quinta-feira, 8 de março de 2012

Mais um 8 de Março... Comemorar? Acho que, não!



Hoje é o Dia Internacional das Mulheres, assim mesmo, no plural, porque mulheres não são todas iguais, assim como os homens. Considero o 8 de março um dia de lutas, um dia para lembrar que há muito a se fazer ainda pelo progresso das mulheres no mundo, por uma igualdade de direitos e oportunidades para ambos os sexos. Não é dia de ganhar rosa (*e eu ganhei a minha no portão do trabalho*), ou de receber parabéns. Aliás, o deboche transparece quando vejo colegas homens dizendo uns aos outros “hoje é seu dia”, e o cidadão desmunheca, ri, fala fino... Sim, desprezo pelo feminino e homofobia, mas, claro, que é tudo para fazer humor, não é? Quem precisa de dia é porque não tem dia nenhum. Dia das mulheres, Consciência Negra, do Índio, das Crianças, dos Professores (*que ganham tão mal na maioria dos Estados da Federação*), ... Sim, vamos lembrar dessa turma pelo menos uma vez por ano. E tome matérias cretinas na imprensa.

Ontem, a melhor de todas foi que as mulheres brasileiras são as mais felizes do mundo, afinal, os brasileiros são o povo mais feliz do mundo. Feliz com a corrupção, com o descaso dos políticos, com o confisco de direitos, com a erosão do Estado Laico, etc. Ontem, também, por exemplo, em Anápolis, coração no Bible Belt Católico brasileiro, pertinho da capital da República, a lei orgânica do município excluiu o direito de aborto legal previsto em constituição. Ah, diz um amigo meu “o Supremo e a OAB vão resolver”. Sim, seu sei, mas, enquanto isso, mulheres serão privadas dos seus direitos de cidadania, pois seus corpos são propriedade dos legisladores (homens). E qualquer um sabe que a interrupção de uma gravidez por estupro ou de risco não é algo que se espere. Percebem a perversidade e na véspera do “Dia da Mulher”, assim, no singular, porque essa intervenção nos iguala a todas, somos todas subcidadãs e valemos muito, muito pouco mesmo.

De boa notícia ontem, tivemos a de redução das desigualdades sociais no Brasil. Sim, tenho mil críticas aos governos do PT, mas é preciso reconhecer esse avanço. Como as mulheres estão entre os mais pobres, são as que recebem menores salários, especialmente, quando negras, isso é algo a se comemorar. Pena que a diminuição da desigualdade econômica nem sempre represente maior conscientização. Quer um exemplo, olhe a tirinha abaixo:


Eu até gosto do trabalho da autora das tirinhas “Mulher de 30”, mas percebem o quanto ela parece entender pouco do que é a luta pela igualdade, ou, talvez, essa tirinha tenha sido muito infeliz. Primeiro, ela iguala atividades esporádicas – encher o tanque, trocar o óleo – com as cotidianas das quais dependem o bem estar de todos em uma casa. Quer dizer que porque um homem leva o carro ao posto de gasolina – e parece que só eles têm carro e fazem isso, não é? – digamos uma vez por semana (*para trocar o óleo, talvez uma vez a cada muitas semanas*), ele está isento de compartilhar as tarefas domésticas? Percebem a falácia? E quem acompanha as tirinhas sabe que ambas as personagens trabalham fora. Sem a crítica, essa tirinha é só mais um reforço da idéia que tanto agrada aos machistas de que mulheres querem somente os direitos, e, claro, não a partilha real das atividades, dos gastos, das responsabilidades. Mas quem fez a tirinha foi uma mulher! Deve ser verdade então!

Também ontem, uma das mais importantes jogadoras de vôlei do Brasil, uma guerreira em vários aspectos, teve suas fotos sensuais enfocadas em uma matéria. Até aí, nada, mas sempre parece o esforço de provar que atletas são “mulheres de verdade”, porque são sexies e tem um corpo para mostrar. Nada de muito novo se ela não tivesse dito “Mulher é bicho ruim. Eu queria ter nascido homem”. Triste, não é? Especialmente quando ela é um símbolo de força e superação. Para piorar, ela, a mãe e a irmã foram abandonadas pelo marido e pai. E tiveram que enfrentar muitos apertos por causa disso. E “mulher é que é bicho ruim”? Difícil de entender...

É isso. Só considerarei desnecessário que exista um “Dia das Mulheres” quando sites como o Machismo Mata não existirem mais. Quando documentários como o que ganhou o Oscar e que fala sobre mulheres que tiveram seus rostos destruídos por ácido por companheiros e homens que não quiseram ou puderam amar, sejam coisa do passado. Quando homens pararem de legislar sobre nossos corpos como se fossem nossos donos e os donos da verdade, da razão, do mundo. Por enquanto, 8 de março é necessário, ainda que tanta gente, mulheres inclusive, não entendam seu significado. OK. Não disse o motivo da criação da data, certo? Sem problema, o post de 2009 foi muito mais inspirado que este. Dê uma olhadinha lá, pois eu acredito que valha a pena.
P.S.: E acabei de ler o texto machista que a Folha de São Paulo deu para as mulheres. Um ataque aos feminismos, claro, e nada melhor do que convocar uma mulher para falar contra as mulheres, não é? Ela não deve nada aos feminismos, nem seu direito de voto (80 anos no Brasil), nem o direito de estar na Universidade... Qualquer semelhança com o Pondé não é mera coincidência, ele foi seu orientador. Se chamassem o Pondé seria muita bandeira... Melhor convocar uma mulher que, claro, nada deve aos feminismos. Ainda bem que nem tod@s os bem nascidos da Geração Y são vazios como essa menina. Clique para ler.

12 pessoas comentaram:

Esse entra no roll dos ótimos posts que li hoje, sobre o dia 08 de Março. Ainda bem que minha lista de leitura é composta, basicamente, de sites e blogs feministas. Prefiro assim.

E essa notícia de que as mulheres brasileiras são as mais felizes do mundo é de dar vontade de vomitar, né?? Às vezes fico me perguntando porque introjetamos tanto a cultura do "povo alegre" a ponto de fechar os olhos para tudo de errado e ruim que nos acontece, e sustentarmos com tanto "orgulho" esse título... Belo trabalho de cabresto fizeram conosco, né? =/

Lendo o seu texto sobre o dia das mulheres,e o preconceito ainda existente, eu não pude deixar de relacionar com um dos candidatos do partido republicano estadunidense, infelizmente eu não lembro o nome dele, mas lembro que ele defende com ferocidade que as mulheres não servem para nada além da procriação e que deveriam obedecer aos maridos. Fico muito chocada que ele com esse tipo de ideia tenha atraído uma multidão de eleitores.

Obrigada pelo seu excelente post. Estava esperando para lê-lo. Não podia deixar de passar no blog no dia de hoje, um dia de reflexão para nós. Beijos

Engraçado, parece que eu leio sempre as mesmas matérias que a Valéria e acabo sempre com as mesmas impressões que ela.
Detestei a matéria com a Jaqueline, especialmente as pérolas que a mesma soltou.

Quanto ao "Mulher de 30", só tenho a lamentar. Fico meio incomodado com as tirinhas do site.
Mesmo sendo feito por uma mulher (o que seria algo a se comemorar), o retrato das mulheres e suas "preocupações" nas tiras é terrível e deprimente.
Não sei se é um problema com o texto ou com o desenho, mas se há alguma ironia ou uma tentativa de chamar as mulheres à reflexão, o resultado não foi atingido. Soa pra mim como um fatalismo do tipo "mulheres são assim mesmo", nivelando todas como neuróticas viciadas em compras, desesperadas correndo atrás de homem e que, quando conseguem casar, vivem casamentos infelizes e frustrantes.
Ou talvez seja eu que não perceba algum subtexto.
O fato é que eu sempre volto ao site na esperança de ver alguma reação por parte daquelas "mulheres tristes". Mas até hoje, não achei nada desse gênero.

