sábado, 17 de outubro de 2015

Novelando Urgente: Além do Tempo


Pena que eu não possa fazer um post longo sobre a novela agora.  O que foi os capítulo de ontem, minha gente?  Clichês utilizados de uma forma maravilhosa, mocinho descobrindo o quanto foi injusto com a esposa morta, barraco em casamento de época, vilã desmascarada e mocinha e mocinho fugindo à cavalo?  E a cara da Irene Ravache e da Nívea Maria?  E o confronto entre Louise Cardoso e Nívea Maria?  OK, OK... Eu tenho que comentar depois, espero que antes da virada, salto no tempo que pode, sim, acabar com o prazer de assistir uma boa novela.


Enfim, mas eu queria deixar o link para a entrevista com a autora, a Elizabet Jhin e alguns comentários.  Eu me preocupo com essa segunda fase de Além do Tempo‬ e essa entrevista com a Elizabeth Jhin parece confirmar o que eu penso ao ver a novela, isto é,que o sucesso foi um acidente de percurso da autora e, não, o resultado de um amadurecimento. O entrevistador quer que ela reflita sobre o sucesso estar associado ao fato de ser novela de época, ela fala em espiritualidade; o entrevistador pergunta sobre o romantismo da trama, ela fala em espiritualidade. Olha só:
Muitas pessoas elogiam o fato da história ser de época e ter romantismo. Acha que o público sente falta disso nas novelas?As pessoas sentem falta de espiritualidade e sempre priorizo isso. Vivemos uma vida muito materialista. Com essa coisa do imediatismo, as pessoas só pensam no ter e isso traz muita angústia. Quando você vê uma história que privilegia o outro lado, faz bem às pessoas.

Sinceramente? Apesar de negar certas coisas, dizer que não fala de doutrina, ela me parece uma criatura bitolada e a minha lembrança das outras tramas dela, que vi fragmentos, porque eram ruins (*como Eterna Magia, a das bruxas irlandesas nos anos 1930/40*) apesar de ser de época, ou porque eram desinteressantes e forçando os temas espiritualistas o tempo inteiro. Enfim, faltava sutileza, agora, em Além do Tempo, parecia que estava resolvida essa parte, mas periga a autora enfiar o pé na jaca depois desse salto no tempo.


Torço que não.  O elenco é muito bom, muito mesmo.  Agora, espero que a direção e o talento dos atores e atrizes compense assistir a novela depois dessa virada. Trata-se de uma experimentação corajosa, mas não sei se nas mãos de alguém capaz de manter o pique.  A primeira fase de Além do Tempo foi muito feliz e o público respondeu maravilhosamente bem, apesar do horário não ser dos mais favoráveis.

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails