs não vem muita coisa interessante nisso - mesmo que todas tenham assistido Sailor Moon e Sakura. Quanto chega algo mais maduro que um mahou shoujo para as meninas, acaba sendo maduro d+ como Nodame. E as meninas não se interessam muito em romances parados como o da Nodame e Chiaki. Elas querem é aqueles romances cheio de reviravoltas, intrigas, vilãs, meninos bonitos e é claro os beijos.

Nana e Paradise Kiss pelo menos no meu caso, superaram todas as expectativas das pessoas que não eram fãs de anime. Consegui transformar meninas que tinham preconceito com mangá em otakus de primeira linha com esses dois títulos.

A maioria desses títulos eu não conheço. Mas recomendaria "Túmulo de Vagalumes". Dentre as pessoas que não gostam de animes, o que eu vejo é que a maioria pensa que as histórias se resumem a Pokemon ou coisas do tipo. Uma temática mais adulta poderia ajudar a quebrar esse estereótipo.

A Livia está certíssima. As pessoas pensam que animês se resumem a meninos chatinhos lutando por coisas sem sentido ou que, as vezes, tem um sentido estupido. Claro todos os shounen do mundo não são assim,basta olhar o Fullmetal Alchemist, que consegue ser bem shounen, mas ao mesmo tempo maduro e muito interessante.
Gosto de shounen, só to cansado de toda vez ver a mesma historia.

geralmente as listas desse site biglobe não são muito de confiança nem muito boas, sem falar que praticamente 80% ou mais dos animes que são sempre listados são bem recentes, não que signifique que sejam ruins (eu mesmo recomendaria Usagi Drops) mas a unica razão de muitos estarem em listas como essas é que as pessoas parecem que tem memoria fraca e votam em qualquer coisa que viram a alguns dias atrás esquecendo de clássicos como filmes do Ghibli por exemplo e tantos outros que se adequariam mais.

dos que conheço dessa lista recomendaria Usagi Drop, Ano Hi Mita Hana, Tiger & Bunny, Clannad, Ranma 1/2, Toki o Kakeru Shoujo e Code Geass, claro que cada recomendação iria depender da pessoa a quem vai se recomendar.

( Tantei Opera Milky Holmes, Oniichan no Koto Nanka Zenzen Suki Janain Dakara ne—!! e A Channel são tão ruins que eu não recomendaria nem a um inimigo.)

Como assim gintama?Tem que ver todos os animes populares ou só conhecer de nome alguns pra entender gintama,até eu as vezes fico perdidona '-'

Claro que depende MUITO do tipo pessoa alvo da recomendação, pois até 'excentricidades' como "Ebichu" podem ser perfeitas. Mas no geral, normalmente mando "A Casa em Pequenos Cubos", "Hoshi no Koe" ou "Ela e o Gato Dela", ou mesmo um "Night of Werehog" que já funcionou muito bem ^^.

Já viciei (bastante) gente com Evangelion, apesar de recomendar +150% o mangá ao invés do anime.

"Escaflowne", "Nausicaä", "Crest of Stars", "Kino no Tabi" e "Millenium Actress" também estariam na minha lista.

Agora, se fosse pra alguém "parecido comigo", mandaria um "Ghost in the Sheel", "Perfect Blue", ou "Ergo Proxy" (ou o próprio "Evangelion" mesmo) goela abaixo sem pensar 2 vezes! ^^

Related Posts with Thumbnails