domingo, 27 de janeiro de 2013

Defrosting Women: Concurso de Tirinhas Femininas Quer Participar?



A Juliana, que faz parte da equipe editorial do Projeto Inverno, me enviou um e-mail sobre um concurso muito interessante que está acontecendo é o Defrosting Women. O concurso é uma parceria com a revista canadense Wave e o objetivo é promover quadrinhos feitos por mulheres. A idéia, e vocês podem ler sobre o concurso AQUI  é dar visibilidade às mulheres que fazem quadrinhos e mostrar que é possível, sim, no Ocidente, ter mais mulheres nesse meio que é dominado por homens. Mais mulheres produzindo quadrinho refletiria, também, um interesse maior do público feminino em relação à mídia. Na página do concurso há, também, uma entrevista com a Paula Mastroberti, editora do Projeto Inverna.

Vejam que são Tirinhas FEMININAS, não necessariamente FEMINISTAS. O que quer dizer que o ponto de partida é a autoria feminina e, sim, que trate de temas de interesse das mulheres. "Pode ser abertamente feminista?"  Claro! Eu particularmente acho bom que seja, mas não é condição obrigatória. Nem tudo que é feminino é, por princípio, feminista e há quem confunda isso. “Ah, mas só mulheres?” Sim, já que o objetivo é dar visibilidade às mulheres quadrinistas.  

O “defrosting” é uma referência ao “women in refrigerators” (mulheres em geladeiras), termo criado nos anos 1990 pela roteirista americana Gail Simone para se referir a todas as personagens femininas que perderam seus poderes, foram estupradas, tiveram sua vida destruída ou foram mortas simplesmente para promover linhas de roteiro (*fracas em sua maioria*) para promover histórias que valorizassem o herói ou protagonista masculino. Um... Mudou muito, não...

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails