quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Robert Downey Jr. diz: "Relacionamento entre Sherlock e Watson não é gay"



Muito engraçada essa necessidade do Robert Downey Jr., garoto propaganda do filme Sherlock Holmes, vir com esse papo de que Holmes e Watson não são gays. Aliás, uma das coisas mais discutidas, desde o século XIX, entre os fãs é a possibilidade do flerte homossexual entre os dois. Eu, como fã dos livros originais, realmente não vejo questão fechada aí e falei disso na resenha do primeiro filme e, também, quando comentei um capítulo do livro do Alberto Manguel sobre O Signo dos Quatro. Enfim, vou citar as falas do Downey Jr. na matéria da UOL. Olhem só:
Não dê ouvidos às más línguas. O relacionamento entre o detetive Sherlock Holmes e seu inseparável parceiro, Dr. Watson, não passa disso: uma grande amizade. "Não... é... gay", sublinha o ator Robert Downey Jr., fazendo uma cara muito séria e sacudindo o dedo indicador como se fosse um professor dando pito. "Devo repetir? O relacionamento entre Sherlcok e Watson não é gay. Não tem nada de gay. Nada de errado se tivesse, mas seria um desrespeito à obra de Conan Doyle. A relação entre eles é deliciosamente complicada, assim como acontece com duas pessoas muito diferentes entre si, que, por isso mesmo, se dão maravihosamente bem”, insiste o ator, durante entrevista para promover "Sherlock Holmes 2: O Jogo de Sombras", em Los Angeles.
Agora, que o filme chega aos cinemas como um blockbuster com altíssimas expectativas, é preciso insistir que as personagens não são gays? Então, a Warner errou, porque o trailer e a fala do Downey Jr. só reforçam o shipping dos fãs. Aliás, como disse o Crodoaldo Valério, de Fina estampa no capítulo de sábado, "Macho que é macho, não precisa ficar repetindo que é macho". Entendeu, Warner? Entendeu, Seu Downey Jr.? Ficou esquisito isso... Mas eu tropecei em uma entrevista do mesmo ator em 2009 para o David Letterman, olha só:
Letterman: “Agora, pelo que eu me lembro, sempre houve uma sugestão de que havia um nível diferente de relacionamento entre Sherlock e Dr. Watson.”
Downey: “Você quer dizer que eles eram homos…”
Letterman: [Risos.] “Bem…”
Downey: “É isto que você estava dizendo?”
Letterman: “De uma certa forma, sim... que a proximidade entre ele ia além da resolução dos crimes. Isso de alguma maneira é tocado no filme, mas ele tem uma noiva, então nós não estamos muito certos. Isso está correto?”
Downey: “Ela pode ser só uma 'cortina de fumaça' (beard). Quem sabe?"
Paul Shaffer: “O que eles são, absolutamente gays (screamers)? É isso que você está dizendo?
Downey: “Por que nós não observamos o clip e deixamos a audiência decidir se o que acontece é um romance homossexual muito masculino (butch). E há muitos por aí. E eu estou orgulhoso de conhecer alguns deles."
No link, diziam que a Warner não gostou da entrevista, porque não queria suas protagonistas associadas a idéia da homossexualidade. Olha, acho que até alguns homofóbicos se divertiram vendo o filme. Eles deveriam desencucar e aproveitar toda a atração que a questão sempre teve e parar de frescura mesmo. Ninguém vai fechar conclusão sobre o relacionamento de Holmes e Watson, nem precisa. Uma das graças dos livros e filmes mora aí, nesse mistério... O filme estréia no Brasil em 13 de janeiro. Espero poder assistir na estréia.

P.S.: A entrevista era cheia de gírias e eu recorri ao Urban Dictionary. Não sabia que havia tantas definições para butch e screamer e não conhecia a gíria beard.

9 pessoas comentaram:

Realmente, muito desnecessário ficar sublinhando essa questão.
Os próprios livros, na minha opinião, deixam uma brecha para a imaginação. Na minha, pelo menos, deixou. Li várias fanfictions excelentes de estilo "yaoi" (?), que valorizo até mais do que o filme com o Downey. Aliás, aquele primeiro filme absurdo sim é que foi um desrespeito à obra do Doyle.

O primeiro filme não foi desrespeitoso. Aliás, minha resenha dá as razões para que eu pense assim. Bobagem é ficar batendo que eles não são gays. ;-)

Não tinha lido sua resenha, dei uma olhada agora, me fez repensar.
Mas talvez o que eu tenha tentado dizer com "desrespeitoso" é que... Sabe, eu não consegui aproveitar o filme como você. Não consegui me desligar. E além dos exageros, não gostei do filme como um todo. Achei chato, lento, confuso. Mesmo em alguns momentos até me desligando de que aquilo ali não era o universo SH que eu gosto tanto, eu me entediei. Acho que isso é que me deixou mais frustrada hehhehehe talvez desrespeito seja exagero meu mesmo, mas é que eu acho que era um filme que tinha tudo pra ser foda, mas que acabou sendo, pra mim, bem "esquecivel" o.O

Repito aqui: Downey Jr. está uns 90 anos atrasado com o fandom de Sherlock Holmes. xD

Agora, eu acho que tem o dedo do estúdio nessa declaração. O que é um absurdo, claro, já que a química Holmes/Watson foi bem aceita quando do primeiro filme.

Eu gostei do filme, mas claro, não assisti com os olhos críticos de quem resenha.
Mas essa coisa de sair bradando "Eu não sou gay! Eu não sou gay!" é no mínimo suspeita. Ninguém está nem aí pro assunto e o cara insiste em chamar atenção para isso. Parece querer justamente que todo mundo pense o contrário.
Mas uma polemicazinha é sempre bem vinda para o marketing, certo?

Ai amigas,não sabem como eu sonho o dia em que o Watson vai colocar o Holmes contra oa parade e dizer-Holmes,eu te amo.... e acabo tudo não beijão.
O que foi,sonhar é permitodo ainda....
mas a val tem ranzão,a acho esse medo da Doyle,meio idiota e marketeiro.....

Nunca vi nada suspeito entre o Holmes e o Watson, aliás, este último não era casado?

Eu adoro criar um slash básico na minha cabeça, mas esses dois nunca achei que fosse o caso. Sem falar que racista e machista como era o Conan Doyle, ele não iria querer por em dúvidas a "masculinidade vitoriana" de seus personagens.

Samuel, o Holmes e o Watson já davam o que falar no século XIX e pouca coisa é mais dúbia do que amizades vitorianas. No caso dos casamentos de Watson, parece que foram dois, mas até no cânon é confuso... E tem aquela frase do Holmes em O Signo dos Quatro quando Watson diz que vai casar: "Watson, você vai me trocar por uma mulher?". Não que eu fique imaginando os dois juntos, mas material tem e muito.

"Samuel, o Holmes e o Watson já davam o que falar no século XIX e pouca coisa é mais dúbia do que amizades vitorianas."

Bem,eu pessoalmente nunca considerei os dois um casal,não pela leitura do livro...mas acho muuuito interessante o clima da coisa,nas séries/filmes então...Achei muito legal seu comentário,Valéria,nunca tinha ouvido nada parecido.Você conhece algum texto/blog/site que fale sobre isso?
Beijos

Related Posts with Thumbnails