domingo, 30 de outubro de 2011

Biografia em desenho mostra como o mangá ficou adulto



Não concordo com o título, tampouco com algumas reflexões do autor. As temáticas dos mangás, algumas delas, pelo menos, sempre foram consideradas adultas ou não tão infanto-juvenis, especialmente quando comparadas com o quadrinho americano de massa pós-comic code. Mas, enfim, quem estiver em São Paulo pode assistir Tatsumi e eu vou procurar para dar uma olhadinha, também. A matéria saiu na Folha de São Paulo de hoje.

Biografia em desenho mostra como o mangá ficou adulto

DE SÃO PAULO


Quem não frequenta lojinhas no bairro paulistano da Liberdade em busca de mangás provavelmente não sabe o que é gekiga ou quem é Yoshihiro Tatsumi. Um belo filme de animação responde.

"Tatsumi", dirigido por Eric Khoo, é uma transposição para a tela do gekiga, um termo japonês que define mangás de temática adulta. Em japonês, gekiga quer dizer "figuras dramáticas". O gênero foi criado por Tatsumi na década de 1950. Ele mirava um público mais velho que os adolescentes que devoraram os mangás da época. Fez sucesso e depois muitos desenhistas o seguiram.

O filme é quase uma biografia de Tatsumi, mas pouco convencional. É baseado em seu livro de memórias e traz cinco narrativas passadas no Japão do pós-Guerra. Como todo gekiga que se preze, tem drama, violência e questionamentos morais. Não é exagero dizer que Tatsumi fez para o mangá o que o americano Will Eisner fez para os quadrinhos, trazendo ao gênero densidade psicológica e realismo.

Eisner chamou suas histórias humanas de "graphic novels", numa clara tentativa de ressaltar que não eram gibis comuns para a garotada. Assim aconteceu com o gekiga, mas atualmente os estilos de mangá absorveram muito dessa cartilha e a diferenciação perdeu o sentido. Para quem não se interessa pela arqueologia do mangá, "Tatsumi" pode ser visto como um desenho adulto bem legal. (THALES DE MENEZES)

TATSUMI
DIREÇÃO Eric Khoo
PRODUÇÃO Cingapura
QUANDO hoje, às 15h, no Olido
CLASSIFICAÇÃO 14 anos
AVALIAÇÃO bom

2 pessoas comentaram:

Bom, acho que ele fala de como foi que isso aconteceu – porque realmente foi com os autores de gekiga que começou a se falar em quadrinhos adultos no japão, nos anos 50. Eu tenho o drifting life do tatsumi aqui em casa (que serve de base para o filme) e eu recomendo a leitura. Só que se prepare: publicaram tudo em um calhamaço só e dá pra matar um ser humano jogando aquilo em sua cabeça.

Porque o pessoal sempre acha que pore ser gibi e desenho tem q ser tudo pra criança? riduculo isso

Related Posts with Thumbnails