Bacana seu texto, muito válido. Não gosto da "Mulher de 30", acho que o humor dela não acrescenta em nada para as mulheres, sabe? Sempre tem essa estereotipização da mulher como louca por cosméticos, sapatos e shopping. Para piorar, frequentemente fala-se nas tirinhas que para a mulher ser feliz e completa, só falta arrumar um marido. Ah vá!

Eu gosto do Mulher de 30, porque, eventualmente, me faz rir e por um outro motivo, é uma mulher fazendo quadrinhos. Esse espaço precisa ser ocupado e nem todas as artistas serão (e precisam ser) feministas. O problema é que esse reforço do mesmo e do senso comum termina prevalecendo. Mas a moça do Mulher de 30 é como a Maitena. E a Maitena, nem ler eu consigo.

Pois é, eu também não acho que toda mulher tem que ser feminista, mas tem certas coisas que são básicas. Eu não gosto de ver mulheres falando que outras são vagabundas assim como não curto ver gays atacando um ao outro. Falta união entre as mulheres. Falta união entre os LGBT. Se essa união acontecesse é fato que teríamos avançado muito mais!
De resto, ótimo texto Val. Tenho muito orgulho de conhecer você. Beijão e a luta é nossa!

Valéria, adorei seu texto, mas acabei ficando em choque com a matéria da Folha. Acabou com o dia.

Não conhecia o "mulher de 30". Por coincidência hoje li duas e não gostei de ambas. Acho que não vou tentar mais.

Valéria, realmente! Dia Internacional da Mulher é eufemismo pra "dia internacional dos machistas falarem merda"! Eu ouvi tanta coisa hoje que não sei nem por onde começar...
Hoje um professor meu da mais baixa categoria mental foi parabenizar as mulheres da sala... vou reproduzir uma parte do discurso do cidadão: " Hoje é um dia que as mulheres comemoram o avanço que conseguiram na sociedade moderna! Pensem vocês que apenas 80 anos atrás as mulheres não podiam nem votar! Elas tinham os mesmos direitos que os cachorros e que os índios!" JESUS! COMO ASSIM? OS ÍNDIOS NÃO SÃO GENTE? NÃO EXISTEM MULHERES INDÍGENAS? QUE EXEMPLO FOI ESSE? O QUE SE PASSA NA MENTE DESSE CIDADÃO???
Sério. Dias como o de hoje só servem para os idiotas terem o aval para falar atrocidades...
Enquanto houverem mulheres que pensam que lugar de mulher é em casa e que criam seus filhos pra pensar o mesmo, eu realmente não vejo uma luz no fim do túnel...
xoxo
Gabi N.

Gabi, "cachorros e índios"?! Professor de que esse monstro? Isso cabia processo. O pior de tudo é que um cretino desses é professor. :(

O seu post foi o único que eu li nesse dia que valeu a pena: foi muito além do "parabéns por sermos todas princesas".
Agora, o post da Folha... Francamente! Eu não sou feminista, mas reconheço a importância que teve e tem essa corrente de pensamento, para mim e para todas as mulheres, diretamente, sem qualquer discussão. A ignorância dessa "filósofa" é impressionante e me envergonha ao ver que ela é da minha geração. Ela deveria rasgar o diploma que tem.

Valéria, professor de física esse infeliz! Também acho que cabia processo, mas né... como sustentar uma causa dessas? Eu não gravei, e imagina... uma classe de cursinho, aula de física a tarde... os adolescentes inúteis estavam todos dormindo, nem sei s mais alguém se deu ao trabalho de prestar atenção no TAMANHO DA BARBARIDADE que ele disse!E um cidadão desses não tiraria nenhuma lição de uma experiência dessas, ele é claramente machista e preconceituoso, e vai ser até o fim da vida, infelizmente... mas realmente, se houvesse algum indígena na classe a coisa iria pegar fogo MESMO! Eu só fiquei na minha porque é a primeira semana do cursinho e eu não queria arrumar problemas... mas eu vou conversar com o coordenador semana que vem sobre outros assuntos e pretendo levantar essa questão. Meu coordenador parece ser um homem esclarecido, acho que ele saberá lidar com o caso de uma maneira discreta e eficiente...
xoxo
Gabi N.

Related Posts with Thumbnails