quarta-feira, 31 de julho de 2013

Sailor Moon no Brasil pela JBC


Hoje (08/08), enquanto eu tirava um cochilo depois do almoço, foi anunciado que a JBC vai lançar o mangá de Sailor Moon (セーラームーン), no Brasil. A notícia foi dada pelo gerente de conteúdo da editora, Cassius Medauar, em um evento da JBC na Livraria Cultura do Shopping Bourbon, em São Paulo.  A partir daí, recebi um monte de recadinhos – o primeiro do Gyabbo – me avisando e dizendo que eu deveria estar feliz.  Como ninguém teve pressa em licenciar o mangá, eu também não me senti obrigada a correr para fazer um post, afinal, o fandom inteiro já estava sabendo mesmo.   Fui assistir O Grande Gatsby e, agora, de barriga cheia, vou escrever algumas linhas.

Sem dúvida é uma boa notícia o anúncio de Sailor Moon no Brasil, só sendo doida para dizer o contrário.  É uma série mais que esperada e dentro da comemoração dos 20 anos do mangá era incompreensível que não tivesse sido anunciado em nosso país.  Eu até comentei que era minha certeza em 2012 e que, depois do fiasco, nunca mais faria apostas de shoujo ou josei para o mercado brasileiro.  Daí, sinto-me obrigada a desencavar um post de outubro passado sobre o Fest Comix no qual o mesmo Cassius Medauer disse que a editora tinha interesse por Sailor Moon, mas que o mangá, na época em publicação na Itália, Espanha, Estados Unidos e sabe-se mais lá onde, não estava disponível para o Brasil.  Bem, bem, bem, eu apostaria que as negociações já estavam em andamento... Outra coisa dita por ele, na época, é que shoujo e josei vendiam mal... Daí, imagino que a JBC esteja realmente apostando que Sailor Moon é exceção. 


É por essas e outras, que não vou soltar fogos.  Detesto essa política secreta das editoras brasileiras em relação as suas vendagens, essas meias verdades e tudo mais.  Neste momento, meu volume #12 de Sailor Moon da Kodansha EUA está à caminho e, bem, não sou dependente de editoras nacionais.  Comprarei o mangá, sim, especialmente, se sair nesse formato que está sendo usado em Sakura, Kenshin e Love Hina.  Agora, farei isso não por estar saltitante e feliz, ou para ajudar a assegurar vendagens que nunca serão reveladas, comprarei por impulso colecionista e pensando em minha filha que lá pelos seus cinco, seis anos deve estar começando a ler e poderá ter Sailor Moon em português para se iniciar.  Acho que ela poderá suportar as adaptações e bairrismos lingüísticos da JBC nessa tenra idade.  Eu já não aguento faz tempo.

Pescando pelo Twitter, vi gente sonhando alto com Chihayafuru (ちはやふる) e mangás semelhantes.  Olha, turma, menos.  Du-vi-do que alguma editora brasileira se arrisque a trazer um mangá josei, sobre um jogo que só é praticado no Japão, com mais de 20 volumes e, para piorar, ainda em andamento.  Nenhuma das nossas editoras traria, JBC muito menos.  Sailor Moon, salvo se o mercado brasileiro for anômalo, tem um fandom enorme, é sucesso garantido, terá um anime logo, logo, e está fechado.  Se não tiver uma vendagem monstruosa, pelo menos, não deve fazer feio.

É isso, comemoremos, mas com os dois pés firmes no chão.

25 pessoas comentaram:

Fico besta com a minha sorte, basta eu começar a importar que eles logo anunciam aqui...

Engraçado, se shoujo não vende, para quê lançar? Outro dia mesmo, em um dos vídeos que a editora faz para anunciar os lançamentos, perguntaram sobre Sailor Moon e ele mais uma vez disse que não estava disponível para o Brasil e que shoujo não vende. Poxa, quando for dar uma desculpa, vê se inveta uma que cola, né.

Victor, você tem o link desse vídeo? Adoraria linká-lo aqui. :)

Já havia passado da hora de publicarem Sailor Moon. Mas antes tarde do que nunca.

