quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Mangá foca na paixão de três amigas por bebidas alcoólicas


O mangá Nomi Joshi (のみじょし), em inglês Drinking Girls, do/a mangá-ka Ukatsu estreou em julho na revista Manga Club.  Essa revista faz parte de uma família de publicações que lança principalmente 4-koma, tirinhas.  Cheguei até a abrir a matéria no Comic Natalie, mas tem tanta coisa aqui para eu postar atrasada e quando vi as moças peitudas desisti de saber do que tratava.  Só que o ANN fez uma matéria e, bem, achei que valia a curiosidade publicar, afinal, as protagonistas são três mulheres adultas unidas por um hobby: beber.  A gente vê isso em mídias ocidentais?  Nem estou falando de quadrinho?  Quantas séries de TV, cinema, quadrinhos, temos sobre amigas que se reúnem para se DIVERTIREM juntas?  Talvez, séries sobre amigas que se reúnem para comprar, "esse hábito tipicamente feminino", mas BEBER?  Enfim, Nomi Joshi tem como protagonistas três amigas de 29 anos: 


Michiko Takase, a protagonista, que é uma office-lady.  Sua bebida favorita cerveja.  Ela está na capa do volume #1.


Misono Miyauchi uma funcionária de livraria malhada e de cabelos curtos.  Ela prefere sake.  Talve, não consigo ler o que está no esquema acima, ela tenha alguma coisa com seu colega de trabalho de 38 anos.


Por fim, o mais curioso, temos Yuki Shinonome, uma dona de casa muito feminina que adora todas as bebidas.  Seu marido tem 36 anos e seus filhos têm 4 e 7 anos.  Ela é a personagem ultra peituda quase irreal que me incomoda.


Segundo o ANN, as amigas viajam juntas para beber em vários lugares, desde bares temáticos até até aquelas estâncias termais típicas de séries japonesas, elas provam comidas e conversam sobre suas vidas, família, dia-a-dia e tudo o mais que pessoas normais fazem.  O ANN ressalta que este tipo de mangá para adultos faz parte de um novo gênero que é focado no prazer de beber e preparar bebidas.  Caso de Bartender (バーテンダー) e de um outro mangá, que a matéria cita, e é também é protagonizado por mulheres, Wakako-zake (ワカコ酒), de Chie Shinkyū, que teve anime anunciado.  Enfim, eu iria chamar de mangá gourmet, mas parece que a coisa é maior do que eu imaginava. :)


Segundo o ANN, o mangá deve estar fazendo sucesso e a revista está investindo na sua promoção.  A última edição da Manga Club, a de outubro, trouxe propaganda paga da Exciting Handmade Farm Kawakita uma marca japonesa de cerveja.  Mesmo se ter nenhum interesse em bebidas alcoólicas, acho que gostaria de dar uma olhada nesse mangá.  Pode não ser um mangá feminista, aliás, duvido que seja, mas pode produzir boas discussões sobre gênero.

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails