domingo, 16 de dezembro de 2012

Ranking do Comic List



Ontem, estava com o ranking montado e as capas prontas, só que fiz uma bobagem e apaguei o doc com as listagens. Daí, quando fui para consertar, o ranking tinha virado. Não sei quando o Comic List vira, e sei que faz isso mais de uma vez por semana, mas de sábado para domingo, sempre acontece. E o fuso japonês é diferente... Daí, já viu. De qualquer forma, o top 10 de shoujo e josei permaneceram praticamente os mesmos. Depois do décimo lugar, há mudança, mas isso me ajudou, já que não tive que remontar as capas. No top 10 geral, aí, sim, mudou muito. A semana é a que vai de 09-15/12. Ainda assim, temos: Chihayafuru (4º), Umimachi Diary (12º), Ōoku (22º), Machi de Uwasa no Tengu no Ko (25º), Vampire Knight (26)º. Desses títulos, somente dois são shoujo, Ōoku e Vampire Knight. Como vocês sabem, o mangá de Fumi Yoshinaga sempre aparece nesse ranking, assim como era no da Taiyosha, como se fosse seinen, mas não é. Sai na revista Melody. Mas se esse fosse o único problema, até que estava bom... O ranking está uma bagunça.


Para se ter uma idéia, no top 15 de shoujo são seis josei. Metade do top 10 são mangás da Flowers. Se estivesse no lugar certo, ambos os rankings seriam muito diferentes. E eu não sei onde foi publicado Kannou Kyoushi , se duvidar, foi na Anekei Petit Comics. Aliás, se eu fosse contabilizar como josei o material da Petit Comics – e já comentei a minha opinião sobre essa revista muitas vezes – o ranking de shoujo seria 70% ou mais josei. Deixei a marcação do lado. Assim, vocês sabem de qual mangás eu estou falando. F no Meikyuu é oneshot da edição especial da LaLa, a Kuro LaLa. É o primeiro desses mangás que eu vejo no top 10. E, claro, ainda me espanta o despencar de Black Bird.

SHOUJO
1. Umimachi Diary #5 (Josei/Flowers)
2. Machi de Uwasa no Tengu no Ko #10 (Josei/Flowers)
3. Vampire Knight #17
4. Sansukumi #5 (Josei/Flowers)
5. L♥DK #11
6. Manatsu no Eden #4
7. Uso, Tokidoki Binetsu #1 (Josei/Anekei Petit Comic)
8. Shiki no Zenjitsu (Josei/Flowers)
9. Kannou Kyoushi
10. Black Bird #17
11. Oiran Girl #4
12. Ane no Kekkon #4 (Josei/Flowers)
13. Himitsu no Ai-chan #9
14. F no Meikyuu
15. Reimei no Arcana #11

Em josei, dominam os Harlequin. Se o ranking não tivesse virado, seriam quatro no top 10, agora são cinco... No top 15 são dez Harlequin. Só que entre os mangás não Harlequin, temos coisa errada. Shōsetsu Chihayafuru: Chūgakusei-hen é coletânea de contos. E temos os mangás da revista ARIA. Se alguém tiver dúvida se a ARIA é josei – e mesmo meus sites de referência estão arrolando assim, dêem uma olhada na página da Kodansha. Lá na barra, temos as revistas separadas por cor. Laranja/Shounen, Azul/Seinen, Rosa/Shoujo, Vermelho/Josei. A ARIA está na parte rosa. Então, não adianta dizer que é josei. Dito isso, são dois mangás da ARIA no top 10. Se os mangás da ARIA subissem para shoujo e os da Flowers descessem para josei, ambos os rankings seriam muito diferentes. Falando nisso, quando estava traduzindo pensei de repente “por aonde anda a Kari Yuki?”, pois é Iiki no Ki é dela.


JOSEI
1. Chihayafuru #19
2. Shōsetsu Chihayafuru: Chūgakusei-hen #2
3. Kemono Kingdom~ZOO~#2 (Shoujo/Aria)
4. Honya no Mori no Akari #12
5. Koushaku ni Koi no Mahou wo
6. Suashi no Cinderella
7. Iiki no Ki  #5 (Shoujo/Aria)
8. Hanarerarenai Riyuu
9. Okuman Chouja to Muku na Kaseifu
10. Princess to Koinokagayaku Moride
11. Sheikh to Ai no Daiya: Aoki Ryuusa no Kuchizuke
12. Planet #1
13. Shiawase wo Yobu Mahou
14. Hikari no Naka no Meikyuu
15. Ouji no Hanayome

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails