quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Sugestão de Animação: Masha e o Urso


Júlia está apaixonada pela Masha, da Masha e o Urso (Masha i Medved). Não achei dublado em português, então, está indo em russo mesmo.  A série é toda em computação gráfica de altíssima qualidade.  Produzida desde 2009, ela tem 52 episódios, até agora, e eu torço que venham mais.  Só que, aqui, o criador da série diz que Masha e o Urso foi cancelado por falta de recursos.

Pelo que eu descobri - Wikipedia, vocês sabem - a animação se baseia em um conto folclórico russo muito conhecido, enfim, mas em sua encarnação animada, o Urso é super prendado e aposentado do circo, é uma espécie de figura de pai para a pequena Masha, uma pestinha das mais graciosas.  Há outros bichos, todos com comportamentos humanos, ainda que não sejam totalmente antropomorfizados.  Os diálogos são poucos e a compreensão sem eles é quase integral.


E há pelo menos um episódio que pode gerar boas discussões feministas. Masha é uma garota ativa, arteira, capaz de fazer qualquer coisa. O Urso, cansado de ser atormentado, ter suas coisas quebradas, lhe dá uma revista Vogue, um espelho e um kit de maquiagem. Masha, então, deixa de brincar do seu jeito convencional e passa o capítulo inteiro se maquiando, alisando e frisando os cabelos, se pintando e batendo fotos de si mesma, se admirando no espelho.  

Tudo é uma grande brincadeira para a menina, claro, mas as brincadeiras sempre são pedagógicas. O Urso termina se arrependendo e sentindo falta da velha Masha, por fim, o obriga a voltar a brincar lá fora, com seu porquinho de estimação, correndo e se sujando.


A graça é que este é o único episódio que a Júlia não gosta. Quando ela reconhece, pede para tirar.   Ah, sim, e há um episódio em que Masha vira Sherlock Holmes e um de cinema que é uma gracinha.  Eu também adoro a série.  Só me lembrava de ter assistido desenhos russos quando a TV cultura comprou uma leva deles, eram contos de fada, a versão mais cruel da Pequena Sereia que eu já vi e a mais linda, também.  Acho que passa na TV por assinatura por aqui, mas não tenho certeza do canal.

5 pessoas comentaram:

Essa animação passa dublada no Boomerangue, só não m recordo o horário.

Essa série é exibida dublada no Boomerang e no Cartoon Network.

Isso aí passa todo santo dia no Boomerang e deve ter várias reprises. Parece que é a galinha dos ovos de ouro do novo Boomerang.

Passa no Boomerang; minha filha adora e eu acho que, tirando o fato dela ter cabelo crespo e pele morena, ela é a Masha escrita - adora fazer arte, atormenta todos (incluindo os bichos) e vive toda suja. A arteira fofa da casa. Gosto muito da animação e também gosto do fato de não ter tanto diálogo, o que faz com que ela entenda mesmo quando vê no youtube em outra língua. E o legal é que a personagem é criança mesmo: bagunça, se suja, fuça em tudo... A pequena se diverte.

Também é exibida na TV Cultura.

Related Posts with Thumbnails