segunda-feira, 22 de junho de 2015

Queria ser Lady Oscar: um livro canadense que parece ser muito legal

Capa da edição italiana.
Vi no Facebook o anúncio do lançamento na Itália do livro Volevo Essere Lady Oscar  de uma autora canadense chamada Marie-Renée Lavoie. O título em francês do Quebec,  língua materna da autora, não é esse, mas La petite et le vieux (A Menina e o Velho). De qualquer forma, trata-se de uma história premiada e que conta a história da menina Hélène de oito ajos, mas que finge ter 10 para poder vender jornais no seu bairro. A protagonista tem três irmãs, um pai muito ocupado e uma mãe amorosa, mas muito rígida. A menina também queria ter nascido um garoto, inspirada por seu desenho favorito, Lady Oscar, e diz para todos que se chama "Joe".

Bem, vocês já devem saber que Hélène não é uma menina de nossos dias, a história do livro se passa nos anos 1980. Em suas andanças pelo bairro, a menina conhece um velhinho, Roger, que se mudara recentemente e ambos passam a nutrir uma grande amizade. Se entendi bem, parece que o velhinho morre ao longo do livro, ou no final dele.
Capa da edição original canadense
Amizades entre velhinhos e crianças normalmente têm garotos como protagonistas, La petite et le vieux já rompe com essa tradição,  mas o fato é que Hélène é "Joe", então,  talvez a relação se construa como se fosse entre um menino e um velho. Se entendi bem as resenhas que li em francês é italiano, trata-se do primeiro livro de  Marie-Renée Lavoie, que é formada em letras e leciona no Collège Maisonneuve de Montréal. Ela já escreveu pelo menos um outro. O site italiano que consultei originalmente, fala em tradução para 4 línguas,  achei italiano, alemão e francês (da França), imagino que exista tradução para o espanhol, mas não achei, ainda assim, todos são países que assistiram A Rosa de Versalhes nos anos 1980. Nós, aqui, nunca vimos, nem os ingleses, nem os americanos... De qualquer forma, fiquei me roendo para ler este livro, deve ser delicioso.

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails