terça-feira, 27 de novembro de 2012

Dia Nacional do Combate ao Câncer de Mama: É preciso se prevenir!



Criado em 2009, o Dia Nacional do Combate ao Câncer de Mama é lembrado hoje no Brasil.  Segundo dados do site do INCA:
Em 2012, esperam-se, para o Brasil, 52.680 casos novos de câncer da mama, com um risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Sem considerar os tumores da pele não melanoma, esse tipo de câncer também é o mais frequente nas mulheres das regiões Sudeste (69/100 mil), Sul (65/100 mil), Centro-Oeste (48/100 mil) e Nordeste (32/100 mil). Na região Norte é o segundo tumor mais incidente (19/100 mil). O câncer da mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 1,4 milhões de casos novos dessa neoplasia foram esperados para o ano de 2008 em todo o mundo, o que representa 23% de todos os tipos de câncer.
Ou seja, prevenção é tudo. No entanto, em um país onde os serviços públicos (*e particulares*) de saúde são tão precários muitas mulheres morrem antes de conseguirem um diagnóstico, ou tratamento adequado.  Muitas delas só conseguem o diagnóstico tardiamente e acabam tendo que passar por tratamentos radicais, muitas vezes sem que consigam a cura.  Os fatores ligados ao câncer, que podem ajudar no seu aparecimento, são vários, desde carga genética (*eu aqui devo ser grupo de risco*), até alimentação,idade, etc.  É preciso estar atenta.


Mas eu nem sabia da data, não guardo essas coisas de cabeça.  Foi o logo cor de rosa do Jornal O Dia do Rio de Janeiro que me alertou.  Além disso, trata-se de capa histórica que pede o veto da presidenta Dilma à vergonha da nova legislação dos royalties do petróleo. Espero mesmo que ela vete.  Vamos esperar.

GOSTOU?

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails