domingo, 13 de maio de 2012

Os japoneses elegem as personagens imperdoáveis dos animes e mangás



Passando pelo Sankaku (+18) esta semana vi que ele tinha publicado o top 10 de uma pesquisa feita com 3126 pessoas sobre qual personagem eles consideravam imperdoáveis. Não sei quais são os critérios. Ser chata? Perversa? Inútil? Ter causado a morte de alguém querido? Olhem só o top 10, fica fácil entender por qual motivo a Tia do Túmulo dos Vaga-Lumes está em um seguro terceiro lugar, afinal, ela trata horrivelmente os sobrinhos sendo co-responsável pela tragédia que cai sobre eles. No mesmo saco eu colocaria a Tia de Kaoru em Sakamichi no Apollon. E não pensaria duas vezes. Agora, o que a pobre Nadja está fazendo ali? Aliás, é surpreendente ver que há duas personagens de Nadja entre os 50 mais odiados, já que em 14º aparece Rosemary. Como um anime shoujo tão bonitinho e aparentemente pouco lembrado pode ter duas personagens tão odiadas? Mas eis a parte que o Sankaku traduziu:

1. Kyubey (Puella Magi Madoka Magica)
2. Itou Makoto (School Days)
3. Tia (Grave of the Fireflies)
4. Albert Maverick (Tiger & Bunny)
5. Nadja (Ashita no Nadja)
6. Muska (Laputa: Castle in the Sky)
7. Sekai Saionji (School Days)
8. Mikono Suzushiro (Aquarion Evol)
9. Kazami Tomohiko (Another)
10. Takano Miyo (Higurashi no Naku Koro ni)



Eu fui olhar o resto da lista em busca de shoujo mangá ou personagens que conhecesse. Pois bem, além da personagem de Nadja, temos em 21º Akito Sohma de Fruits Basket e Oyajide de Ojamajo Do-Re-Mi. Entender por que Akito está na lista é fácil, já que odiar a personagem é a coisa mais simples do mundo. Oyajide não sei quem é... Olhando com cuidado vi o corrupto e cruel presidente da República de Lenda dos Heróis Galácticos, Job Trunicht, em 33º lugar. Ele é meio como o presidente Snow da série The Hunger Games. Já Nausicaä aparece em 40º. Alguém me explica como alguém pode odiar a Nausicaä? E nada de malas como Seya de Cavaleiros do Zodíaco ou a Tomo de Azumanga Daioh. Como não sei qual o critério, mas tomando por Akito, por que não incluir o Akyo de Shoujo Kakumei Utena? Enfim, não sei o que passa na cabeça dos japonesas quando pensam em personagens “imperdoáveis”.

4 pessoas comentaram:

Também não entendo como alguém pode odiar a Nausicaä, uma personagem de tão grande caráter. E a Nadja, o que ela fez pra entrar na lista? Vai entender...

A maior parte só conheço de ouvir falar, mas ter a Nadja, fofinha pacas, e ñ ter o pela-saco do Seiya é tenso! Ou é só no Brasil que queremos que ele morra de uma vez? }(Aquela praga ainda tá viva, tanto no CDZ Next Dimension, quanto no Ômega.) E se Akito tava, pq Akiyo ñ? Akiyo foi muito pior!

PS: Saori tbm poderia entrar na lista. Só sabe ser sequestrada!!!

Não vou jogar spoilers aqui, mas se vocês lerem o mangá até o fim conseguirão compreender por que Nauisicaä pode (e até merece!) ser odiada.

A Sekai merecia o 1º lugar fácil.

Related Posts with Thumbnails