De qualquer forma é uma excelente notícia.

Eu também tenho curiosidade a respeito das vendas de mangás shoujo, especialmente os mais famosos como Sailor Moon e Sakura. Acredito que Sailor Moon seja um título que venda muito mais que um "shonen comum", que não seja Naruto, One Piece etc. Eu diria que venda mais que 80% dos títulos shonens do mercado brasileiro, mas é só achismo.

Felicidade define *-* acompanhei SM na manchete. Uma espera de longos anos msm esse mangá. Fiquei ja irritada lendo p ai de gente criticando o lançamento e ainda reclamando que seria mais um Shoujo, haja paciência. Eu sonhava com Chihayafuru mas sonho ainda com Bokura Ga Ita ;-;

Tenho sim o link.

Aqui quando ele fala sobre shoujo: http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=e1M8ummqg88#t=2125s

Aqui quando fala sobre Sailor Moon: http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=e1M8ummqg88#t=2213s

Que notícia linda!! Demorou, mas chegou!! Eu tenho os dezoito volumes originais e espero que sejam muito bem cuidados pela JBC, com o formato dessas séries que estão na banca as quais você citou Valéria. Eu não compro há alguns anos mangás nas bancas, mas é sério que a JBC continua com esses bairrismos nos seus mangás?? Fruit Basket lembro que tá cheio deles, fora o caso da censura. Não vou soltar fogos também pois só os meses de publicação de Sailor Moon dirão se "shoujo/josei não vendem no Brasil"... Urgh!

Valéria, o Cássius me disse que eles estão nas negociações de Sailor desde a época de Sakura, o que deve dar aí uns 12 anos (o ano to aproximando porque pelo que eu me lembre Sakura saiu em 2002, não foi? haha).
ele disse também que Sailor foi um dos primeiros mangás que despertou o interesse da JBC, o que faz todo sentido. Sempre achei que o título fosse do perfil da editora, por ser parecido com as coisas que eles publicavam, tipo Sakura e Rayearth.

Ótima notícia! Não curto muito Sailor Moon agora, mas foi um marco da minha infância e vou comprar, com certeza, mas por puro saudosismo. Espero que a JBC trate o material com todo o capricho que ele merece (e não inflacione os preços por isso).

Gabi, pois é, acho MUITO difícil essa negociação de DOZE anos ser verdade. Fica parecendo muito estranho, se levarmos em conta que o mangá já está em publicação faz um bom tempo em vários países.

As vezes eles demoraram pra convencer a autora de que não dariam aquele tratamento horrível que davam pros mangás antigamente (apenas especulando)

Demais!! Sailor Moon era o shoujo que tinha o maior desejo de colecionar, espero que venha Sailor V também.

Valéria, olha só o vídeo do anúncio feito no encerramento do evento da JBC: http://www.youtube.com/watch?v=E8CSFPO3Y6A

Eu não confio em nada que a JBC diga. A opção das editoras brasileiras por segredos e desinformação é ridícula. Não acredito que investiriam num amplo gênero como o shoujo se dele só tivessem prejuízo; acredito que resultados são mais uma questão de obra e planejamento de marketing do que o que alegam.

Eu coleciono a edição italiana de Sailor Moon - a edição de luxo, comemorando a reedição do mangá na Itália. Se shoujo vende? Olha, não creio que os italianos reeditariam algo que fracassou.

É certo que comprarei a edição brasileira, acho bom que tenham aproveitado o aniversário do mangá, mas nem por isso me excursarei de reclamar dos regionalismos na tradução tampouco do trabalho gráfico que muitas vezes beira a pouca vergonha. 
Aguardemos. 

Valéria (eu sei que não tem nada haver com o post, mas vou comentar mesmo assim rsrs)

Voce já assistiu a segunda temporada de ace wo nerae?

Valéria (eu sei que não tem nada haver com o post, mas vou comentar do mesmo jeito rsrsr)

voce já assistiu a segunda temporada de ace wo nerae? tambem ficou sabendo que vai ter um novo anime de patrulha estelar? ^^

Não, Leidiane. nunca consegui achar para baixar.

