quinta-feira, 22 de março de 2012

90% dos leitores de One Piece são adultos



Passando pelo Sankaku (+18), vi que eles publicaram uma pesquisa da NHK que apontou algo muito curioso, apesar de ter como público alvo os adolescentes, One Piece (ワンピース) tem 90% de leitores adultos, metade deles entre os 30-49 anos. Vejam o gráfico:

1-12 – 3.0%
13-18 – 10.5%
19-29 – 37.4%
30-49 – 36.9%
50+ – 12.2%

Eu acredito que o resultado pudesse ser o mesmo para um mangá como Glass Mask (ガラスの仮面), mas a diferença é que esse clássico do shoujo está em publicação desde 1975, enquanto One Piece tem 15 anos de estrada. Pergunto-me se esse amadurecimento do público leitor tem algum impacto sobre a história, ou se a atração da série é exatamente por ser um material adolescente que traz alívio e divertimento para esses adultos todos. E, bem, não vou ler One Piece para tentar descobrir. A série voltou a ser publicada no Brasil pela Panini.

8 pessoas comentaram:

Vai ver que os pesquisadores japoneses resolveram fazer como os daqui, maquiaram as informações, nem sequer realizaram as antrevistas e inventaram essa fábula... Se formos considerar a lógica do tempo pelo tempo, então fas de Saint Seiya e DBz, além de adultos em sua grande maioria, devem ser pais!


Enfim....

Váleria, o seu msn de contato, descrito no seu perfil do blog, vc o utiliza como email de contato?

Não é notícia nova:

http://www.interney.net/blogs/maximumcosmo/2011/02/09/os_leitores_reais_de_one_piece/

Mas eu a acho extremamente preocupante para o futuro da indústria. Significa uma incapacidade de renovação. E olha que eu acho One Piece bacana.

Kyaa, não é de hoje que as pesquisas apontam para um grande número de fãs adultos de One Piece, como o Alexandre bem apontou. O que surpreende, é que os fãs infanto-juvenis agora pouco ultrapassem aqueles que têm mais de 50 e se dizem fãs da série.

E One Piece é um fenômeno, não cabe parametrar por Cavaleiros, não.

Meu e-mail é o que está para contato no blog (shoujofan@gmail.com). Eu sequer abro o Hotmail.

Eu até comprei o 1o volume do One Piece, mas para ser sincero, não é muito a minha praia. Não sou grande fã de shounens nesse estilo.
Mas se meu filho se interessar em ler, pode até ser...

De fato, Saint Seiya não pode ser comparado a One piece, não em termos de popularidade no Japão, entretanto uma pesquisa ou estudo que viesse a explicar o razão para esse fenômeno seria mais interessante.

Se bem que na época em que CDZ e DBZ gozaram de seus tempos áureos , a internet não era nem longe o que se apresenta hoje, logo jamais saberemos se a supremacia que One piece apresenta no Japão é comparável ou não com o sucesso de grande títulos do passado

A questão é que One Piece está em publicação desde 1997, são 14 anos e é normal que a maioria dos fãs já tenha crescido, um garoto que começou a ler One Piece aos 10 anos tem 24 anos hoje em dia e a maioria do público da Jump é mais velho mesmo, de Shounen só tem o nome mesmo.

Esses 14 anos só explicariam leitores entre 25 e 35 anos, no máximo. No entanto, nós temos mais da metade dos leitores do mangá entre os 30 e mais de 50 anos. É como o Alexandre disse, uma anomalia. Se pegarmos as pesquisas, o que vemos é uma manutenção e até, talvez, expansão na quantidade de leitores adultos, mas pouca renovação entre o público alvo do mangá, que seria adolescente.

Isso só faz com que One Piece seja um fenômeno ainda mais curioso, mas saudável não é, não.

Eu tenho 25 anos e adoro One Piece, é um dos meus animes favoritos. Até a minha mãe também gosta, apesar de não ter muito tempo para ver.Na verdade, nunca pensei gostar tanto deste anime. Embora seja shounen, eu acho que o que me faz gostar tanto é o facto de ter bastante acção e aventura. A história,que no início, parece apenas de piratas, torna-se bem interessante ao longo da série, a meu ver. Também existem alguns momentos bem dramáticos e com suspense. Tem um pouco de (quase) tudo (romance não tem muito, mas não importa). As personagens também são bem exploradas, sendo que as histórias destas são bastante interessantes. (ex: história da Robin, etc.)
Enfim, não consigo explicar melhor, mas compreendo porque é que tanta gente gosta do anime e porque é um fenómeno a escala nipónica, pelo menos. Para mim, é simplesmente espectacular!

Related Posts with Thumbnails