sexta-feira, 31 de outubro de 2014

O Japão Através do Mangá é a disciplina mais disputada de uma universidade em Taiwan


Sabe aquele sonho que a maioria das pessoas têm, isto é, trabalhar fazendo aquilo que ama?  Pois é... No caso de professores, especialmente os universitários, é dar uma disciplina que seja ao mesmo tempo academicamente relevante e divertida para quem leciona e freqüenta o curso.  O Rocket News 24 fez um post comentando que há um professor que conseguiu atingir este objetivo plenamente na National Cheng Chi University, a mais importante de Taiwan.  Para se ter uma idéia, um estudante precisa esperar até 4 anos para ser admitido na disciplina Japão através do Mangá (Japan Through Manga), tamanha a fila de espera.

O professor da disciplina, Cai Zeng Jia, costumava chamar a matéria de Economia Política Japonesa e tinha um punhadinho de alunos.  Daí, em 2006, ele mudou o nome da matéria e o curso bombou.  Segundo o RN24, são milhares de alunos na fila, inscritos para quando aparecer uma vaguinha.  :)  Cai Zeng Jia, que morou no Japão, observou que os mangás conseguem abordar todos os temas relevantes sobre vários fenômenos sociais japoneses.  Por que não usá-los então?  O RN24 listou algumas (*Quantas são?????*) das leituras obrigatórias e dos temas correlatos:


Sanctuary (サンクチュアリ) – Dinheiro e política no Japão
Kenchou no Hoshi (県庁の星) – Burocracia japonesa
Kaji Ryuusuke no Gi (加治隆介の議) – Política japonesa
Naniwa Kinyuudou  (ナニワ金融道) – A bolha econômica no Japão
Money no Ken (マネーの拳) – Conglomerados japoneses
Gu.ra.me! Daisaishou no Ryourinin (グ・ラ・メ!~大宰相の料理人~) – Relações internacionais japonesas
Black Jack ni Yoroshiku (ブラックジャックによろしく) – “For-profit organizations” (*Organizações que objetivam o lucro???  Entendo o sentido, mas não sei o termo correlato em português*) no Japão
Dragon Zakura (ドラゴン桜) – Sistema educacional japonês
Genzaikan Ryoukei Mofu  (現在官僚系もふ)  – O “exército corporativo” japonês
Kachou Shima Kousaku (課長島耕作) – O sistema de promoções nas empresas japonesas
Double Face (ダブルフェイス) – O emprego vitalício no Japão
Kami no Shizuku ~Les Gouttes de dieu~ (神の雫) – Profissões no Japão (Sommeliers neste caso)

Bem, bem… A única crítica que eu tenho, e isso só olhando a lista acima é que não há nenhum mangá que não seja seinen e protagonizado por homens, logo, parece que o curso dificilmente dá atenção para as mulheres e sua inserção na sociedade japonesa atual.  E não seria difícil encontrar mesmo mangás seinen que tratassem das questões de gênero.  O professor – ou quem redigiu a matéria e achou por bem não incluir, vai saber – poderia ser generoso e colocar pelo menos um Hataraki Man (働きマン) na bibliografia, só para citar um mangá que conseguiu projeção internacional.  De resto, adoraria poder fazer este curso.  


O RN24 ainda diz que o Prof. Cai Zeng Jia criou outra disciplina que está atraindo muitos, neste caso SOMENTE centenas, de estudantes, ela se chama Cinema e Relações Internacionais (Movies and International Relations).  Nas palavras de Movies and International Relations “Lecionar é saber transmitir conhecimento.  A fim de fazer isso, é preciso encontrar os meios certos. Não importa o que os métodos que usamos, precisamos primeiro obter a atenção dos alunos para que eles possam aprender.”  Se todos pensassem assim... 

P.S.: De todas as séries listadas, somente Sanctuary saiu no Brasil.  Quer dizer, a Conrad publicou vários volumes, mas o mangá foi cancelado devido às baixas vendagens.

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails