sexta-feira, 13 de abril de 2012

Comentando Sakamichi no Apollon – Episódio 1



Acabei de assistir o episódio 1 de Sakamichi no Apollon (坂道のアポロン) ou Kids on Slope, que é o subtítulo em inglês. O anime, que deve ser o mais importante da temporada no gênero shoujo/josei, é baseado no mangá homônimo de Yuki Kodama, que terminou de ser publicado na revista Flowers. Eu não sabia muito sobre o mangá, baixei os dois volumes que foram traduzidos ontem, só que se passava nos anos 1960, tinha um garoto que vivia se mudando como protagonista, e tinha algo a ver com Jazz. Eu realmente gostei do episódio, tive aquele “Honey & Clover feelings”, o que é bom e é ruim ao mesmo tempo, proque, sei lá, acho que alguém pode morrer no final da série... Mas vamos lá:

Só mesmo assistindo ao anime, consegui entender o significado do título em inglês. Kaoru, o protagonista, detesta a ladeira (slope) que tem que subir e descer para chegar na nova escola. O garoto vive se mudando por causa do emprego do pai, não tem mãe (*a tia dele diz que ela abandonou a família*), sofre bullying e tem crises de ansiedade. Toda mudança de escola é um tormento e o garoto é muito pessimista. Na nova escola, ele acaba conhecendo uma garota, Ritsuko Mukae, que é a presidente da classe e muito calorosa, e Sentaro, o mau elemento da escola que acaba simpatizando com ele... ou quase.

O que se desenha neste primeiro episódio é uma grande amizade, costurada pela música, e um triângulo amoroso. Kaoru toca piano, mas só clássicos. Sentaro toca bateria e ama Jazz. Já Ritsuko, é filha do dono de uma loja de discos onde existe um porão no qual os garotos vão ensaiar. Kaoru, à princípio, não vai com a cara de Sentaro, mas no fim do primeiro episódio já está fascinado por ele. Sentaro, ao que aprece, viu mais do que um garoto franzino e tímido em Kaoru. E Ritsuko é amiga de infância de Sentaro e atrai a atenção de Kaoru. Eu realmente não sei como a parte amorosa vai se desenvolver, porque há outra menina, Yurika Fukahori, que ainda não apareceu.



Também teremos o drama de Kaouro, afinal, já foi sugerido um problema com a mãe. A tia do garoto lembra a tia má de O Túmulo dos Vaga-Lumes e sua prima é mentirosa... Assistam para entender. Agora, o relacionamento Kaoru-Sentaro é bromance puro e certamente vai dar muito material para as fãs de BL (fujoshi). Sinceramente, nunca vi um primeiro encontro tão romântico em anime, amor à primeira vista. E se levamos em conta que Sentaro se mete em uma briga por causa de Kaoru que fica que pé com o chapéu do outro garoto na mão olhando ele se batendo contra três veteranos. Sei que não vão desenvolver nada entre eles, mas que foi bandeiroso, ah, isso foi!

A cena mais engraçada do episódio, entretanto, foi Kaoru imaginando besteiras quando Ritsuko o convida para ir até a sua casa, pois lá havia muitos discos... Ele já se imagina sozinho com uma menina lasciva, mas, ao chegar lá, dá de cara com o pai mal encarado da menina. Cena muito legal. Espero, aliás, que o anime mantenha o nível. A animação foi boa, a movimentação das mãos das personagens nos instrumentos, excelente, e a abertura e o encerramento são legais. Agora, é esperar pelo episódio 2.

10 pessoas comentaram:

Curti demais esse anime, foi o único que me chamou atenção nesta temporada.

Outra coisa que gostei foi o novo layout do Shoujo Café, está bem completo e bonito. Só falta agora colocar o formulário dos comentários dentro dos posts, ficaria melhor.

Eu darei uma olhada! Curioso.

*BROMANCE*

que mas jah saiu!! preciso ver!!

Interessante *-*, procurar pra assisitir, parece ter uma boa atmosfera e uma boa história a se desvendar ^^

Eu estava bem ansiosa, e posso dizer que esse episódio supriu minhas expectativas! Com certeza é o melhor da temporada e que vou assistir até o fim. (tb estou assistindo CDZ ômega, mas...)

Não vou falar nada porque não assisti.

Mas só por ter uma trilha DESSAS, merece respeito:

1. モーニン MOANIN` (Art Blakey & the Jazz Messengers -)
2. ブローイン・ザ・ブルース・アウェイ BLOWIN` THE BLUES AWAY (Horace Silver)
3. いつか王子様が SOMEDAY MY PRINCE WILL COME (Miles Davis)
4. チュニジアの夜 (モノーラル録音) A NIGHT IN TUNISIA (Miles Davis)
5. バット・ノット・フォー・ミー (モノーラル録音) BUT NOT FOR ME (Ella Fitzgerald)
6. アス・スリー US THREE (HORACE PARLAN)
7. ラヴ・フォー・セール LOVE FOR SALE (Cannonball Adderley )
8. イージー・トゥ・ラヴ EASY TO LOVE (Maxine Sullivan)
9. マイ・フェイヴァリット・シングス MY FAVORITE THINGS (John Coltrane)
10. バグス・グルーヴ (モノーラル録音) BAGS` GROOVE (Miles Davis)
11. ブルー・トレイン BLUE TRAIN (John Coltrane)
12. マイ・ファニー・ヴァレンタイン MY FUNNY VALENTINE (Miles Davis)

Na verdade é a trilha do mangá. Se a do anime não estiver à altura, já vai sair perdendo.

Eu sabia que não era o único a achar o bromance exagerado. :P
O que me incomoda é que tentam convencer de que ele gosta da menina, mas não tem nem 1/10 da química dos dois. XD

Alexandre, algumas músicas farão parte sim do anime, Moanin', por exemplo, toca no primeiro episódio. O detalhe que mais me atraiu na série, antes de assistir o primeiro episódio, foi a direção nas mãos do criador de Cowboy Bebop (Shinichiro Watanabe) e a trilha composta pela Yoko Kanno - adoro tudo que ela faz.

Vi três epis lançados do anime, achei muito fofo xD Ate gostei do jazz ^^

Related Posts with Thumbnails