SPOILER * eu chorei demais com a morte do jeremias (o nome da versão espanhol para o treinador da marta/hitomi)* SPOILER

Eu achei para baixar aqui:

http://www.serieonline.net/raqueta-de-oro-ace-o-nerae/

tem a 1 e a 2 temporada, dublado em espanhol e também em dual audio (japones/espanhol). É facil de entender. Espero que goste! ^-^

quando eu achei, logo lembrei de voce valeria (voce atraves de voce que agora estou assistindo um dos melhores shoujos de esportes de toda minha vida). Ah! como a animação é de 1978 é bem melhor que a da 1 temporada.

ah! também tem o filme Aim for the ace.


http://www.youtube.com/watch?v=TUecima-Vzo

está legendado em inglês.


eu só não consigie achar foio anime de attack Nº1, que parece ser otimo tambem!

até ! ^^/

Leidiane, nova série de Patrulha Estelar para além desta que já vai no episódio #18? Porque há um remake em andamento...

Obrigada pelo link para Ace wo Nerae. Eu tenho o mangá completo, já sabia da morte do treinador por ele, por spoilers, e pelo movie que resume boa parte da história.

é esse remake mesmo. Vou ver pra depois comparar com o antigo. ^^
Gosto muito de ver novas versões de séries (somente não curto se for doramas).

Nossa! Finalmente vou ter esse mangá para minha coleção. Sempre tive interesse em Sailor Moon por ser um anime que assisti quando criança e por ter feito parte da minha infância e pré adolescência.
Com o anúncio do novo anime de Sailor Moon eu estava prestes a comprar a versão em inglês do mangá. Ainda bem que não encomendei fhdusfhusd
Abraços Valéria, adoro seu blog.

Valéria, li seus comentarios sobre o livro "os ultimos dias dos romanov" e fiquei em duvida em alguma coisa: esse livro é bom na parte histórica (para pesquisa) ou a autora colocou seu pontos de vista demais?

existe algum outro livro que fale dessa familia ou da cultura russa que seja mais preciso em fatos historicos?


desde já obrigada! ^^

link da postagem: http://historiativa.blogspot.com.br/2011/01/comentando-os-ultimos-dias-dos-romanov.html

Leidiane, é um bom livro, tem uma boa pesquisa histórica, mas a autora se posiciona contra os bolcheviques abertamente. Daí, temos adjetivos depreciativos e tudo mais. E ela também não é muito crítica à campanha difamatória contra a czarina, não faz uma leitura feminista da perseguição à consorte estrangeira. Mas é isso. Você poderia ter comentado lá no Historiativa mesmo, eu responderia por lá.

Ah! obrigada! é porque eu vi poucas atualizações lá, então não sabia se o blog estava em hiato ou não ^^

mas da proxima eu pergunto, pode deixar xD

Por diversos motivos, estou por fora de tudo que acontece no mundo artístico da Ásia.

Dias desses sonhei com Sailor Moon, e , por isso, vim ao seu blog ver se tinha alguma notícia e encontro esta.
Que bom, vou poder ler. É capaz até de assinar, se tiver como.

Valéria de uma olhada neste VT produzido sobre o mangá de Sailor V:
http://www.youtube.com/watch?v=o7fxW8dXmfk

Para falar a verdade, eu adorei a vinda do mangá de Sailor Moon ao Brasil! E adorei mais ainda a adaptação do texto. Confesso que eu não fico pegando no pé, e vendo se tem errinhos, mas eu curti bastante, amava quando tinha um asterisco explicando o que era tal coisa, por eles deixarem a piada (isso acontece também em gibis da panini, mas o editor se comunica mais com a gente adoro!). Eu já estou comprando, já tenho o número 2, 10, 11, e 12. São meio carinhos, e o meu pai está a fim de comprar uns gibis da "Guerras Secretas", da Marvel, então complica. Espero comprar Sailor V! Adorei o post

Related Posts with Thumbnails