sábado, 4 de fevereiro de 2012

Sakamichi no Apollon ganha continuação da revista Flowers e um pedido de desculpas



Segundo o Comic Natalie (com uma mãozinha do ANN), Yuki Kodama irá começar uma continuação de Sakamichi no Apollon (坂道のアポロン) na edição de maio da revista Flowers que chega às bancas em 28 de março. Sakamichi no Apollon ganhou o Shogakukan Manga Award na categoria geral este ano e em breve terá anime na Noitanima. Ainda segundo a notícia, a autora iniciará um novo mangá durante a primavera japonesa, que começa em abril.

Agora, preciso pedir desculpas aos leitores e leitoras do blog. Sábado passado fiz um post intitulado "Novo anime shoujo anunciado e algumas considerações sobre algo que está me aborrecendo". Estava aborrecida com umas bobagens que andei lendo e escrevi bobagens eu também. A revista Flowers é uma revista josei, sempre foi. A Petit Comics é que é categorizada como shoujo e eu vivo dizendo que deveria ser (*não que é*) josei. Só que em algum momento – e eu fui buscar todos os posts envolvendo a revista Flowers no Shoujo Café – comecei a registrar essa revista como shoujo. Não sei por qual motivo, mas foi isso que aconteceu. Já tinha feito o inverso com a Melody. Motivo? Não fui checar as fontes, neste caso, principalmente o Comipedia, o Mangaupdates e, porque não incluir, o Shoujo Manga Outline. Eis a minha "Face Amarela".

Não sabe o que é "A Face Amarela"? Trata-se de um dos meus contos favoritos de Sherlock Holmes, no qual o detetive por pura presunção, sem seguir seus métodos rigorosos, presume determinada coisa e, claro, erra. Ao final do conto, ele pede para Watson que sempre que estivesse agindo dessa forma de novo, que o amigo sussurrasse em seu ouvido "face amarela" para que ele não cometesse outro erro. Cometi um erro grosseiro. Preciso corrigi-lo e isso precisa ser público. Poderia simplesmente apagar ou mudar o post. Aliás, se vocês forem ler o último parágrafo, já podem perceber que eu já estava quase sacando que, sim, tinha escrito uma burrada. Agora, é corrigir todos os posts nos quais a Flowers ou seus mangás foram categorizados de maneira equivocada.

De resto, mantenho o que eu disse. É absurdo generalizar a respeito de qualquer gênero, é ridículo desprezar qualquer coisa para mostrar que está "crescendo". Isso não é sintoma de amadurecimento, mas passar atestado de imaturidade. Há bons e maus mangás em todos os gêneros e josei não é melhor que shoujo, especialmente, quando você nem consegue ler esse tipo de mangá, porque não tem domínio suficiente da língua. E eu sei que a Ludmila não comentou por mal no outro post, ela, aliás, tinha razão em apontar meu exagero, e, claro, o post acabou induzindo a confusão mesmo. Afinal, não se deve escrever movido pela emoção, seja ela qual for. Desculpem por isso.

Agora, um conselho: se você conseguir aprender japonês, não precisará mais deste site para notícias e poderá ler qualquer mangá ou site de notícias japonês. Pense nisso. Não é elogio para mim pensar que há quem deixe de estudar, se aperfeiçoar, crescer para passar tempo no Shoujo Café. Se não der tempo de fazer as duas coisas, vá estudar. Se você aprender japonês, italiano, francês, etc., pode passar aqui se ainda quiser para saber a minha opinião, ler minhas resenhas, essas coisas. Isso, sim, me deixará contente. :) E, de resto, eu repito: Não há confusão alguma ou problema algum em saber qual o gênero de um mangá, basta olhar a revista. Eu é que cometi um erro crasso e, claro, por isso mesmo, estou escrevendo este post para me desculpar.

1 pessoas comentaram:

Loucura seria eu deixar de visitar o Shoujo Café por causa de um erro seu. Amo ler sua opinião sobre filmes, séries e livros. Foi um erro bobo, e todos cometem erros.

Beijos!

Related Posts with Thumbnails